LF - Como Fazer - Código e Descrição do Material para os Arquivos Legais

De CIGAM WIKI

No CIGAM, tanto o código do material quanto sua descrição podem ser paramatrizados conforme a necessidade de cada cliente, para serem considerados nos arquivos legais, como por exemplo, na NFe – Nota Fiscal Eletrônica. Isso possibilita que o código e a descrição sejam diferentes nos arquivos legais do código e descrição existentes no Cadastro do Material.

Essa parametrização permite construir um código de material, por exemplo, com os códigos das especificações, com o GTIN (EAN), com o Lote, dentro outros registros/movimentos referentes ao material. Na descrição pode-se utilizar a descrição alternativa, aplicação do material, etc.

Palavra Chave

Descrição do Material. Código do material.

Como Parametrizar o Código do Material para os Arquivos Legais?

Através da configuração ‘LF - GE - 2284 - Código do Material parametrizável nos Arquivos Legais’. Nessa configuração é possível indicar quais registros irão compor o código do material.

A tela de parametrizações (imagem abaixo) é acessada através do zoom (F5) no campo ‘Dado’ da configuração:

Código e Descrição do Material 1

A parametrização é realizada da seguinte forma: nos campos disponíveis no lado direito da tela é necessário informar quais registros irão compor o código do material. Para isso, deve ser informado um número em cada campo que irá compor o código. Deve-se utilizar uma sequência numérica, a qual será seguida pelo sistema para montar o código.

Exemplo: o código precisa ser composto com os seguintes registros: Código do Material, Especif 1, Referência do Material e com o Código EAN (GTIN), exatamente nessa ordem. Nesse caso, a parametrização será feita conforme mostrado na tela abaixo:

Código e Descrição do Material 2

Os campos que não possuíem um numeral informado, não serão considerados na formação do código.

Como Parametrizar a Descrição do Material para os Arquivos Legais?

Através da configuração ‘LF - GE - 2285 - Descrição do Material parametrizável nos Arquivos Legais’. Nessa configuração é possível indicar quais registros irão compor a descrição do material.

A tela de parametrizações (imagem abaixo) é acessada através do zoom (F5) no campo ‘Dado’ da configuração:

Código e Descrição do Material 3

A parametrização é realizada da mesma forma como no código, ou seja, nos campos disponíveis no lado direito de cada descrição, é necessário indicar quais registros irão compor a descrição do material. Para isso, deve ser informado um número em cada campo que irá compor a descrição. Deve-se utilizar uma sequência numérica, a qual será seguida pelo sistema para montar a descrição.

Exemplo: a descrição precisa ser composta com os seguintes registros: Descrição do Material, Aplicação do Material e Referência do Material, exatamente nessa ordem. Nesse caso, a parametrização será feita conforme mostrado na tela abaixo:

Código e Descrição do Material 4

Os campos que não possuíem um numeral informado, não serão considerados na formação da descrição.

Quais Arquivos Legais utilizam essas Parametrizações?

  • NFe – Nota Fiscal Eletrônica
  • NFCe – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica
  • CTe – Conhecimento de Transporte Eletrônico
  • EFD ICMS/IPI
  • EFD Contribuições