ES - Como Fazer - Transferência entre Unidades de Negócio

De CIGAM WIKI

Com o intuito de vincular a nota fiscal de saída de tranferência da Unidade de Negócio de Origem com a nota de entrada da transferência da Unidade de Negócio destino, tem-se a possibilidade de confirmação de recebimento, conforme procedimentos a seguir.

Quais as parametrizações necessárias para a Confirmação de Recebimento de Transferência entre Unidades?

Quando a configuração ‘ES - GE - 2120 - Controlar Reserva Futura em múltiplas Unidades de Negócio’ estiver desmarcada, na aba ‘Outras’ das configurações do Tipo de Operação a ser utilizado na Nota de Entrada, a configuração '#178 - Exigir confirmação de Recebimento na Nota fiscal de entrada', ficará habilitada.

Esta opção deverá estar marcada para que o botão ‘Conforme R’ fique habilitado na Nota Fiscal de Entrada, e seja possível confirmar o recebimento.

Esta opção deverá estar marcada para que o ‘ícone confirmação de recebimento’ fique habilitado na rotina Cria NFe de NFS Filial, e seja possível confirmar o recebimento, conforme tópico #Como realizar a Confirmação de Recebimento Automático na Nota de Entrada de Transferências entre Unidades?

Voltar ao início

Como criar a Nota Fiscal de Transferência da Unidade de Negócio de origem?

O Tipo de Operação utilizado na Nota Fiscal de Saída deve possuir uma espécie de estoque de Transferência.

A espécie de estoque deve possuir os campos 'Tipo de Movimento' como "Saída" e 'Tipo de Espécie' como "Transferência".

TO_Transf_Entre_Unidades

Além disso, deve ser informado na aba 'Geral' no campo 'Tipo de Operação correlato' um TO entrada que será utilizado para as movimentações.

TO_Transf_Entre_Unidades_Geral.png

Na aba 'Contábil/Financeiro' a opção ‘Faturar’ deve ser igual a "N – Não Faturar".

TO_Transf_Entre_Unidades_ContabilFinanceiro.png


Tipo de Operação Correlato

O tipo de operação correlato deve ter uma espécie de estoque com os campos 'Tipo de Movimento' como "Entrada" e ‘Tipo de Espécie' como "Conforme Tipo" e não deve atualiza preço médio.

Além disso, na aba 'Contábil/Financeiro' a opção ‘Faturar’ deve ser igual a "N – Não Faturar".

Cliente da Nota Fiscal de Transferência

O cliente da Nota Fiscal de Transferência, deverá ser a empresa vinculada ao cadastro da Unidade de Negócio de destino.

Unidade_Negocio_Transf

Nesse exemplo, será realizada a transferência da Unidade de Negócio 4 para Unidade de Negócio 3.

NF_Saida_Exemplo

Para que seja possível realizar a transferência entre Unidades, deve-se realizar a saída do CA própro da Unidade de Origem e entrada em um CA em transito não válido para planejamento na Unidade de Destino, utilizando um Tipo de Operação que possua a espécie de estoque de transferência, como já informado anteriormente.

CA_Nao_Valido_Planejamento

Voltar ao início

Como serão criados os movimentos desta Nota Fiscal de Transferência?

Primeiramente, será criado o movimento de saída por transferência, realizando a movimentação entre o Centro de Armazengem (1) da Unidade de Origem (4) e o Centro de Armazenagem (050) da Unidade de Destino ("3").

Primeiro_Movimento

O segundo movimento criado, será a Entrada por transferência no Centro de Armazenagem (050) da Unidade de Destino (3). Observe que o movimento é criado conforme Tipo de Operação correlato informado na aba 'Geral' do Tipo de Operação informado na Nota de Saída.

Segundo_Movimento

Voltar ao início

Como será Contabilizada a Transferência?

A Contabilização ou não de movimentos de transferência entre unidades de negócio vai depender do cliente. Via de regra, se a contabilidade do cliente é unificada, não haveria necessidade de efetivar lançamentos na contabilidade para o registro da transferência. O cliente pode fazer seus controles gerenciais através de relatórios de estoque apenas. Porém, no caso do cliente desejar transitar pela contabilidade, temos que observar alguns pontos para que se consiga atender ao custeio integrado por absorção à contabilidade:

1) Precisa ser criada uma conta transitória no ativo (sugerimos que seja em grupo imediatamente após as contas de estoque). Esta conta pode ser chamada de “mercadorias em trânsito”:

Conta_Transitoria

2) No tipo de operação utilizado na Nota Fiscal de saída, na unidade de negócios de origem, linha de contabilização do CMCV, deve ser creditado o estoque e debitada a conta transitória mencionada no item 1 acima:

TO_Contabilizacao_Saida

3) No tipo de operação utilizado no movimento de entrada na unidade de negócios destino, linha de contabilização do CMCV, deve ser creditada conta transitória mencionada no item 1 acima e debitado o estoque:

TO_Contabilizacao_Entrada

Obs.:

a) É essencial que estes movimentos sejam contabilizados na mesma data e com o mesmo valor, por este motivo é obrigatória a contabilização tanto na unidade origem como na unidade destino a partir das transações acima e não apenas no momento em que a nota fiscal e mercadorias chegam no destino. Não deve ser contabilizada apenas a movimentação da nota de saída na unidade de origem sem que seja neste momento contabilizado o movimento de entrada na unidade de destino sob risco de que a conciliação do estoque com a contabilidade apresente diferenças. Ou ambas as operações são contabilizadas ou nenhuma delas.

b) A nota fiscal de entrada quando a mercadoria chega ao destino bem como os movimentos de transferência correlatos que serão criados a partir dela (documentados a seguir), não serão contabilizados.

c) Assim como nas demais contabilizações, se os tipos de operação mencionados acima envolverem apenas a contabilização da linha do CMCV (normalmente em se tratando de transferência é assim), o campo “Contabilidade”, na guia “Complemento” do cadastro de tipo de operação deve estar parametrizado com a opção: “Somente CMCV/Custo Mov.”. Deve ser parametrizado como “a Contabilizar”, apenas quando existir mais linhas de contabilização e não apenas a do custo.

d) Ao ser executada a rotina de contabilização das notas fiscais de saída, mesmo que selecionada apenas a unidade de negócios de origem (de onde saiu a mercadoria por transferência, a rotina automaticamente demonstrará na prévia de contabilização tanto a contabilização da unidade de origem como a contabilização da unidade de destino (demonstrada nos itens 2 e 3 acima).

Voltar ao início

Como realizar a Confirmação de Recebimento na Nota de Entrada?

O Tipo de Operação utilizado na Nota Fiscal de Entrada deve possuir o ‘Tipo Espécie’ da Espécie de Estoque como ‘Nulo’.

TO_Confirmcao_de_Recebimento

Além disso, na aba 'Contábil/Financeiro' ‘Faturar’ deve ser igual a "N – Não Faturar".

Nas configurações do Tipo de Operações 'Outras' deverá estar marcada a configuração '#178 - Exigir confirmação de Recebimento na Nota fiscal de entrada'.

TO_Transf_Entre_Filiais.png


TO_Configuracoes_Outras_178.png

A Nota de Entrada criada, deve possuir como fornecedor, a empresa vinculada a Unidade de Negócio de origem da transferência. A série, número da nota fiscal e informações do materiais devem ser exatamente iguais ao da nota de saída.

NF_Entrada_Fornecedor

A ordem da digitação dos materiais deve ser respeitada conforme a Nota de Saída, pois ao realizar a vinculação, o sistema utiliza a sequência do material como parâmetro para comparação dos itens das notas.

NF_Entrada_Itens

Com a configuração '#178 - Exigir confirmação de Recebimento na Nota fiscal de entrada’ do Tipo de Operação marcada, o sistema irá exigir a confirmação de recebimento. O botão ‘Conf. Receb.’ ficará habilitado.

Botao_Conf_Receb

Os Tipos de Operação a serem utilizados deverão ser informados.

Em seguida, deve-se ‘Confirmar’ para finalizar o processo de Recebimento de Transferência.

  • Tipo de Operação entre U.N: movimento de transferência de operação entre as Unidades, pode ser informado o tipo de operação da nota de saída;

  • Tipo de Operação entre C.A: movimento de transferência na Unidade de Destino do CA em trânsito para o CA do item a NFe;

Deverá ser informado um tipo de operação, esse deve possuir uma espécie de estoque com os campos 'Tipo de Movimento' como "Saída" e ‘Tipo de Espécie' como "Transferência" e estar vinculado a um tipo de operação de correlato. O tipo de operação de correlato deve ter uma espécie de estoque com os campos 'Tipo de Movimento' como "Entrada" e ‘Tipo de Espécie' como "Conforme Tipo".

  • Tipo de Operação Frete e Despesas: movimento de entrada na Unidade de Destino quando a NFe possuir “Total de Despesa Item” informado, (opcional);

  • Tipo de Operação ICMS – Próprio: movimento de entrada na Unidade de Destino quando a nfe conter um CST igual a 10, 30, 60 ou 70, movimento deve possuir Valor de ICMS, (opcional);

  • Tipo de Operação ICMS – Substituição tributária: Movimento de entrada na unidade de negócio de destino quando a nfe possuir deve um CST igual a 10, 30, 60 ou 70, movimento deve possuir Valor substituição tributária, (opcional);

  • Tipo de Operação Ajuste de custo: Movimento de saída na unidade de negócio de destino quando a nfe possuir “Valor ST Ressarcimento” ou “Valor ICMS Ressarcimento”, (opcional);

Na confirmação do recebimento, o sistema apresentará alguns dos dados da Nota Fiscal automaticamente.

A série da nota para a confirmação pode ser diferente da nota de entrada.Ao confirmar o recebimento se existir mais de uma nota de saída com mesmo número e fornecedor, porém com série diferentes, o sistema apresenta a série x nota, para que seja selecionada no recebimento.

Os valores das apropriações de custos são obtidos da Nota fiscal de destino: Valor ICMS, Valor Substituição Tributária, Valor ICMS Outros não destacado, Valor ST Ressarcimento, Valor ICMS Ressarcimento. Nenhum dos movimentos de ajuste gerados ficam vinculados diretamente a nota fiscal.

Voltar ao início

Como serão criados os movimentos desta Nota Fiscal de Transferência, após a confirmação de recebimento?

Será criado um movimento de entrada nulo.

Movimento_Entrada_Nulo

Além disso, será criado um movimento de transferência automático entre os CA’s da Unidade de Destino. Ocorrerá a saída do CA transitório (050) da Unidade de Negócio de Destino (3) e entrada do estoque no CA da Unidade de Destino.

Movimento_Transf_Saida

Movimento de entrada do material no Centro de Armazenagem informado na Nota de Entrada.

Movimento_Transf_Entrada


Resumo das operações na Ficha de Movimentos.

Movimentos_Transf_Entradas

Voltar ao início

Como realizar a Confirmação de Recebimento Automático na Nota de Entrada de Transferências entre Unidades?

Esta rotina tem a finalidade de gerar a nota de entrada a partir de uma nota fiscal de saída emitida entre matriz/filiais.

Tipo de Operação da Nota de Saída

Deverá ser um tipo de operação com espécie de estoque de transferência, com um correlato de entrada que movimenta estoque e atualiza preço médio.

Os dois tipos de operações contabilizam na linha do CMCV/Custo Movimento (tipo de operação da nota DB – Estoque Transitório e CR – Estoque, o tipo de operação correlato DB – Estoque e CR – Estoque Transitório.

Exemplo parametrização Nota de Saída:

TO_Nota_Saida


TO_Nota_Saida_Especie


TO_Nota_Saida_Geral


TO_Nota_Saida_ContabilFinanceiro

Exemplo parametrização Nota de Saída Correlato:

TO_NotaSaida_Correlato


TO_Nota_Saida_Correlato_Especie


TO_NotaSaida_Correlato_Geral


TO_NotaSaida_Correlato_ContabilFinanceiro.png

Nota fiscal de saída

Nota_Saida

Neste exemplo, no item da nota irá gerar um movimento de saída do CA 1 da unidade de negócio 4 (que está emitindo a nota) pelo TO 5905E e um movimento de entrada no CA 900 (transitório) da unidade 3 (que está recebendo o material).

Nota_Saida_Itens


Quanto à geração do XML, especificamente em relação à TAG <finNFe>, informações detalhadas sobre sua geração e parametrização podem ser encontradas em Como gerar a tag <finNFe> para notas fiscais de transferência?

Voltar ao início

Tipos de Operações para a Rotina

Deverá ter um tipo de operação de transferência (não fiscal) para baixar o material do CA Transitório, seu correlato para entrar no CA da unidade de negócio de destino e também irá necessitar um tipo de operação fiscal para a nota fiscal de entrada.

  • TO de Transferência

Pode ser utilizada a mesma espécie de estoque da operação de saída (neste exemplo o TO 5905E demonstrado anteriormente) vinculado a tipo de operação de correlato de entrada que movimenta estoque e não atualiza preço médio. Sendo que ambos tipos de operação não devem contabilizar e nem gerar financeiro a opção ‘Faturar’ deve ser igual a ‘N – Não Faturar’.

Exemplo de parametrização TO de transferência

TO_Transferencia


TO_Transferencia_Geral


TO_Transferencia_ContabilFinanceiro


  • TO Correlato – Não atualiza preço médio

Tipo de Operação de correlato não fiscal deve ser de entrada que movimenta estoque e não atualiza preço médio, não deve contabilizar e nem gerar financeiro.

TO_Correlato


TO_Correlato_Especie


TO_Correlato_ContabilFinanceiro


  • TO para a nota de entrada

O tipo de operação fiscal deve ser vinculado a uma espécie de estoque que não movimenta estoque e não atualiza preço médio. Já o tipo de nota deve ser de transferência e não contabilizar e nem gerar financeiro, a opção ‘Faturar’ deve ser igual a ‘N – Não Faturar’.

Na aba ‘Outras’ das configurações do Tipo de Operação a configuração #178 ‘Exigir confirmação de Recebimento na Nota fiscal de entrada’, deverá estar marcada para que o botão ‘Conforme R’ fique habilitado na Nota Fiscal de Entrada, e seja possível confirmar o recebimento.

TO_Nota_Entrada


TO_Nota_Entrada_Especie


TO_Nota_Entrada_Geral


TO_Nota_Entrada_ContabilFinanceiro


Correlação do Tipo de Operação

Esta correlação irá definir qual tipo de operação será gerado na nota fiscal de entrada em relação ao tipo de operação utilizado na nota de saída, Fiscal > Escrita Fiscal > Parâmetros > Correlação Tipos de Operações.

Neste exemplo, para uma nota fiscal de saída com o TO 5905E irá gerar uma nota de entrada como o TO 1905V.

Correlacao_TO


Voltar ao início

Na rotina Cria NFe de NFS Filial

Suprimentos > Compras > Rotinas > Operacionais > Cria NFE de NFS de Filial

Esta rotina irá criar os movimentos de saída do CA Transitório pelo TO 903.26, de entrada no CA de destino pelo TO 800.55 e movimento de entrada nulo pelo TO 1905E.

Aba Filtros

Na aba filtros é onde serão informados os dados para fazer a busca das notas fiscais de saída para gerar as devidas notas de entrada no seu destino.

Cria_NFE_NFS_Filial_Filtros


Unidade de Negócio Origem: Informa a unidade de negócio que emitiu a nota de transferência (obrigatório);

Unidade de negócio Destino: informar a unidade de negócio para onde o material está sendo transferido através da nota de entrada - irá listar todas as que foram emitidas pela unidade de negócio para a empresa da unidade de destino (obrigatório);

Série: Informar a série para restringir as notas a serem exibidas (normalmente a série padrão para notas fiscais de saída). Se deixar em branco irá desconsiderar este campo na busca;

Nota Fiscal: Informar o intervalo de notas fiscais a serem listadas. Se deixar em branco irá desconsiderar este campo na busca;

Período: Informar o intervalo de data para os documentos a serem listados. Se deixar zerado irá desconsiderar este campo na busca, porém é recomendado definir as datas, pois se a base tiver uma movimentação grande, poderá tornar a rotina mais demorada;

Exibir Somente Não Importados: Recomendado marcar para que o sistema gere apenas as notas que ainda não têm sua nota fiscal de entrada correspondente.

No exemplo demonstrado nesta última tela identificou apenas um documento pelos filtros informados. Poderá exibir mais de um documento em um mesmo filtro e também poderão ser marcados mais de um documento para rodar a rotina.

Voltar ao início

Aba Parâmetros

TG Materiais Entre Filiais: somente necessita informar esta TG caso os códigos de materiais sejam diferentes entre as unidades de negócio (ex.: se o material Papel A4 esteja cadastrado com o código 200 na unidade 001 e com o código 250 para a unidade 002). Neste caso deverá ser criada uma TG de materiais fazendo esta relação entre os diferentes códigos/unidades de negócio. Esse campo TG Materiais entre filiais irá buscar a TG conversora informada na configuração 'FA GE 2204 - TG para relação de materiais entre Unidades de Negócio'. Essa será utilizada para a criação da Nota de Entrada gerada na rotina, convertendo os materiais conforme paranetrizada.

As TGs Remessa Beneficiamento, Retorno Beneficiamento e Retorno Refugo não necessitam ser preenchidas para o caso de transferência entre unidades de negócio.

Série para NF de Entrada: Informar a série de nota fiscal que será gerada na nota fiscal de entrada (obrigatório);

Gerar NFE com Data da NFS: Se marcada esta opção, o sistema irá gerar a nota de entrada com a mesma data da nota fiscal de saída correspondente. A opção de não validar estoque de terceiros não se aplica na situação de transferência entre unidades de negócio (matriz/filiais).

Cria_NFE_NFS_Filial_Parametros


Voltar ao início

Aba Beneficiamento

Esta aba não irá interferir nos dados gerados para a transferência entre unidade de negócio, porém são campos obrigatórios. Poderão ser informados tipos de operações apenas para liberar estes campos.

Cria_NFE_NFS_Filial_Beneficiamento


Voltar ao início

Aba Recebimentos

Entre CA: Informar o tipo de operação que irá gerar os movimentos de transferência (obrigatório);

Frete e Despesas: Movimento de entrada na Unidade de Destino quando a NFe possuir “Total de Despesa Item” informado (opcional);

ICMS Próprio: Movimento de entrada na Unidade de Destino quando a NFe conter um CST igual a 10, 30, 60 ou 70, movimento deve possuir Valor de ICMS (opcional);        

ICMS ST: Movimento de entrada na unidade de negócio de destino quando a NFe possuir deve um CST igual a 10, 30, 60 ou 70, movimento deve possuir Valor substituição tributária (opcional);

Ajuste de custo: Movimento de saída na unidade de negócio de destino quando a NFe possuir “Valor ST Ressarcimento” ou “Valor ICMS Ressarcimento” (opcional).

Cria_NFE_NFS_Filial_Recebimento


Voltar ao início

Validações do campo 'Entre CA'

Ao informar o TO no campo ‘entre CA’ as seguintes validações são realizadas:

  • Verifica se a espécie de estoque do TO é do tipo transferência, se não for emite mensagem e bloqueia;

Cria_NFE_NFS_Filial_TO_Tipo_Transf


  • Verifica se o correlato foi informado no cadastro do TO de transferência;

Cria_NFE_NFS_Filial_TO_Tipo_Transf_Correlato


  • Verifica se o TO correlato possui espécie de estoque SEM atualização de preço médio;

Cria_NFE_NFS_Filial_TO_Tipo_Transf_Correlato_Esp_Nao_Atualiza_Pr_Medio


  • Não permite deixar o TO ‘branco’

Cria_NFE_NFS_Filial_TO_Tipo_Transf_Correlato_Nao_Deixa_TO_Branco


  • Verifica se o TO correlato possui confirmação de recebimento;

Cria_NFE_NFS_Filial_TO_Tipo_Transf_Correlato_Confir_Recebimento


Voltar ao início

Executando a Rotina

Quando marcada a nota fiscal listada, irá exibir na tela de Notas Selecionadas. Poderá ser selecionada mais de uma nota fiscal para rodar a rotina.

Após selecionar as notas exibidas com base nos filtros, a nota passa a ser exibida também no quadro Notas selecionadas, nesta tela ao lado do registro é apresentado o ícone confirmação de recebimento.

Somente notas identificadas com tipo “NOR” poderão ser avaliadas pela nova funcionalidade da confirmação de recebimento automatizada, lembrando que quando a nota for identificada com tipo “NOR”, os únicos dados da aba parâmetros que são utilizados atualmente são: Série para NF de entrada* e Gerar NFE com data da NFS.

Na validação da confirmação quanto ao campo Série da NFE, não deve validar se a série é mesma, ou seja, cliente cria a NFS com serie chamada “NFE”, na digitação da nota fiscal de entrada ou através da rotina Cria NFE de NFS não deve validar o campo série no momento de equiparar os dados.

Quando confirmada a operação, irá gerar e listar as notas fiscais geradas a partir da rotina.

Cria_NFE_NFS_Filial_Execucao_Rotina


Cria_NFE_NFS_Filial_Relatorio_NFe

Nota de Entrada

Cria_NFE_NFS_Filial_NFe_Entrada


Voltar ao início

Movimentos Gerados

Na nota fiscal de saída gerou o movimento de saída do CA “1” da unidade de negócio 4 e entrada no CA transitório “900” da unidade de negócio 3.

NFe_Mov_Saida


NFe_Mov_Entrada_Transitorio


Pela rotina gerou três movimentos: um de entrada nula na unidade de negócio 3 pela nota fiscal, um de saída do CA transitório “900” da unidade de negócio 3 e outro de entrada no CA “1” de destino da unidade de negócio 3 que movimenta estoque.

NFe_Movs_Entradas


Voltar ao início

Contabilização

Na contabilização, pela nota de saída gerou os lançamentos a DB – Conta de Estoque Transitória, CR – Conta de Estoque pelo tipo de operação da nota e DB – Conta de Estoque e CR – Conta de Estoque Transitória pelo TO correlato da nota de saída.

Voltar ao início

Exclusão da nota de entrada

A nota gerada pela rotina Cria NFE de NFS poderá ser excluída pelo cliente, por algum motivo, caso isto ocorra o sistema deve excluir os movimentos correlatos oriundos da confirmação que estão vinculados a nota de entrada.

Deve ser possível gerar nova NFE através da rotina Cria NFE de NFS da nota excluída anteriormente.

Voltar ao início