Por que ao criar a conta contábil de Resultado do Exercício (conta transitória de encerramento) não é necessário mapear uma conta referencial?

De CIGAM WIKI
Revisão de 17h22min de 14 de julho de 2025 por Vaneza.freitas (discussão | contribs) (Palavras-Chave)

FAQ_CIGAM > FAQ_Contábil > Contábil > Por que ao criar a conta contábil de Resultado do Exercício (conta transitória de encerramento) não é necessário mapear uma conta referencial?


Contábil > Contabilidade > Cadastros > Plano de Contas

Palavras-Chave

Situação

Durante o mapeamento das contas contábeis, pode surgir a dúvida sobre a impossibilidade de vincular uma conta contábil a uma conta referencial da Receita Federal, no caso da conta Resultado do Exercício a conta que chamamos contabilmente de transitória ou no Cigam de conta de interferência, utilizada como contrapartida nos lançamentos de encerramento das contas de resultado.

Essa conta é usada na rotina de encerramento para receber os lançamentos que zeram as contas de resultado (como receitas e despesas). Ou seja, são lançados débitos nas contas de receita e créditos nas contas de despesa, fazendo com que elas zerem. A conta transitória, por sua vez, concentra esse movimento final, cujo saldo será então transferido para o Patrimônio Líquido.

No ERP CIGAM, essas contas são definidas no plano de contas como pertencentes ao grupo de interferência, e mesmo que a configuração CC - PC - 80229 - Obrigar relac. com plano ref. no cadastro plano contas esteja ativada, **não será exigido o referenciamento dessas contas com o plano referencial.


E porque não solicita?

Na ECF e ECD, as contas transitórias utilizadas para o encerramento do resultado do exercício devem ser classificadas com a natureza **“09 – Outras”**.

Então as contas contábeis definidas como interferência no Cigam, irão gerar nos aqruivos legais I050 ou J050 como 9- outras no código da natureza(J050) ou natureza da conta/grupo(I050) respectivamente.

Por esse motivo, **o próprio sistema da Receita Federal bloqueia o mapeamento dessas contas com o plano referencial. Ou seja, mesmo que o usuário tente vincular uma conta referencial a uma conta com essa natureza, o arquivo da ECF não aceitará esse vínculo.

Oque diz o manual da ECF?

1.13. Conta “Resultado do Exercício” No plano referencial, a conta “Resultado do Exercício” é sintética, pois representa o resultado da diferença entre as receitas e despesas do período. Caso a entidade utilize uma conta transitória analítica “Resultado do Exercício” ou “Apuração do Resultado Exercício” para realizar os lançamentos de transferência dos saldos das receitas e despesas do período, essa conta deverá ter J050.COD_NAT = “09” (Outras) e não deverá ser mapeada. O sistema não permite o mapeamento de contas com código de natureza “09”.

Exemplo prático no ERP CIGAM

No ERP CIGAM, essas contas devem ser configuradas com o **Tipo de Interferência** no plano de contas. Essa definição garante que:

  • A conta seja considerada como **do tipo “Outras”** na geração da ECD
  • O sistema **não exija o mapeamento com conta referencial**
  • A ECF e ECD sejam geradas em conformidade com as regras do SPED


Essa estrutura está de acordo com o que prevê o manual da ECF:


Conclusão

Portanto, contas contábeis criadas para fins de **apuração de resultado** não exigem mapeamento para conta referencial porque sua natureza (COD_NAT = 09) **não permite essa vinculação**. No CIGAM, o uso do **Tipo de Interferência** automatiza esse comportamento corretamente.

Palavras-chave

Resultado do Exercício. Apuração do Resultado. Conta Outras. Conta sem referencial. COD_NAT 09. Plano de contas. Tipo Interferência. Mapeamento ECF. SPED. ECD. Escrituração Contábil.