NE - Como Fazer - Importação EDI ANFAVEA (Padrão)

De CIGAM WIKI

A funcionalidade desse manual é apresentar as o funcionamento da rotina que realiza a importação do EDI Pedido ANFAVEA (Padrão).

Como funciona a rotina de Importação EDI ANFAVEA?

Rotina de importação de pedido padrão Anfavea RND, contemplando os registros Programação de Entregas (RND001) versão 10 e Programação Diária de Peça/Material (RND012) versão 7. O sistema permite importar arquivos no formato ASCII (.txt padrão) e em codificação EBCDIC, fazendo a conversão automaticamente.

O que são registros RND001?

RND001 são programações semanais previstas.

O que são registros RND012?

RND012 são programações diárias firmes.

Tela da Rotina e explicação dos campos

Importação EDI ANFAVEA Padrão 1.jpg


Importação EDI ANFAVEA Padrão 2.jpg

Gerar Pedido para RND001: Para gerar o arquivo RND001 essa opção deverá estar selecionada.

Gerar relatório RDN001 agrupado por:

Possui as opções ' Nenhum', 'Semana' e 'Mês'. Quando selecionada a opção 'Semana', os itens terão suas quantidades agrupadas de acordo com o número da semana no ano. Quando selecionada a opção 'Mês' os itens terão suas quantidades agrupadas de acordo com o número do Mês. Importante: Serão listadas as primeiras oito semanas/meses a partir da menor data informada no arquivo RD001 importado. As demais quantidades serão agrupadas na coluna 'Outras'.

Verificar período de importação:

controla o período de importação dos itens na importação do EDI Pedido ANFAVEA RND001 pela data de entrega. A opção fica disponível somente se a opção ‘Gerar pedido para RND001’ estiver marcada. Com a opção marcada será informada a menor e a maior data de entrega e perguntará ao usuário se deseja alterar o período da importação. Caso o usuário deseje alterar, será aberta uma nova tela com as mesmas informações possibilitando a alteração do período para o período desejado. Ao confirmar há a possibilidade de manter ou retirar os itens que não serão importados do relatório, e se permanecerem será informado ao lado do item que ele não foi importado. Somente serão importados os itens dentro do período informado. Os pedidos que possuem situação “Cancelada” não são mais considerados como pedidos existentes na importação e a seqüência dos itens na correção do pedido iniciarão sempre da seqüência 1, mantendo o item que não foi corrigido em sua posição original. Caso haja mais de um pedido a ser importado pelo arquivo, os mesmos serão informados ao usuário no momento da importação, possibilitando cancelá-la para verificar estas inconsistências. Quando a opção 'Listar itens excluídos do pedido' estiver selecionada irá mostrar um relatório com os itens excluídos e passa a demonstrar as colunas 'Data de Entrega' e 'Programação' complementando as informações referentes ao item excluído. O relatório de programação RND001 passa a apresentar apenas a quantidade dos itens que não estão liquidados.

Considerar registro PE7 - Caso selecionada, a rotina passa a considerar o registro PE7 referente a embalagens dos itens do pedido.

Gerar Pedido para RND012:

O arquivo RND012 é a confirmação da solicitação do item que geralmente foi previsto nas programações semanais (RND001), portanto, ela deverá localizar um item planejado (pendente) no pedido informado na tela e passa para a situação de pedido firme (aprovado). Na importação do RND012, irá validar a existência do item considerando o item + data de programação + OC (campo Documento do item do pedido). Se já existir o item, deverá ser alterada a situação do item para situação informada na tela inicial no campo ‘Situação para Pedido Firme’ Se não existir, deverá solicitar o Pedido a ser alterado ou se deseja criar um novo. Conforme resposta, irá incluir um novo item no pedido informado ou no novo.

Confirmar entrega entrega RND001: - busca no pedido de programação informado se existe o item com o mesmo material e mesmo prazo. Atualiza o item já existente com os novos dados e se não existe pergunta se deseja criar o item.

Considerar registro PD2: - campo marcado automaticamente quando o sistema detectar que é um arquivo RND012 e este possuir o registro PD2.

Corrigir Pedido: - esta opção é possível importar novamente um arquivo RND001 contendo alterações para um ou mais itens de um determinado pedido mantendo os itens já existentes. A rotina irá identificar os itens indicados no arquivo, excluir todas as programações no pedido, desde que o item não foi ainda faturado, e incluir a nova programação. Ao ser gerada a importação de correção, quando marcadas as opções 'Gerar pedido para RND001' e 'Corrigir Pedido', serão excluídos todos os itens do RND001 e criados novamente de acordo com o arquivo importado. Não serão excluidos os movimentos do RND012, nem os itens criados manualmente. Na correção parcial, quando marcado as opções 'Gerar pedido para RND001', 'Corrigir pedido para RND001 parcial' e 'Corrigir Pedido', serão excluídos os itens do RND001 com o mesmo código de material do arquivo importado, e acrescentados os materiais com códigos diferentes. Não serão excluidos os movimentos do RND012, nem os itens criados manualmente.

Listar itens excluídos do pedido: - Quando a opção ‘Corrigir pedido’ estiver marcada irá apresentar um relatório contendo todos os itens que foram excluídos e não foram importados novamente com a correção.

Considerar pedido do registro PE5: - Considera as datas informadas no registro PE5 ao invés de considerar as datas do registro PE3.

Verificar itens remetidos considerando: - Utiliza os dados buscados do registro PE2 para fazer a busca das notas fiscais que foram enviadas, mas ainda não foram recebidas. Exemplo: No arquivo a última nota é a 115, mas já foram despachadas mais mercadorias na nota 116 e 117. O sistema irá avaliar as quantidades que estão nestas duas notas ‘em transito’ e irá descontar da quantidade que será importada.

Considerar série NF: - Utiliza a série informada para verificar as notas em transito, ao invés de utilizar a série que está no arquivo.

Como funciona a rotina de Importação EDI ANFAVEA?

Validações tela inicial:

Realiza teste para ver se no arquivo existe um pedido que possua o mesmo material, prazo programado, cliente, ordem de compra e que o item possua quantidade saldo maior que zero. Se existir mostra os pedidos encontrados sugerindo-os para correção.
Le o arquivo para verificar se o arquivo é um EDI ANFAVEA.
Se a opção ‘Considerar Registro PE7’ estiver marcada, é feita uma varredura dos registros PE7 no arquivo para consistir se existe o registro PE7 e se os materiais deste registro estão cadastrados corretamente na TG.
Se a opção ‘Verificar período importação’ estiver marcada, é feita uma varredura do arquivo pelos registros PE3 ou PE5 (somente pelo PE5 se a opção ‘considerar pedido do registro PE5’ estiver marcada), buscando as datas do arquivo. Será mostrada uma tela com as datas inicial e final do arquivo podendo limitar até que data do arquivo se deseja importar.

Funcionamento (arquivo RND001)

1. Primeiramente é lido o arquivo para determinar o seu tamanho em quantidade de linhas para mostrar o progresso para o usuário.
2. Chama o componente que realiza a criação das regras de EDI na base caso não existam.
3. Inicia leitura do arquivo
3.1. Se a opção ‘Gerar pedido para arquivo RND001’ e a opção ‘Corrigir pedido’ estiverem marcadas e a opção ‘Corrigir parcial’ estiver desmarcada será feita a exclusão dos itens do pedido a ser corrigido conforme a regra abaixo:
Situação (ITEM PEDIDO) diferente de ‘L’iquidado. (Não permite excluir itens liquidados);
Quantidade (ITEM PEDIDO) igual à Quantidade Saldo (ITEM PEDIDO) (Não permite excluir itens que já tiveram baixas parciais);
Existe registro na tabela CONTEUDO REGRA EDI com a regra 005 com o conteúdo RND001 para o item do pedido (Não permite excluir itens que não foram criados a partir da rotina de importação);
Se o Prazo Entrega (ITEM PEDIDO) ou o Prazo Programado (ITEM PEDIDO) forem iguais ao conteúdo da regra de EDI 004 (Não permite excluir itens que tiveram seus prazos alterados);
3.2. Cabeçalho do arquivo (registro ITP) para buscar o código interno do receptor (posição 62-70) para ser impresso no relatório de importação.
3.3. Registro PE1 para buscar o código do material (verifica se existe na TG - posição 37-67), código da Fabrica de destino (Cabeçalho relatório importação e Descrição (ITEM PEDIDO) - posição 4-7), Ordem de Compra e Destino (PEDIDO).
3.4. Registro PE2 para buscar a Via Transporte (PEDIDO) e o número, série e data da última nota fiscal que foi enviada.
3.5. Registro PE3 para buscar as sete datas e quantidades. Se a opção ‘Considerar registro PE5’ estiver desmarcada então continua no 4.0.
3.6. Registro PE5, somente quando marcada a opção ‘Considerar registro PE5’. Busca a data, ordem de compra e tipo de programação. Continua no 4.0.
3.7. Rodapé para impressão das observações.

4.0. Processa os dados registro PE3/PE5

  • 4.1. Se a opção ‘Considerar itens remetidos’ estiver marcada, utiliza os dados buscados do registro PE2 para fazer a busca das notas fiscais que foram enviadas, mas ainda não foram recebidas. Exemplo: No arquivo a última nota é a 115, mas já foram despachadas mais mercadorias na nota 116 e 117. O sistema irá avaliar as quantidades que estão nestas duas notas ‘em transito’ e irá descontar da quantidade que será importada.
  • 4.2. Se a opção ‘Gerar pedido RND001’ então
    • 4.2.1. Verifica conversor TG
    • 4.2.2. Multiplica quantidade do arquivo pelo conversor
    • 4.2.3. Busca preço da tabela de preço informada na tela
    • 4.2.4. Se o pedido ainda não existe e não é para corrigir:
      • 4.2.4.1. Cria pedido
      • 4.2.4.2. Cria Item
      • 4.2.5. Se a opção corrigir estiver marcada:
        • 4.2.5.1. Exclui itens do pedido original (Condição: Situação diferente de ‘L’, Quantidade igual à Quantidade Saldo, Prazo programado e prazo entrega igual à Regra EDI 004)
        • 4.2.5.2. Baixa item (verifica se já existe um item com o mesmo material e data. Atualiza a quantidade, quantidade saldo, controle e situação do item existente)
        • 4.2.5.3. Se o item não foi localizado cria o item no pedido



Funcionamento (arquivo RND012)
5. Primeiramente é lido o arquivo para determinar o seu tamanho em quantidade de linhas para mostrar o progresso para o usuário.
6. Chama o componente que realiza a criação das regras de EDI na base caso não existam.
7. Inicia leitura do arquivo
7.1. Registro PD1 para buscar o código do material.
7.2. Registro PD2 para buscar as dezoito datas e quantidades.
7.3. Registro PD3, se existir registro PD2 então continua no 8.0
7.4. Registro PD5, se não existir registro PD2 então continua no 8.0

8.0. Processa os dados registro PD3/PD5

  • 8.1. Se a opção ‘Gerar pedido RND012’ então
    • 8.1.1. Verifica conversor TG
    • 8.1.2. Multiplica quantidade do arquivo pelo conversor
    • 8.1.3. Busca preço da tabela de preço informada na tela
    • 8.1.4. Se tem registro PD2 e não corrigir pedido:
      • 8.1.4.1. Cria pedido
      • 8.1.4.2. Cria Item
    • 8.1.5. Se tem registro PD2 e corrigir pedido:
      • 8.1.5.1. Exclui itens do pedido original (Condição: Situação diferente de ‘L’, Quantidade igual à Quantidade Saldo, Prazo programado e prazo entrega igual à Regra EDI 004)
      • 8.1.5.2. Baixa item (verifica se já existe um item com o mesmo material e data. Atualiza a quantidade, quantidade saldo, controle e situação do item existente)
      • 8.1.5.3. Se o item não foi localizado cria o item no pedido
    • 8.1.6. Se não tem registro PD2 e não confirmar entrega:
      • 8.1.6.1. Cria pedido
      • 8.1.6.2. Cria Item
    • 8.1.7. Se Confirmar entrega então:
      • 8.1.7.1. Busca no pedido de programação informado se existe o item com o mesmo material e mesmo prazo. Atualiza o item já existente com os novos dados e se não existe pergunta se deseja criar o item.