GE - Como Fazer - Como Fazer Relatório Merge e SIG

De CIGAM WIKI

Como Fazer > Utilidades/Diversos
Voltar

MERGE

O CIGAM oferece em alguns relatórios a opção de personalização através da criação de modelos de relatórios chamados Relatórios Merge. Este recurso utiliza a tecnologia Merge de exportação de dados por substituição de tags.
Cada Relatório Merge possui uma lista de campos (variáveis) disponíveis para sua geração.

Como identificar um relatório Merge

Relatórios personalizados em Word (Merge) são todos os modelos que são configurados via Editor de textos (Word, CGEDITOR, bloco de notas...).
Os relatórios Merge, por padrão, possuem um asterisco antes do seu nome no menu Cigam.
No entanto, existem alguns relatórios Merge “Misto”, que possui opção de geração Merge ou Caracter e não possuem o asterisco no nome. Para identificar estes casos, será necessário abrir a tela de filtros do relatório, onde somente os relatórios Merge possuem o botão “Alterar Modelo”.

Relatório Merge e SIG

Voltar ao início

Lista de variáveis CIGAM

Cada lista de variáveis possui uma identificação que corresponde ao número do programa de geração do relatório e é exclusiva para uso neste programa.
O primeiro passo para identificar a lista de variáveis é ir até o programa clicar com o botão direito > Informações e existirá a descrição do Nome público.

Como montar um relatório Merge

O modelo do relatório deve respeitar a hierarquia (quebras) existentes na lista de variáveis.

Ex.: Variáveis de detalhe não poderão ser utilizadas na quebra de rodapé ou cabeçalho.

Variáveis de Estrutura (<!$MGREPEAT> e <!$MGENDREPEAT>) servem para iniciar/terminar um bloco de repetição e também para “separar” quebras diferentes. Estas variáveis devem ser utilizadas SEMPRE fora de tabelas.

Relatório Merge e SIG


Você pode notar que as variáveis de condição estão fora das tabelas, e as demais em seus locais corretos, sendo que as variáveis de estrutura estão coloridas para você identificar o inicio/fim de cada uma. Aconselhamos ocultar todas variáveis de estrutura, assim não irão ficar linhas em branco no seu relatório.

Após a criação do modelo devemos apontá-lo no CIGAM.

Voltar ao início

Como apontar modelos no CIGAM

No Cadastro do relatórios Merge será indicado o “Arquivo modelo” e o “Relatório final”, conforme o exemplo abaixo:

Relatório Merge e SIG

Como verificar as variáveis

Após a criação/modificação do modelo deve-se verificar se alguma variável não ficou com “sujeira”, para isso, utilizamos o botão <Variáveis>, na aba 'Avançado' na tela Modelos de Relatório:

Relatório Merge e SIG


Se as variáveis estiverem como a tela abaixo, esta tudo certo, porém as vezes quando realizamos alguma alteração no modelo, podem corromper (sujar) as variáveis.

Relatório Merge e SIG


A linha que esta em vermelho é onde esta o problema, para corrigirmos o mesmo, selecione toda linha e copie, após clique no botão <Editar>. No Bloco de Notas, utilize a função localizar (CTRL + F) e procure pela informação que você copiou.

Relatório Merge e SIG


O início da variável está correto, porém após “<!$MG_valor_total” tem vários caracteres estranhos, devemos apagar toda essa “sujeira” que esteja entre os sinais < e > deixando somente a variável original. O arquivo “limpo” deve ficar da seguinte maneira:

Relatório Merge e SIG


Agora o relatório já esta pronto para ser utilizado.

Voltar ao início

SIG

São Relatórios Personalizados que exportam dados para um arquivo texto e, utilizando este “arquivo de dados” e recursos de uma Planilha Eletrônica, é criada uma Tabela Dinâmica para melhor visualização dos dados.
Cada Relatório SIG possui uma lista de campos (variáveis) disponíveis para sua geração.

Lista de Variáveis CIGAM

Cada lista de variáveis possui uma identificação que corresponde ao numero do programa de geração do relatório e é exclusiva para uso neste programa.
O primeiro passo para identificar a lista de variáveis é ir até o programa clicar com o botão direito > Informações e existirá a descrição do Nome público.

Como montar um arquivo de Variáveis

Na primeira linha você irá informar o nome de cada coluna (campo), na segunda linha preencherá as células com as variáveis correspondentes a cada coluna.
Observação: na primeira célula da segunda linha deverá constar a variável de comando <!$MGREPEAT> antes da variavel de dado. E na terceira linha, coluna “A” finalize com o comando <!$MGENDREPEAT>.

Relatório Merge e SIG

Como vinculando arquivo de Variáveis ao CIGAM

Na tela de filtros do Relatório desejado, clicar ou no botão da engrenagem ou no botão <Alterar Modelo>.

No campo “Arquivo modelo” indique o arquivo que você acabou de criar com as variáveis, e logo abaixo informe o arquivo de dados que por padrão adotamos por cria-lo com o nome, conforme nosso exemplo “Temp\AA07586_SIG_Financeiro_%USUARIO%.csv”.

Relatório Merge e SIG

Voltar ao início

Como criar Arquivo de Dados

Agora você já indicou os dois arquivos, porém seu arquivo de dados ainda não existe, então para criá-lo clique no botão <Confirmar> na tela acima e gere um relatório para alimentar sua planilha com dados.

Como criar Planilha no Excel - Importação de Dados

Acessar o Microsoft Excel.
Na Plan1 iremos fazer a importação dos dados exportados pelo CIGAM.
Sugerimos alterar o nome da Plan para “Dados”.

  • Na Guia “DADOS” - opção “de Texto” selecionar o arquivo de dados gerado pelo CIGAM e clicar em <Importar>.
  • Após, clicar em <Avançar> ou <Carregar>.


Relatório Merge e SIG


Está concluída a importação dos dados. Este processo substitui a utilização de ODBC.

Como criar Planilha no Excel - Tabela Dinâmica

  • Na planilha de Dados (recém importada), selecionar tudo.
  • Após clicar na guia Inserir - Tabela Dinâmica. A tela abaixo será apresentada. Clicar em OK.


Relatório Merge e SIG


Relatório Merge e SIG


  • Segue abaixo exemplo de um layout de tabela dinâmica montado.


Relatório Merge e SIG


  • Para que a tabela dinâmica seja atualizada corretamente é indicado criar uma macro contendo a atualização da aba de dados e também da tabela dinâmica. Para isso crie uma imagem que servirá de botão para executar a macro.

Criação da macro:

  • Na guia Exibir - botão Macros - opção Gravar Macro.


Relatório Merge e SIG


Relatório Merge e SIG


  • Deverá executar os passos de atualização: dados e dinâmica.


Relatório Merge e SIG


  • Após, clicar na guia Exibir - botão Macros - opção Parar Gravação.
  • Em Excel 2010 e versões subsequentes, selecione Arquivo > Mais... > Opções > Personalizar Faixa de Opções, selecione a caixa marcar desenvolvedor e selecione OK.
  • Para adicionar um botão de opção, selecione a guia Desenvolvedor, selecione Inserir e, em Controles de Formulário, selecione Imagem do botão.
  • E para concluir, deve-se clicar com o botão direito do mouse na imagem - opção atribuir macro e vincular a macro recém criada.


Relatório Merge e SIG


  • Após esta montagem é necessário salvar o documento como .xls, .xlsx, .xlm ou .xlsm e retornar ao CIGAM para vincular este arquivo na tela de Modelos de Relatórios preenchendo o campo “Arquivo a abrir”.


Relatório Merge e SIG

Voltar ao início