Introdução Faturamento/Pedido

De CIGAM WIKI
Revisão de 11h21min de 27 de setembro de 2023 por Graziela.Bitelo (discussão | contribs)

Comercial > Faturamento/Pedido > Faturamento/Pedido

Objetivo e funcionamento

No mercado globalizado de hoje, você necessita de um sistema de informação adaptável às mudanças do sistema fiscal, este deve ser capaz de atualizações dinâmicas e deve conter uma variedade de características para ampliar as necessidades do seu negócio. Esta é uma das características marcantes do CIGAM, e está fortemente caracterizada no módulo de faturamento. Este permite o cadastramento e a emissão de notas fiscais, cupons fiscais, pedidos, Mercados, etc. É possível atribuir múltiplas comissões para notas fiscais e efetivação parcial de pedidos, mantendo controle de saldos por itens e clientes. Gerar instantaneamente movimentos de saída para o estoque (Módulo Gestão de Materiais), lançamentos para as Contas a Receber (Módulo Gestão Financeira) e possui integração direta com os Livros Fiscais. Os formulários (layout) das notas fiscais, das duplicatas e dos pedidos podem ser configurados pelo próprio usuário. O sistema admite várias naturezas de operação em uma mesma nota fiscal. Permite emissão de notas fiscais e duplicatas em lote, emite relatórios de mapa de faturamento, por período e por cliente, permitindo o máximo de controle sobre suas operações fiscais.

Gerenciamento e controle de Pedido em todas as suas fases, desde o orçamento até o faturamento efetivo através da emissão da nota fiscal.

Emissão de notas fiscais de qualquer tipo, com cálculo automático de impostos com base em regras totalmente parametrizáveis de acordo com a legislação competente de cada ramo de negócio.

Geração de informações em tempo real para o fluxo de caixa (previsto e realizado), controle de estoque (reserva e baixas de estoque), impostos a pagar bem como toda preparação para a contabilização.

Possibilita avaliação da margem do Pedido diretamente no momento da venda, assim como extração de informações em diversos formatos, através de seus relatórios padrões e configuráveis/personalizados.

Regra Fiscal

Como o CIGAM trata os impostos:

Ao sair dos itens da nota o sistema recalcula automaticamente os impostos chamando a rotina “Calcula Impostos”, caso tenha sido feita alguma modificação qualquer nos itens da mesma. O recalculo não é feito quando estiver marcada a opção “Impostos Ajustados”. Se houver inconsistência na nota o recalculo é feito incondicionalmente.

Os itens de pedidos, ordens de compra e notas fiscais possuem as alíquotas já ‘resolvidas’ (definidas) antes da chamada da rotina “Calcula Impostos”, portanto a rotina “Calcula Impostos” não atribui ou altera alíquotas informadas, mesmo não preenchidas.

Ao efetivar pedido ou ordem de compra é possível trocar o tipo de operação, na efetivação parcial por item e na efetivação total para todos os itens. Neste caso o sistema substituirá o tipo de operação pelo informado e reaplicar a regra fiscal para determinar as alíquotas, além de rodar a rotina “Calcula Impostos”.

No cadastro de Códigos Fiscais devem-se cadastrar as diversas regras fiscais e as NCM (Nomenclatura Comum MERCOSUL) correspondentes (antiga Classif. Fiscal).

No cadastro de Materiais se define qual o código fiscal a ser utilizado, porém é possível fazer uma exceção de regra fiscal, acessando diretamente o botão <Regra Fiscal>, neste caso será criada uma regra específica para este material.

Na regra fiscal se configura as alíquotas e incidências para os impostos de entrada e de saída. O componente “Busca Regra Fiscal” que é executado para cada item de pedido, ordem de compra ou nota fiscal.

O sistema buscará na seguinte ordem:

No primeiro momento é verificada a necessidade de ser aplicada a regra fiscal, pela configuração geral “Utilizar Regra Fiscal”. Quando estiver marcada “Condicional”, a regra será apenas utilizada se o tipo de operação do item estiver em branco. No caso de buscar “Sempre” o tipo de operação e no momento da utilização da regra, se o tipo de operação cadastrado na regra estiver “branco”, será utilizado o tipo de operação do item.

Na regra fiscal buscar pelo material, UF e Município do destinatário;

Não encontrando pelo Município, busca somente pelo material e pela UF;

Não encontrando pela UF, busca pelo material e pelo Local Operação (1 dentro do estado, 2 fora do estado e 3 exterior);

Não encontrando, repete 1, 2 e 3 buscando pelo código da regra fiscal ao invés do material;

Ainda assim não encontrando, usar somente as informações do tipo de operação informado no item e no cadastro do material, sendo que caso não possua a alíquota de ICMS informada irá buscá-la no arquivo de Estados (UF), em % ICMS Saídas ou Entradas, conforme o caso.

Obs.: No momento da criação dos lançamentos financeiros da nota fiscal, quando o rateio for criado a partir da regra é possível utilizar a opção de 'prefixo+sufixo' informando um prefixo na própria regra.

Se for informado um tipo de operação, usa as incidências e alíquotas não ‘brancas’ e não ‘zeradas’. As que estiverem ‘brancas’ ou ‘zeradas’ serão então buscadas do arquivo Regra Fiscal, porém se a alíquota de ICMS na regra estiver também ‘zerada’ então irá buscar a alíquota do cadastro de Estados em % ICMS Saídas ou Entradas. Somente deve seguir a procura das alíquotas nos Estados se a I. ICMS para saídas for ‘0’, ‘1’, ‘2’ e ‘7’ ou a I. ICMS Entradas para entradas for ‘1’.

Introdução 1

Características

• Emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Produtos/Mercadorias, Serviços e de Consumidor (NF-e, NFS-e e NFCe); • Envio e retorno das Notas Eletrônicas em lote, bem como envio de e-mail (XML, nota e boleto) e impressão do DANFE; • Impressão automatizada das notas fiscais e boletos em múltiplas impressoras, com opção de configuração do número de vias; • Cadastro, pesquisa, manutenção e acompanhamento de Pedidos em seus diversos estágios, desde a etapa de orçamento até a emissão da nota fiscal de saída, tanto um uma interface desktop, quanto em uma interface web, através do Portal Representante ou Portal CRM. • Efetivações parciais, totais e em lote de Pedidos para nota fiscal de saída na interface desktop. Na interface web, a emissão nota é restrita a efetivação total do pedido através do Portal CRM; • Cálculo automático de todos os impostos da nota fiscal, baseado no tipo de nota, produto, NCM, origem (emitente) e destino (destinatário); • Sugestão de preços com base em Tabelas de Preço com variação por cliente, linha de produtos, região/mercado ou tabela padrão; • Reavaliação do preço do pedido com base no preço atual da tabela de preços; • EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) para Pedido e Notas Fiscais; • Controle de Lote/Validade, Grade, Número de Série e seus respectivos saldos de estoque no Pedido e Nota Fiscal; • Gestão dos descontos aplicados no Pedido/Nota; • Controle de Crédito e inadimplência de clientes; • Avaliação e acompanhamento da margem de contribuição da venda, por Pedido e/ou por Item de pedido; • Controle de saldos de Pedidos/Itens; • Geração de previsões financeiras no Pedido; • Cálculo da promessa de entrega dos pedidos, com base na capacidade produtiva; • Gestão de comissões; • Acompanhamento em tempo real dos valores faturados (contas a receber); • Emissão de Certificado de Qualidade; • Emissão de rótulos e etiquetas diversos referentes a nota fiscal; • Relatórios Operacionais, Gerenciais e Legais; • Mapas de Faturamento; • Relatórios curva ABC; • SIG Faturamento; • SIG Pedidos.