GC Conjunto de Funcionalidades

De CIGAM WIKI
Revisão de 18h22min de 14 de julho de 2023 por Eduarda.alban (discussão | contribs)

Serviços > Gestão do Conhecimento > Movimentos > Conjunto de Funcionalidades

Conjunto de Funcionalidades

O Conjunto de Funcionalidades serve para auxiliar os analistas na identificaçãodas Funções de Software envolvidas na evolução do sistema, proposta pelas OS´s. A partir do mesmo é possível identificar, evoluir e aceitar a evolução das regras de negócio pertencentes aos domínios da informação, garantindo que todas as funções foram devidamente identificadas e evoluídas.


Guia Informações da Funcionalidade

Funcionalidade: Recebe um único ID e o mesmo é buscado automaticamente, podendo cadastrar uma breve descrição, sendo um campo de texto livre, não obrigatório. Na lupa será possível é habilitado a pesquisa possibilitando ver todas as Funcionalidades cadastradas e selecionar a desejada para trazer a tela principal.

Situação: Será iniciada sempre como Aberta, podendo ser encerrada quando for dado o aceite nas funcionalidades, ou ainda, a mesma pode ser cancelada, porem neste caso será desfeito todo o processo de aceite.

OS/Item: A Ordem de Serviço deve ser adicionada no cadastro da funcionalidade, sendo obrigatório o seu cadastro. A partir do campo “Ordem Serviço” é possível acessar o cadastro da OS, via tecla de atalho F5. Somente será possível adicionar OS’s com a situação igual a: “Pendente”, “Aguardando”, ”Iniciado”.

Importante: Não é possível adicionar uma OS a mais de um conjunto de funcionalidade, salvo a exceção se a “Situação” do conjunto for igual a “Cancelada”. Não é possível adicionar uma OS no cadastro do conjunto funcionalidades, quando a mesma for correlata num outro conjunto.

Previsão de Entrega: A “Previsão de Entrega” é automaticamente preenchida em função dos cadastros dos Sprint’s vinculados a funcionalidade. O campo é preenchido com a maior data de entrega apresentada por um Sprint. Como as OS’s podem ser adicionadas a Sprint’s futuros é necessário adicionar uma funcionalidade junto ao cadastro do mesmo, para que esse passe a atualizar a previsão de entrega toda vez que a(s) OS(s) for adicionada ou removida a um Sprint. Quando a OS não for oriunda de um Sprint, a previsão de entrega é atribuída em função do maior prazo programado das OS’s envolvidas na funcionalidade.

Domínios da Informação

No campo domínio será possível pesquisar, através de zoom(F5), os domínios existentes.