GF - Como Fazer - CNAB Retorno de Cobrança Personalizado - 400 Posições
Palavras-Chave
Ação. Manter Padrão. Liquidar. Não Liquidar. 1.Reenviar. Reverter. Entrada Confirmada. Retorno de Cobrança. Retorno Personalizado 240. Retorno Personalizado 400.
CNAB Retorno de Cobrança Personalizado - 400 Posições
Esta rotina tem como objetivo processar os arquivos de Retorno gerados pelos bancos atendendo o layout de 400 posições.
Como parametrizar CNAB – Retorno de Cobrança Bancário 400 Posições?
Menu: Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > EDI > Recebe > Retorno Cobranças Bancárias > CNAB 400 - Retorno Personalizado.
Caso não possua um modelo parametrizado acessar o botão ‘Alterar Modelo EDI’.
Cadastrar banco: Cadastrar na tela abaixo os dados do Banco.
Através do Botão “Editar” contido ao lado do campo “Código EDI” (tela acima), será exibida a tela abaixo para definir o layout de retorno.
Cadastrar EDI para o banco:
Cadastrar na tela abaixo as variáveis conforme a posição contida no layout do banco.
Função de cada coluna no EDI:
- Código EDI: Código fixo informado na tela anterior contendo o Código EDI.
- Tipo de Tag: Define o tipo de tag confome a sua posição no layout do banco, com as opções: 0 - Cabeçalho, 1 - Detalhe e 9 - Rodapé.
- Sequencia: Define a posição inicial da variável conforme o layout ou posição que desejamos ler no arquivo.
- Tag: Define a informação contida na posição informada na “Sequencia”.
- Máscara: Tipo de informação que terá nessa tag.
- Tamanho: Tamanho da informação conforme o layout do banco.
- Coluna Inicial: Campo inativo.
- Fator Multiplicador: Usado para incluir vírgula quando o campo numérico representa valor financeiro, multiplicando por 0,01.
Atenção Especial para as seguintes Tags:
- Quando “Tipo de Tag” igual a Cabeçalho: Serão usadas para verificar se o arquivo de retorno é válido.
- Quando “Tipo de Tag” igual a Detalhe e Tag “det_num_controle_cliente”: Utilizado pelo sistema para buscar o código do Lançamento Financeiro que foi enviado na remessa, logo após da informação “LANCTO”.
- Quando “Tipo de Tag” igual a Detalhe e Tag “det_nosso_numero”: Permite buscar o Lançamento Financeiro no sistema pelo nosso número contido no arquivo de retorno.
Atenção:
Para funcionar essa forma de localização (pelo Nosso Número) é necessário que no portador usado para gerar o boleto e a remessa de cobrança a opção “Processar retornos pelo numero do Boleto” esteja marcada na guia ‘Configurações’. A mesma faz com que os dados do boleto sejam gravados na tabela auxiliar (GFLAUXIL) dos Lançamentos, aonde a busca pelo Nosso Número é realizada. Esta busca sempre ocorre após a tentativa de localizar o Lançamento pela informação contida na tag “det_num_controle_cliente”.
Como utilizar a rotina
Abaixo a tela da rotina com as suas principais opções:
Arquivo de retorno: Localizar o arquivo de retorno baixado do banco que será processado (tecla F5).
Tipo de Retorno:
- Listagem: Gera apenas o relatório com o resultado do retorno.
- Retorno: realizar o processo das ocorrências conforme parametrização no Cadastro do Portador.
- Ambos: Realiza as duas ações sitadas anteriormente.
Impressão de divergências:
- Separar: Apresenta as divergêrncias no final do relatório.
- Agrupar: Apresenta as divergências em cada Ocorrência.
Listar por data de: Apresenta os Lançamentos pela Ocorrência (dia do pagamento) ou Crédito (dia do crédito em conta).
Histórico de Liquidação: Quando informado histórico o mesmo é utilizado para as Liquidações.
Liquidação: Se informar uma data essa será a data da realização do processamento dos títulos no sistema quando executado a rotina. Se deixar zerado, efetua a busca da data do arquivo de retorno conforme a opção:
- Crédito (tag det_dt_credito) ou
- Ocorrência (tag det_dt_ocorrencia).
Apurar Confirmações: Quando o boleto não é gerado pelo CIGAM devemos marcar essa opção para o sistema gravar o nosso número gerado pelo banco no campo: ‘Número do Banco’ do Lançamento Financeiro, quando a ocorrência de retorno for "Entrada Confirmada".
Gerar acompanhamento das ocorrências bancárias: Grava no lançamento um acompanhamento conforme a
ocorrência contida no retorno.
Processar títulos não gerados pelo Cigam: Realiza a leitura de linhas aonde não consta a informação “LANCTO” nos dados da tag (det_num_controle_cliente), realizando a busca também pelo nosso número.
Não efetuar liquidação se valor pago menor que o saldo: Não realiza a liquidação do título se o lançamento possui valor menor que o saldo, e apresenta esses lançamento no relatório.
Espécie de documento: Utiliza a espécie de documento informada para fazer a liquidação, caso deixado em branco utilizará a espécie do lançamento original.
Obs.: A opção disponível na tela de Retorno chamada “Identificar lançamentos pelo Nosso Número”, quando marcada, irá processar o arquivo referente ao conteúdo do Nosso Número identificado no campo definido na tag “det_nosso_numero” e realizar a busca de um Lançamento que possua como código de Lançamento o mesmo código contido no Nosso Número. Essa funcionalidade somente é válida quando os boletos gerados usam como Nosso Número o próprio código do Lançamento Financeiro. Não marcar essa opção se a emissão da cobrança não utiliza essa regra.
Combo Carteira descontada: Somente usado quando títulos dessa conta corrente foram descontados no banco.
Relatório Retorno: Após processar o arquivo clicando no botão ‘Confirmar’, será exibido o relatório com o resultado do retorno.
No ‘CIGAM Drive’ está disponível o modelo padrão desse relatório: 0215_Listagem_Retorno_400.rtf. É o mesmo modelo para todos os bancos, sendo necessário configurar apenas uma vez.
Avaliar no relatório as Rejeições (remessa não aceita pelo banco), que podem gerar a necessidade de ajuste no cadastro do cliente (CEP, endereço, etc...) e gerar nova remessa com algum lançamento específico.
Abaixo exemplo de relatório:
A busca pelo código da Ocorrencia e Motivos dependem da correta definição no EDI das posições das tags “det_identif_ocorrencia” e “det_motivo_rejeicoes”.
Como utilizar a funcionalidade CNAB – Retorno de Cobrança Bancário 400 Posições, quando existir retenções de impostos PIS/COFINS/CSLL?
Após importado o arquivo e o mesmo conter retenções de impostos, o sistema abrirá a tela ‘Lançamentos Sujeitos a Retenção’, o sistema sempre trará como sugestão para as retenções para os lançamentos que estão sujeitos.
Trazendo então com símbolo de alerta , ao qual sinaliza que os lançamentos possuem alguma divergência.
Quando selecionado , sistema abrirá dependendo do registro 4 opções, dando flexibilidade para proceder neste processo.
-
Zerar o desconto e liquidar a retenção: O valor de desconto será zerado e liquidará toda retenção do lançamento selecionado, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registros não conferidos’, fará o mesmo para todos registros não conferidos cujo o valor do desconto é igual ao da retenção.
-
Liquidar com desconto e zerar a retenção: O valor da retenção será zerado e aplicará o valor total de desconto na liquidação, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registros não conferidos’, fará o mesmo para todos registros não conferidos cujo o valor do desconto é igual ao da retenção.
-
Liquidar sem desconto e zerar a retenção: O valor da retenção será zerado, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registros não conferidos’, fará o mesmo para todos registros não conferidos cujo o valor do desconto é zero.
-
Editar Valores Manualmente: Exibirá a tela para ajuste manual do valor de retenção e permitirá alteração do valor de desconto do registro selecionado, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registro não conferidos’, habilitará também o botão ‘Retenção’ da tela anterior.
Como configurar as Ocorrências de Retorno?
Ao realizar um retorno de cobrança, o banco comunica via arquivo um código de ocorrência para identificar o que ocorreu com o título em questão. Apesar de existir um padrão CNAB para esses códigos, cada banco acaba utilizando sua própria codificação de ocorrências, cabendo ao usuário cadastrar como será o comportamento do sistema para cada uma das ocorrências.
O cadastro ocorre a partir do cadastro de Portador.
Os campos disponíveis nessa tela possuem a seguinte funcionalidade:
Código: Código de Ocorrência conforme Layout do Banco.
Descrição: Descrição da Ocorrência, é listado na listagem de ocorrências dos retornos de cobrança, recomendamos a utilização da descrição conforme consta no layout bancário, porém pode ser modificado pois não é validado pela rotina.
Tipo Pag.: Tipo de pagamento que será utilizado quando a ‘Ação’ da ocorrência estiver como “Não Liquidar” ou quando na tela do retorno de cobrança estiver sendo utilizada a opção ‘Atualizar Tipo de Pagamento’ marcada. Nesses casos o Tipo de Pagamento do lançamento original será atualizado com essa informação.(Obs, a Ação estiver como “Não Liquidar” a atualização somente ocorrerá se esse Tipo de Pagamento for diferente de branco).
Grava Acomp.: Utilizado apenas no retorno do SERASA PEFIN, quando essa opção estiver marcada, vai salvar no acompanhamento do lançamento financeiro a seguinte informação “Retorno Serasa – PEFIN –Cod Retorno – Descrição Retorno”.
Situação: Permite indicar qual deve ser a situação do lançamento financeiro de Liquidação (‘Tipo’ = “Entrada”) que foi criado pela rotina. Normalmente deve ser utilizado como “Liquidado” porém, para ocorrências de Cartório ou outras pode ser selecionada a situação específica.
Ação: O campo ação indica a rotina de Retorno de Cobrança o que fazer com os lançamentos que constam no retorno, suas opções serão detalhadas abaixo.
- Manter Padrão: Não indicamos utilizar essa opção, pois o tratamento das ocorrências está fixo dentro do programa e não é evoluído. Os tratamentos são o seguinte:
- 02 – Confirmação de Entrada – Atualiza o Nosso Número do lançamento
- 06,07,08,15,16,30 – Liquidação – Liquida o título conforme valores do arquivo
- Manter Padrão: Não indicamos utilizar essa opção, pois o tratamento das ocorrências está fixo dentro do programa e não é evoluído. Os tratamentos são o seguinte:
Liquidar: Indica ao sistema que lançamentos com essa ocorrência devem ser liquidados pelo retorno de cobrança. Permite definir uma regra para o Portador de liquidação, permitindo variação por carteira de cobrança conforme botão Carteiras.
- Não Liquidar: Indica ao sistema que os lançamentos com essa ocorrência não devem ser liquidados e, caso a ocorrência possua Tipo de Pagamento informado, deve atualizar o Tipo de Pagamento do lançamento original.
- Reverter: O sistema faz uma listagem em TXT dos títulos que estão com esse tipo de ocorrência no entanto não gera liquidação nem faz alterações específicas no título.
- 1.Reenviar: Permite definir um portador para reenvio e um número de dias para postergar o vencimento. Títulos com essa ocorrência terão seu portador atualizado e o vencimento adicionado o número de dias definidos nesse cadastro.
- Entrada Confirmada: Atualiza o Nosso Número do lançamento financeiro.
Regra Portador Liquidação: Habilitado apenas para a ação Liquidar, as opções estão detalhadas abaixo
- Padrão: Liquida com o Portador original do lançamento financeiro.
- Tipo de Carteira: Habilita acesso ao botão Carteira permitindo definir regras de portador por carteira, conforme portador informado na tela, portador original ou informado no próprio cadastro de carteiras.
Dias Vencimento: Quando utilizada opção de Ação igual a 1.Reenvio, permite definir um número de dias para postergar o vencimento.
Portador Reenvio: Quando utilizada opção de Ação igual a 1.Reenvio, permite definir um Portador para reenvio dos lançamentos, esse portador será atualizado nos lançamentos caso esteja diferente de branco.