GF - Como Fazer - CNAB Retorno de Cobrança Personalizado - 400 Posições

De CIGAM WIKI


Voltar

Palavras-Chave

Ação. Manter Padrão. Liquidar. Não Liquidar. 1.Reenviar. Reverter. Entrada Confirmada. Retorno de Cobrança. Retorno Personalizado 240. Retorno Personalizado 400.

CNAB Retorno de Cobrança Personalizado - 400 Posições

Esta rotina tem como objetivo processar os arquivos de Retorno gerados pelos bancos atendendo o layout de 400 posições.

Como parametrizar CNAB – Retorno de Cobrança Bancário 400 Posições?

Menu: Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > EDI > Recebe > Retorno Cobranças Bancárias > CNAB 400 - Retorno Personalizado.

Caso não possua um modelo parametrizado acessar o botão ‘Alterar Modelo EDI’.

Retornocobrancaperson1.png


Cadastrar banco: Cadastrar na tela abaixo os dados do Banco.

Retornocobrancaperson2.png


Através do Botão “Editar” contido ao lado do campo “Código EDI” (tela acima), será exibida a tela abaixo para definir o layout de retorno.

Cadastrar EDI para o banco:

Cadastrar na tela abaixo as variáveis conforme a posição contida no layout do banco.

Retornocobrancaperson3.png


Função de cada coluna no EDI:

  • Código EDI: Código fixo informado na tela anterior contendo o Código EDI.

  • Tipo de Tag: Define o tipo de tag confome a sua posição no layout do banco, com as opções: 0 - Cabeçalho, 1 - Detalhe e 9 - Rodapé.

  • Sequencia: Define a posição inicial da variável conforme o layout ou posição que desejamos ler no arquivo.
  • Tag: Define a informação contida na posição informada na “Sequencia”.

  • Máscara: Tipo de informação que terá nessa tag.

  • Tamanho: Tamanho da informação conforme o layout do banco.

  • Coluna Inicial: Campo inativo.

  • Fator Multiplicador: Usado para incluir vírgula quando o campo numérico representa valor financeiro, multiplicando por 0,01.

Atenção Especial para as seguintes Tags:

  • Quando “Tipo de Tag” igual a Cabeçalho: Serão usadas para verificar se o arquivo de retorno é válido.

  • Quando “Tipo de Tag” igual a Detalhe e Tag “det_num_controle_cliente”: Utilizado pelo sistema para buscar o código do Lançamento Financeiro que foi enviado na remessa, logo após da informação “LANCTO”.

  • Quando “Tipo de Tag” igual a Detalhe e Tag “det_nosso_numero”: Permite buscar o Lançamento Financeiro no sistema pelo nosso número contido no arquivo de retorno.

Atenção:

Para funcionar essa forma de localização (pelo Nosso Número) é necessário que no portador usado para gerar o boleto e a remessa de cobrança a opção “Processar retornos pelo numero do Boleto” esteja marcada na guia ‘Configurações’. A mesma faz com que os dados do boleto sejam gravados na tabela auxiliar (GFLAUXIL) dos Lançamentos, aonde a busca pelo Nosso Número é realizada. Esta busca sempre ocorre após a tentativa de localizar o Lançamento pela informação contida na tag “det_num_controle_cliente”.

Como utilizar a rotina

Abaixo a tela da rotina com as suas principais opções:

Retornocobrancaperson4.png


Arquivo de retorno: Localizar o arquivo de retorno baixado do banco que será processado (tecla F5).

Tipo de Retorno:

  • Listagem: Gera apenas o relatório com o resultado do retorno.
  • Retorno: realizar o processo das ocorrências conforme parametrização no Cadastro do Portador.
  • Ambos: Realiza as duas ações sitadas anteriormente.

Impressão de divergências:

  • Separar: Apresenta as divergêrncias no final do relatório.
  • Agrupar: Apresenta as divergências em cada Ocorrência.

Listar por data de: Apresenta os Lançamentos pela Ocorrência (dia do pagamento) ou Crédito (dia do crédito em conta).

Histórico de Liquidação: Quando informado histórico o mesmo é utilizado para as Liquidações.

Liquidação: Se informar uma data essa será a data da realização do processamento dos títulos no sistema quando executado a rotina. Se deixar zerado, efetua a busca da data do arquivo de retorno conforme a opção:

  • Crédito (tag det_dt_credito) ou
  • Ocorrência (tag det_dt_ocorrencia).

Apurar Confirmações: Quando o boleto não é gerado pelo CIGAM devemos marcar essa opção para o sistema gravar o nosso número gerado pelo banco no campo: ‘Número do Banco’ do Lançamento Financeiro, quando a ocorrência de retorno for "Entrada Confirmada".

Gerar acompanhamento das ocorrências bancárias: Grava no lançamento um acompanhamento conforme a ocorrência contida no retorno.

Processar títulos não gerados pelo Cigam: Realiza a leitura de linhas aonde não consta a informação “LANCTO” nos dados da tag (det_num_controle_cliente), realizando a busca também pelo nosso número.

Não efetuar liquidação se valor pago menor que o saldo: Não realiza a liquidação do título se o lançamento possui valor menor que o saldo, e apresenta esses lançamento no relatório.

Espécie de documento: Utiliza a espécie de documento informada para fazer a liquidação, caso deixado em branco utilizará a espécie do lançamento original.

Obs.: A opção disponível na tela de Retorno chamada “Identificar lançamentos pelo Nosso Número”, quando marcada, irá processar o arquivo referente ao conteúdo do Nosso Número identificado no campo definido na tag “det_nosso_numero” e realizar a busca de um Lançamento que possua como código de Lançamento o mesmo código contido no Nosso Número. Essa funcionalidade somente é válida quando os boletos gerados usam como Nosso Número o próprio código do Lançamento Financeiro. Não marcar essa opção se a emissão da cobrança não utiliza essa regra.

Combo Carteira descontada: Somente usado quando títulos dessa conta corrente foram descontados no banco.

Retornocobrancaperson5.png


Relatório Retorno: Após processar o arquivo clicando no botão ‘Confirmar’, será exibido o relatório com o resultado do retorno.

No ‘CIGAM Drive’ está disponível o modelo padrão desse relatório: 0215_Listagem_Retorno_400.rtf. É o mesmo modelo para todos os bancos, sendo necessário configurar apenas uma vez.

Avaliar no relatório as Rejeições (remessa não aceita pelo banco), que podem gerar a necessidade de ajuste no cadastro do cliente (CEP, endereço, etc...) e gerar nova remessa com algum lançamento específico.

Abaixo exemplo de relatório:

Retornocobrancaperson6.png


A busca pelo código da Ocorrencia e Motivos dependem da correta definição no EDI das posições das tags “det_identif_ocorrencia” e “det_motivo_rejeicoes”.

Como utilizar a funcionalidade CNAB – Retorno de Cobrança Bancário 400 Posições, quando existir retenções de impostos PIS/COFINS/CSLL?


Retornocobrancaperson7.png


Após importado o arquivo e o mesmo conter retenções de impostos, o sistema abrirá a tela ‘Lançamentos Sujeitos a Retenção’, o sistema sempre trará como sugestão para as retenções para os lançamentos que estão sujeitos.

Trazendo então com símbolo de alerta Alerta.png, ao qual sinaliza que os lançamentos possuem alguma divergência.

Quando selecionado Alerta.png, sistema abrirá dependendo do registro 4 opções, dando flexibilidade para proceder neste processo.

Retornocobrancaperson8.png


  1. Zerar o desconto e liquidar a retenção: O valor de desconto será zerado e liquidará toda retenção do lançamento selecionado, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registros não conferidos’, fará o mesmo para todos registros não conferidos cujo o valor do desconto é igual ao da retenção.


    Retornocobrancaperson9.png


  2. Liquidar com desconto e zerar a retenção: O valor da retenção será zerado e aplicará o valor total de desconto na liquidação, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registros não conferidos’, fará o mesmo para todos registros não conferidos cujo o valor do desconto é igual ao da retenção.


    Retornocobrancaperson10.png


  3. Liquidar sem desconto e zerar a retenção: O valor da retenção será zerado, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registros não conferidos’, fará o mesmo para todos registros não conferidos cujo o valor do desconto é zero.


    Retornocobrancaperson11.png


  4. Editar Valores Manualmente: Exibirá a tela para ajuste manual do valor de retenção e permitirá alteração do valor de desconto do registro selecionado, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registro não conferidos’, habilitará também o botão ‘Retenção’ da tela anterior.


    Retornocobrancaperson12.png


Como configurar as Ocorrências de Retorno?

Ao realizar um retorno de cobrança, o banco comunica via arquivo um código de ocorrência para identificar o que ocorreu com o título em questão. Apesar de existir um padrão CNAB para esses códigos, cada banco acaba utilizando sua própria codificação de ocorrências, cabendo ao usuário cadastrar como será o comportamento do sistema para cada uma das ocorrências.

O cadastro ocorre a partir do cadastro de Portador.

Retornocobrancaperson13.png


Retornocobrancaperson14.png


Os campos disponíveis nessa tela possuem a seguinte funcionalidade:

Código: Código de Ocorrência conforme Layout do Banco.

Descrição: Descrição da Ocorrência, é listado na listagem de ocorrências dos retornos de cobrança, recomendamos a utilização da descrição conforme consta no layout bancário, porém pode ser modificado pois não é validado pela rotina.

Tipo Pag.: Tipo de pagamento que será utilizado quando a ‘Ação’ da ocorrência estiver como “Não Liquidar” ou quando na tela do retorno de cobrança estiver sendo utilizada a opção ‘Atualizar Tipo de Pagamento’ marcada. Nesses casos o Tipo de Pagamento do lançamento original será atualizado com essa informação.(Obs, a Ação estiver como “Não Liquidar” a atualização somente ocorrerá se esse Tipo de Pagamento for diferente de branco).

Grava Acomp.: Utilizado apenas no retorno do SERASA PEFIN, quando essa opção estiver marcada, vai salvar no acompanhamento do lançamento financeiro a seguinte informação “Retorno Serasa – PEFIN –Cod Retorno – Descrição Retorno”.

Situação: Permite indicar qual deve ser a situação do lançamento financeiro de Liquidação (‘Tipo’ = “Entrada”) que foi criado pela rotina. Normalmente deve ser utilizado como “Liquidado” porém, para ocorrências de Cartório ou outras pode ser selecionada a situação específica.

Ação: O campo ação indica a rotina de Retorno de Cobrança o que fazer com os lançamentos que constam no retorno, suas opções serão detalhadas abaixo.

Manter Padrão: Não indicamos utilizar essa opção, pois o tratamento das ocorrências está fixo dentro do programa e não é evoluído. Os tratamentos são o seguinte:
02 – Confirmação de Entrada – Atualiza o Nosso Número do lançamento
06,07,08,15,16,30 – Liquidação – Liquida o título conforme valores do arquivo

Liquidar: Indica ao sistema que lançamentos com essa ocorrência devem ser liquidados pelo retorno de cobrança. Permite definir uma regra para o Portador de liquidação, permitindo variação por carteira de cobrança conforme botão Carteiras.

Não Liquidar: Indica ao sistema que os lançamentos com essa ocorrência não devem ser liquidados e, caso a ocorrência possua Tipo de Pagamento informado, deve atualizar o Tipo de Pagamento do lançamento original.
Reverter: O sistema faz uma listagem em TXT dos títulos que estão com esse tipo de ocorrência no entanto não gera liquidação nem faz alterações específicas no título.
1.Reenviar: Permite definir um portador para reenvio e um número de dias para postergar o vencimento. Títulos com essa ocorrência terão seu portador atualizado e o vencimento adicionado o número de dias definidos nesse cadastro.
Entrada Confirmada: Atualiza o Nosso Número do lançamento financeiro.

Regra Portador Liquidação: Habilitado apenas para a ação Liquidar, as opções estão detalhadas abaixo

Padrão: Liquida com o Portador original do lançamento financeiro.
Tipo de Carteira: Habilita acesso ao botão Carteira permitindo definir regras de portador por carteira, conforme portador informado na tela, portador original ou informado no próprio cadastro de carteiras.

Dias Vencimento: Quando utilizada opção de Ação igual a 1.Reenvio, permite definir um número de dias para postergar o vencimento.

Portador Reenvio: Quando utilizada opção de Ação igual a 1.Reenvio, permite definir um Portador para reenvio dos lançamentos, esse portador será atualizado nos lançamentos caso esteja diferente de branco.