FA - Como Fazer - Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação

De CIGAM WIKI

Esta funcionalidade tem por objetivo permitir que DANFE, Boleto e Mapa de Separação sejam impressos em múltiplas vias utilizando impressoras distintas.

Palavra Chave

Impressão automatizada. DANFE. Nota Fiscal de Saída. Boleto. Mapa de Separação. Spool de Impressão.

Como parametrizar o ambiente para a impressão automatizada?

É necessário definir a metodologia de impressão na configuração “LF – NE – 2534 - Impressão automatizada do DANFE, Boleto e Mapa de Separação”, de acordo com as opções abaixo:

       ◦  Nenhum: mantém a definição atual do CIGAM de não imprimir automaticamente.
       ◦ 0 Nota Fiscal: o DANFE da nota fiscal de saída será impresso automaticamente de acordo com o número de vias do cadastro de Impressoras x Documentos.
       ◦ 1 Nota Fiscal + Boleto: o DANFE da nota de saída e o Boleto serão impressos automaticamente de acordo com o número de vias do cadastro de Impressoras x Documentos.
       ◦ 2 Nota Fiscal + Boleto + Mapa de Separação: o DANFE da nota de saída, Boleto e Mapa de Separação serão impressos automaticamente de acordo com o número de vias do cadastro de série Impressoras x Documentos.

O caminho para o modelo do Mapa de Separação deve estar parametrizado em “LF - NE - 2535 - Modelo de arquivo para impressão de Mapa de Separação” Para a impressão de DANFE será utilizado o modelo padrão cadastrado para a série.

Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 1.png

O Boleto será impresso conforme o modelo padrão cadastrado para o Portador da Nota.

Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 2.png

É necessário cadastrar os Últimos Ids Sequenciais em “Utilidades/Diversos – Parâmetros – Últimos Ids Sequenciais”

Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 3.png

A aplicação CGEditor deve estar atualizada com a versão 8.1.5452.29684 ou superior. A versão do GCEditor deve ter os parâmetros referentes ao Spooler de impressão.

Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 4.png


Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 5.png

Para que a impressão ocorra automaticamente, o Spool de impressão deve estar ligado:

Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 6.png

Para definir em qual impressora cada documento deverá ser impresso é necessário parametrizar o cadastro de impressoras por documentos em “Utilidades/Diversos – Parâmetros – Impressoras X Documentos”

Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 7.png

Neste cadastro o usuário deve informar o documento que ele deseja configurar a impressão, bem como quantidade de vias, unidade de negócio, série, portador, impressora e diretório onde será gerado o arquivo de fila de impressão interpretado pelo CGEditor.

No cadastro é possível definir os seguintes campos:

  • Documento: é possível cadastrar:
    • NFS (padrão)
    • Pedido
    • Boleto
    • Mapa de Separação
    • Formulação (De Serve)
  • Ordem Impressão: terá disponível duas opções “Nota fiscal + Boleto + Mapa de Separação” e “Boleto + Nota Fiscal + Mapa de Separação” que vão definir a ordem da impressao do arquivos através de um sequencial colocado no nome do arquivo de Spool.
  • Unidade de Negócio: será iniciado com a unidade de negócio da configuração ‘GE AM 21 - Unidade de negócio padrão’. Será sempre validado se a unidade de negócio informada existe.
  • Série: Será sempre validado se a série informada existe. Ficará habilitado apenas quando o campo Documento for igual a “NFS”.
  • Portador: Será sempre validado se o portador informado existe. Ficará habilitado apenas quando o campo Documento for igual a “Boleto”.
  • Gerar boleto por: Ficará habilitado apenas quando o campo ‘Documento’ for igual a “Boleto”. Terá duas opções “Lançamento” e “Portador”. Com a opção “Portador” a impressão continua da mesma maneira que antes das alterações, gerando todos boletos de mesmo portador em um único arquivo. Com a opção “Lançamento” será gerado um arquivo para cada lançamento.
  • Número de Cópias: Será sempre validado se a quantidade de vias é maior que zero.
  • Impressora: Não há validação sobre este campo. Deve ser informado o caminho de rede para a impressora que irá ler o spool e imprimir os documentos.
  • Diretório: Diretório onde o spool será salvo. O diretório sempre deve ser finalizado com a contra barra. Caso o usuário esqueça de informar, automaticamente o sistema irá acrescentar ao diretório a contra barra.



Importante: É possível definir apenas uma impressora para cada configuração de documento. Caso informe uma configuração de documento que já tenha sido cadastrada, o usuário será informado e deverá desfazer o cadastro.

Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 8.png

É possível pesquisar os cadastros existentes através do programa “Utilidades/Diversos - Pesquisas - Parâmetros – Impressoras X Documentos”.

Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 9.png

No cadastro de Séries do CIGAM será o usuário deve indicar se a série de NFS deve automatizar a impressão de boletos.

Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 10.png

Como funciona a impressão automatizada?

Quando a NFS for impressa o sistema avaliará primeiramente se a configuração ‘LF NE 2534 - Impressão automatizada do DANFE, Boleto e Mapa de Separação’ está igual ou maior que zero, representando que a impressão automatizada está habilitada. Se a configuração estiver Nenhum, mantém-se a impressão padrão do CIGAM. Do contrário, será acionada a rotina de impressão automática, conforme explicaremos a seguir.

Primeiramente a rotina irá buscar os campos número de cópias, impressora e diretório do cadastro de Impressora x Documentos para cada documento que será impresso (DANFE, Boleto e/ou Mapa de Separação), conforme determinado pela configuração ‘LF NE 2534 - Impressão automatizada do DANFE, Boleto e Mapa de Separação’. É importante ressaltar que a busca dessas informações para Boleto acontecerá apenas se a Série da Nota Fiscal Saída tiver o campo ‘Imprimir boleto’ selecionado. Já para o Mapa de Separação, será avaliado se existe algum modelo merge informado na configuração ‘LF NE 2535 - Modelo de arquivo para impressão de Mapa de Separação’.

A ordem da impressão seguirá conforme o campo ‘Ordem Impressão’. O boleto somente será impresso se a configuração ‘LF NE 2534 - Impressão automatizada do DANFE, Boleto e Mapa de Separação’ for maior que ou igual a “1”. Por fim, será impresso o Mapa de Separação se a configuração ‘LF NE 2534 - Impressão automatizada do DANFE, Boleto e Mapa de Separação’ for maior que ou igual a “2”.

Com as impressões já realizados o sistema avaliará se o DANFE já havia sido impresso anteriormente. Se não foi, o sistema deverá gerar um arquivo com extensão “PRN” para cada documento impresso. A imagem abaixo exemplifica os arquivos gerados:

Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 11.png

Os arquivos “PRN” seguirão a regra abaixo para sua nomenclatura:

   • Nota Fiscal de Saída: [HHMMSS_(sequencial)NFS_AAAAMMDD]
   • Boleto: [HHMMSS_(sequencial)BOLETO_AAAAMMDD]
   • Mapa de Separação: [HHMMSS_(sequencial)MAPA_AAAAMMDD]

>>> Sequencial: é o número sequencial que segue a ordenação definida no campo ‘Ordem Impressão’.

Observação: o caminho do arquivo a ser impresso que será informado no arquivo de spool não pode conter caracteres especiais, ou seja, o caminho onde será gerado boleto, mapa de separação e nota, assim como o nome do arquivo não devem ter caracteres especias.

As linhas do arquivo serão:
1) Caminho completo do arquivo que deve ser impresso. É importante salientar que o caminho deve ser completo, sem nomes lógicos ou abreviações;
2) Impressora, quando não tiver informado será usada a impressora padrão do sistema operacional;
3) Número de cópias, quando não tiver informado será impressa uma cópia.

Se o DANFE já tiver sido impresso, será aberta a tela abaixo permitindo ao usuário escolher o que a ação desejada.

Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 12.png

Nessa tela o usuário poderá escolher se deseja visualizar os documentos, informar o número de vias e imprimir individualmente de cada documento ou imprimir todos de uma única vez, conforme os botões em tela. O número de vias será sugerido conforme o cadastro de Impressoras X Documentos.

IMPORTANTE!

A solução atual trabalha em conjunto com a fila de impressão do CGEditor. Portanto, para que a aplicação interprete o arquivo “PRN” o utilitário do CGEditor deve estar sendo executado em uma estação que tenha a impressora mapeada seja por rede ou localmente e também o diretório que foi informado no cadastro de Impressora X Documentos.
Para abrir o CGEditor diretamente com o Spooler de Impressão, deve ser executada essa linha de comando na inicialização do sistema operacional:
CGEditor.exe -O:

A tela do Spooler de Impressão ao executar esse comando será:

Impressão Automatizada de NFS, Boleto e Mapa de Separação 13.png