O que fazer quando apresenta a mensagem de Diferença entre o valor informado no custo industrial e o valor distribuído nos movimentos?

De CIGAM WIKI
Revisão de 18h56min de 14 de julho de 2023 por Oseias.rodrigues (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

FAQ_Suprimentos > Gestão de Materiais > O que fazer quando apresenta a mensagem de Diferença entre o valor informado no custo industrial e o valor distribuído nos movimentos?

Importante: avaliar se a versão é posterior à 211004.h ou 220404.c ou 181221.w devido a melhorias realizadas na OS 734306/2.


Após rodar a valorização de estoque, tentando executar a conferência é apresentada a mensagem de que existe diferença entre o valor informado no custo industrial e o valor distribuído nos movimentos.


ValorizaçãoExisteDiferençaCustoIndustrial.png


Nestes casos nós vamos utilizar a integridade 14 da valorização de estoque (acessível pelo botão integridade ou via menu) para conferir os tempos operacionais. Detalhes sobre as integridades podem ser conferidos na página Verifica Integridade do Valoriza Estoque


ValorizaçãoIntegridade14.png


Nesta tela, vamos poder verificar cada área e processo em que ocorreu diferença. Podemos tentar nos basear de acordo com as maiores quantidades, pois caso haja diferenças pequenas devido a configuração ES - GE - 2196 - No fechamento da valorização desconsiderar diferenças até elas podem ser desconsideradas se o valor resultante delas seja menor que a faixa estabelecida na configuração.


ValorizaçãoOpção14.png


Utilizando a 'lupa' conseguimos verificar o detalhamento e identificar quais Ordens de Produção estão com divergência.


ValorizaçãoOpção14Lupa.png


O campo "Quantidade Prevista" diz respeito à quantidade somada em movimentos de produção desta OP. Já o campo "Quantidade Processo" diz respeito à quantidade apropriada de custo operacional pela valorização nos movimentos de entrada desta Ordem de Produção.

Então, temos que entrar nesta Ordem de Produção e conferir se ela está de acordo com os processos padrões.

Avaliações possíveis:

  • Verificar se os movimentos de entrada estão posteriores aos consumos, caso haja mais de um talão.
  • Verificar se as entradas atualizam médio corretamente.
  • Verificar se o produto da Ordem de Produção está como material ativo e possui Tipo de Formação Preços válido na aba "PCP/Custos".
  • Revisar se a rotina Gerar tempos operacionais foi rodada logo antes da valorização e se o cadastro Valores de Processos está preenchido corretamente.
  • Ajustar a configuração ES - GE - 2196 - No fechamento da valorização desconsiderar diferenças até conforme a margem ideal para o total de custo operacional, deixando uma margem coerente, por exemplo 0,01% do valor operacional.