GE Parâmetros OAuth
De CIGAM WIKI
Revisão de 17h40min de 29 de agosto de 2024 por Camila.Oliveira (discussão | contribs)
Utilidades/Diversos > Genéricos > Parâmetros > Parâmetros OAuth
A partir da [Versão 241007 1], foi implementado esse programa para configurar a utilização do OAuth 2.0 na autenticação de envio de e-mails pelo CIGAM, utilizando contas do Office 365. Com essas configurações, o sistema pode enviar e-mails de maneira segura, alinhado com os padrões atuais de autenticação recomendados pela Microsoft.
No CIGAM, acesse a tela de Parâmetros OAuth (como visto na imagem).
- Campo Id: Este campo exibe o identificador único associado à configuração específica do OAuth 2.0. Esse campo é usado para diferenciar e identificar cada configuração de OAuth no sistema CIGAM. Neste caso, o identificador é "001.1", indicando que é a primeira configuração registrada.
- Campo Descrição: O campo "Descrição" fornece uma descrição breve e explicativa do tipo de configuração OAuth. Esse campo é utilizado para descrever a finalidade ou o tipo de configuração OAuth que está sendo registrada. Neste caso, a descrição é "Office365 - OAuth 2.0", indicando que esta configuração está associada ao uso do protocolo OAuth 2.0 para integração com o Office 365.
- Campo Nome do campo: Esta coluna, localizada na parte inferior do programa, lista os nomes dos campos específicos que compõem a configuração OAuth, como "Tenant ID", "Client ID", entre outros. Cada campo listado aqui especifica diferentes partes da configuração necessárias para autenticar e autorizar a aplicação no Azure AD.
- Tenant ID: Inserir o Tenant ID obtido do Azure. É o identificador único do inquilino no Azure. Ele define a organização na qual o aplicativo está registrado.
- Client ID: Inserir o Client ID do aplicativo registrado. É o identificador do aplicativo registrado no Azure. Usado para autenticar a aplicação.
- Client Secret: Inserir o Client Secret gerado. É a chave secreta associada ao aplicativo, necessária para autenticar e obter tokens de acesso.
- Redirect Uri: Inserir a URL de redirecionamento usada no Azure. É a URL para onde o usuário é redirecionado após a autenticação. Deve corresponder ao valor registrado no Azure.
- Auth Endpoint e Token Endpoint: Inserir os URLs de autenticação e token do Office 365. É a URL usada para solicitar a autenticação do usuário no Office 365.
- Scopes: Definir os escopos de permissões necessários. É a lista de permissões que o aplicativo solicita durante a autenticação.
- Get User Uri e Send Mail Uri: URLs específicas para obter informações do usuário e enviar e-mails, respectivamente.
- Logout Endpoint: Inserir o URL para logout, se aplicável.
- Validade: Configurar a data de validade conforme necessário.
- Campo Dado: Esta coluna, também visível na parte inferior do programa, exibe os valores correspondentes a cada campo de configuração, como IDs, URIs, ou outras informações necessárias para a configuração OAuth. Os valores inseridos aqui são usados pelo CIGAM para se comunicar com o Azure AD e realizar a autenticação e autorização OAuth.
Versão 241007
- ↑ Liberado a partir da OS 373456/716.