GF - Como Fazer - Saldo de Clientes e Fornecedores nos Relatórios Legais - Gestão Financeira

De CIGAM WIKI

Como Fazer Finanças

Saldo de Clientes e Fornecedores nos Relatórios Legais - Gestão Financeira

O Objetivo deste conteúdo é fornecer orientações quanto a implantação de saldo de Clientes e Fornecedores, para uso especificamente nos relatórios legais do módulo de Gestão Financeira a seguir: Diário Auxiliar de Clientes, Diário Auxiliar de Fornecedores, Posição de Clientes e Posição de Fornecedores. Os diários auxiliares são normalmente confrontados com o Livro Diário da Contabilidade, já os Posições, são comparados com os Livros Razão.

Quando o cliente passa a utilizar o Cigam, normalmente já tem movimentação contábil em andamento. Neste caso, o cliente precisa implantar os saldos contábeis.

Destes, especificamente os de Clientes e os de Fornecedores, precisam de um processo adicional que é a correspondente implantação de saldo também para efeitos dos livros auxiliares.

Como fazer a implantação do saldo inicial no livro auxiliar de clientes?

Para implantar um saldo inicial no livro auxiliar de clientes (duplicatas a receber), basta criar um lançamento financeiro na data correspondente ao saldo, com o tipo = cRecebido, campo contabilidade = “Abertura”.

Importante colocarmos como Abertura pois nos filtros dos relatórios auxiliares pedimos sempre os lançamentos dos tipos:

SaldoPosiçõesFinanceiro1.png


Observação: No caso do plano contábil possuir uma única conta de clientes, a empresa a ser informada pode ser qualquer uma desde seja cliente pois o saldo é por conta contábil e não por empresa.

SaldoPosiçõesFinanceiro2.png


Importante: Normalmente a natureza da conta de clientes é devedora, então com os cuidados acima, o saldo implantado será DEVEDOR na conta de clientes. Não confundir com a palavra crédito na tela pois esta é para controle financeiro apenas.

Se porventura for necessário implantar um saldo CREDOR na conta de clientes, após informar o valor, utilizar o mouse na palavra Crédito e o sistema permitirá que o lançamento possa ser informado como Débito. Lembrando que Débito financeiro equivale a CRÉDITO contábil na conta de clientes.

SaldoPosiçõesFinanceiro3.png


Como fazer a implantação do saldo inicial no livro auxiliar de fornecedores?

Para implantar um saldo inicial no livro auxiliar de fornecedores, basta criar um lançamento financeiro na data correspondente ao saldo, com o tipo = dPago, campo contabilidade = “Abertura”.

Importante colocarmos como Abertura pois nos filtros dos relatórios auxiliares pedimos sempre os lançamentos dos tipos:

SaldoPosiçõesFinanceiro1.png


Observação: No caso do plano contábil possuir uma única conta de fornecedores, a empresa a ser informada pode ser qualquer uma desde seja cliente pois o saldo é por conta contábil e não por empresa.

SaldoPosiçõesFinanceiro5.png


Importante: Normalmente a natureza da conta de fornecedores é credora, então com os cuidados acima, o saldo implantado será CREDOR na conta de fornecedores. Não confundir com a palavra débito na tela pois esta é para controle financeiro apenas.

Se porventura for necessário implantar um saldo DEVEDOR na conta de fornecedores, após informar o valor, utilizar o mouse na palavra Débito e o sistema permitirá que o lançamento possa ser informado como Crédito. Lembrando que Crédito financeiro equivale a CRÉDITO contábil na conta de fornecedores.

SaldoPosiçõesFinanceiro6.png


Atenção:

Conforme mencionado acima, o saldo deve ser implantado por conta contábil, e sugerimos fortemente a utilização de apenas uma conta para clientes e outra para fornecedores nos processos de implementação Cigam.

Neste caso, será criado 1 lançamento para clientes e outro para fornecedores.

No caso de ter uma conta de clientes no mercado interno e outra de clientes no exterior, cria-se 2 lançamentos de saldo, um para cada conta contábil.

Por últimos, e o menos indicado, seria uma conta para cada cliente, e, neste caso teria que ser criado um lançamento financeiro por cliente com saldo.

Outro detalhe: Se porventura o cliente precisa apenas ajustar o valor de um saldo, e não incluir o mesmo, basta ele avaliar o valor do saldo na data estipulada, por exemplo em 01/jan/2019, no financeiro tem saldo de 25,00 e no contábil um saldo de 30,00. Incluir neste caso um lançamento nos moldes acima detalhados, mas apenas no valor de 5,00 que é a diferença entre ambos os módulos e, desta forma igualando para efeitos de comparativo.

Alterar Débito/Crédito

As condições para que seja possível modificar o campo Débito/Crédito, são:

  • Estar em modo modificar
  • Não possuir o direito AUTO-AUTENTICAR, chave AUTO-AUTEN ou o direito PROGRAMAS QUERY, chave KW2CT5VFCV
  • Não pode existir NF ou estar Unificado
  • Não pode existir Retenção
  • Deve possuir o direito GERENTE FINANCEIRO, chave GERFIN
  • Deve estar dentro dos limites permitidos do financeiro e contábil