AY - Como Fazer - Dependência entre tarefas no Sprint

De CIGAM WIKI

Com a nova funcionalidade de ‘Dependência entre tarefas’ além de permitir vincular dependência entre tarefas, serve principalmente para prever antecipadamente problemas na entrega do sprint. Uma vez que essa afeta principalmente os cálculos de previsão de entrega.

Quais as tabelas necessárias para utilização dependência entre tarefas?

Para vincular as dependências entre tarefas, foi desenvolvida uma funcionalidade no Gerenciamento de Sprint, disponibilizada a partir da versão CIGAM 200106 RC. A partir dessa versão ou superior é necessário ter as seguintes tabelas com as devidas traduções.

GMSPRINTTAREFA = GMSTAREF
GMDEPENDTAREFASPRINT = GMDETASP

Para a correta criação das tabelas é preciso realizar o processo de atualização do ambiente, por meio da criação da tabela e posteriormente atualização dos nomes lógicos.

Após o processo de atualização concluído, consulta se as tabelas constam no banco, assim como suas devidas traduções no magic.ini.

Voltar ao início

Como utilizar Dependências entre tarefas no sprint?

Para utilizar dependência de tarefas, é necessário já possuir um sprint gerado. Através tela do Gerenciamento de Sprint é possível visualizar todas as Ordens de Serviços (OS) vinculadas a um sprint.

Uma vez que a Ordens de Serviços (OS) adicionada ao sprint, seja quebrada em tarefas, essas podem ser dependentes entre si ou não. Sendo tarefas dependentes de uma mesma OS, tarefas dependentes de outros sprints ou até mesmo de tarefas de OS´s avulsas. Ou seja, que não estão vinculadas a nenhum sprint.

Gerenciamento de Sprint

Na coluna ‘Dependências’ é possível visualizar quais as tarefas possuem dependências para serem consideradas para o cálculo da previsão das datas de início e término de uma tarefa. De modo que uma tarefa possa ter mais de uma dependência vinculada sendo separadas por meio de um ponto e vírgula (;) como pode ser observado na imagem abaixo.

As datas ‘Previsão’ de início e término, como observada na imagem acima,devem ser buscadas do cadastro de tarefas, uma vez que já tiver sido gerada a precisão por meio do botão ‘Atualizar previsão das tarefas’.

Já as datas início e término da tarefa, que condizem quando a tarefa foi iniciada e finalizada no sprint (considera o período do sprint para saber as atividades a serem computadas), devem ser buscadas do cadastro de Atividades da OS.

Voltar ao início

Como calcular a previsão de entrega para de uma tarefa do sprint?

Para calcular a previsão de entregas, será considerado base de cálculo a data de início e conclusão do Sprint, somados juntos aos tempos de conclusões das dependências e latências quanto forem utilizadas.

Para exemplificar melhor, será utilizado como exemplo a 100000005907/1, a primeira OS do Sprint 81.

SCRUM-02.png

Com base na primeira OS do Sprint, por ser a [Versão 231002 1] de menor ordem e de maior valor de negócio, ainda não possuir uma estimativa de entrega, o sistema irá calcular as dependências somadas ao início do sprint, neste caso dia 01/09.

Nesse cenário, não será considerada a latência de horas para o início da tarefa 2. Uma vez que latência em horas não foi informada.

SCRUM-03.png

Mesma situação será aplicada a tarefa 3, na qual não está sendo informada uma latência.

SCRUM-04.png

Sendo assim, ao atualizar a previsão por meio do botão ‘Atualizar previsão das tarefas’, será realizada a previsão de horas mediante a quantidade de técnicos informados para a realização das tarefas.

SCRUM-05.png

Ao ser informada uma nova dependência para alguma tarefa será necessário clicar no botão 'Atualizar previsão das tarefas' novamente para que sejam replanejadas as tarefas, caso contrário permanecerá o mesmo previsto.

Ao ser alterada a quantidade de técnicos envolvidos nas tarefas, e realizada a atualização da previsão. O sistema considerará as horas disponíveis, de acordo com a quantidade de técnicos informados.

Dessa forma, será mantida a quantidade de horas trabalhadas por dia, conforme parametrizado na configuração ‘SC - GE - 3081 - Horas diárias’. Nesse exemplo a configuração está indicando como 8 horas diárias.

SCRUM-12.png

Voltar ao início

Quais as formas de utilizar a dependências entre tarefas?

Atualmente existem quatro formas de utilizar a dependência entre tarefas, sendo essas divididas entre dependências internas e dependências externas.

São classificadas dependências internas, as dependências entre tarefas relacionadas a tarefas de uma mesma OS e tarefas de uma OS da mesma sprint.

Já as dependências externas, as dependências entre tarefas de sprints diferentes, sendo esses relacionados a mesma equipe ou não. Além das dependências de uma tarefa provinda de uma OS avulsa, ou seja, que não está relacionada a nenhum sprint.

Voltar ao início

Como vincular dependências de tarefas em uma mesma OS?

Considerada situação mais simples dentre as formas de utilizar as dependências, caracterizada pela dependência de tarefas de uma mesma OS. Consiste basicamente em uma tarefa filha tem sua previsão de tempo para ser iniciada com na previsão da tarefa mãe.

Quando essa for uma dependência ‘Iniciar para Iniciar’, ambas as tarefas terão a previsão da data de início iguais. Sendo uma dependência ‘Terminar para Iniciar’ a tarefa filha terá a sua previsão de data de início com base na previsão da data de término da tarefa mãe.

Voltar ao início

Como vincular dependências de uma tarefa provinda de outra OS da mesma Sprint?

Considerando situações de OS´s relacionadas, na qual para entrega da solução, todas as OS´s envolvidas necessitam ser liberadas juntas, por exemplo. Se tratando de uma OS do mesmo Sprint essa pode ser vinculada a dependência cuja tarefa relacionada a OS/Item necessita estar finalizada para iniciar a próxima tarefa, ou dependendo da situação serem iniciadas juntas.

SCRUM-06.png

Para vincular uma Tarefa de outra OS do Sprint, através de zoom(F5) no campo 'Dep. Internas' será exibida a tela de 'Dependências' e através de zoom(F5) novamente no campo 'Tarefa' será exibida a 'Pesquisa de Tarefas' permitindo visualizar as Tarefas das OS's do Sprint e a seleção de uma delas. Após selecionada será populado o campo de Dependências Internas.

Lembrando que se essa for uma dependência ‘Iniciar para Iniciar’, ambas as tarefas terão a previsão da data de início iguais. Sendo uma dependência ‘Terminar para Iniciar’ a tarefa filha terá a sua previsão de data de início com base na previsão da data de término da tarefa mãe.

SCRUM-07.png

Voltar ao início

Como vincular dependências de uma tarefa provinda de uma outra sprint?

Considerando situações de OS´s relacionadas, na qual para entrega da solução, todas as OS´s envolvidas necessitam ser liberadas juntas, por exemplo. Porém o seu desenvolvimento pode ser sido realizado por mais de equipe, anteriormente dificultava no processo de mensurar o tempo em um sprint tendo em vista uma dependência de alguma parte.

SCRUM-08.png

Por meio da dependência de tarefas pode-se realizar o vínculo com uma OS de outro Sprint a uma tarefa do Sprint atual. De modo a facilitar a visualização e identificação o código da OS/item será exibido na coluna de Dependências Externas.

Além disso, no cadastro de dependência pode ser informada uma latência, ou seja, uma quantidade de horas previstas para a próxima tarefa ser iniciada. Dessa maneira, é possível prever uma quantidade de horas a partir da data de início do sprint até o início da tarefa de fato.

SCRUM-09.png

Para a quantidade de horas será considerada a parametrização da configuração ‘SC - GE - 3081 - Horas diárias’. Nesse exemplo a configuração encontram-se como 8, indicando como 8 horas diárias.

SCRUM-12.png

Sendo assim, é considerado o tempo como de dois dias, independente das horas disponíveis para o técnico em questão.

Voltar ao início

Como vincular dependências de uma tarefa provinda de uma Ordem de Serviço (OS) avulsa?

Considerando situações de OS´s que são dependentes para desenvolvimento de alguma demanda e que não constam em outro Sprint. Durante o planejamento pode ser necessário mensurar essa reserva de tempo, informando a OS dependente.

SCRUM-10.png

Além disso, no cadastro de Dependência pode ser informada uma latência, ou seja, uma quantidade de horas previstas para a próxima tarefa ser iniciada. Dessa maneira, é possível prever uma quantidade de horas a partir da data de início do sprint até o início da tarefa de fato.

SCRUM-11.png

Para a quantidade de horas será considerada a parametrização da configuração ‘SC - GE - 3081 - Horas diárias’. Nesse exemplo a configuração encontram-se como 8, indicando como 8 horas diárias.

SCRUM-12.png

Sendo assim, é considerado o tempo como de 3 horas a partir da data de início da Sprint por se referir a primeira OS do Sprint em questão.

Voltar ao início

Versões

Versão 231002

  1. Liberado a partir da OS 671616/19.