GE Manutenção

De CIGAM WIKI
Revisão de 13h58min de 17 de janeiro de 2023 por Graziela.Bitelo (discussão | contribs) (Exclusão de dados)

Utilidades/Diversos > Utilidades > Abrir Aplicação > Manutenção

Em busca do maior controle e melhorias do processo de atualização de versão e instalações em novos clientes, essa aplicação Manutenção ajuda a controlar esses processos pois possui varias rotinas para atualizar diversas áreas do CIGAM.

Genéricos

Gerenciar Chave Primária

A partir da [Versão 221107 1] é liberada a rotina Gerenciar Chave Primária, que tem por finalidade a criação/exclusão de chaves primárias nas tabelas do banco de dados.

Neste gerenciamento está disponível os seguintes campos:

Tabela: Informe nesse campo a tabela digitando o número dela ou através do comando F5 (Seleção de Tabelas) onde irá abrir uma tela com todas as tabelas disponíveis para seleção.

Nome: No momento que for preenchido o campo 'Tabela' o campo 'Nome' será atualizado automaticamente com o respectivo nome da tabela.

Tradução: No momento que for preenchido o campo 'Tabela' o campo 'Tradução' será atualizado automaticamente com o respectivo nome de tradução da tabela.

Mensagem de retorno: Depois de clicar no botão <Confirmar> e gerado a rotina, será exibido nesse campo a mensagem de retorno, confirmando se foi criado ou não a chave primária.

  A Tabela ESMATERI já possui chave primária.
  Chave primária PKESMATERI criada com sucesso.

Caso exiba a mensagem abaixo será necessário acessar o banco para revisar essa informação:

  A Tabela GEINDICE não possui índice único clusterizado. Revise o índice para criar a chave primária.

Detalhar: Nesse campo só será exibido o botão <...> quando a tabela possuir uma chave primária.

Por default virá assim os seguintes campos:
▢ Manter chave primária quando já existir na tabela
Se deseja excluir a chave primária já existente e criar uma nova de acordo com a rotina, esse campo deve estar marcado.
☑ Criar campo ID incremental se o índice único não permitir chave primária
Se esse campo estiver desmarcado e a tabela possuir algum campo Nulo não será possível criar a chave primária. Será exibido a seguinte mensagem de retorno:
  A Tabela ESMATERI possui índice único com algum campo Nulo. Não será possível criar a chave primária.


Botões:

Importar lista: Ao clicar nesse botão será aberto a tela "Selecione o arquivo" para importar a seleção de tabelas. É possível colar o caminho no campo ou apertar F5 para abrir a janela do windows para buscar o arquivo no formato .txt ou .doc.

Consultar: Ao clicar nesse botão será aberto a tela "Consultar" onde é exibido todas as tabelas do banco de dados que já possuem a chave primária. Nessa janela é possível consultar o Usuário, Tabela, Chave Primária e Detalhar.

Excluir: Ao clicar nesse botão é possível excluir todas as chaves primárias que estão listadas na tela inicial. Do lado existe um botão de múltiplos e quando clicado exibe um campo com o botão <Excluir todas da base> onde é possível clicar nele para excluir todas as chaves primárias criadas na base de dados, exceto as chaves primárias do módulo Contábil. Caso deseje excluir as chaves primárias do módulo Contábil marque o campo:

☑ Excluir PKs do módulo Contábil.


Confirmar: Ao clicar nesse botão será exibido uma mensagem para confirmar a geração de chave primária para as tabelas selecionadas. Caso deseje criar aperte no botão <Sim>.

Cancelar: Ao clicar nesse botão será fechado a rotina Gerenciar Chave Primária.

Exclusão de dados

A partir da [Versão 230502 1] está liberada a rotina Exclusão de dados. Através dela é possível realizar a limpeza de bases de dados, removendo informações antigas reduzindo o tamanho das tabelas no banco de dados e consequentemente reduzindo o espaço de armazenamento utilizado, agilizando operações de processamento e consulta da informação.

Nesta rotina está disponível os seguintes campos:

Data: É informada a data que foi executada a rotina em ordem decrescente.

Hora: É informada a hora que foi executada a rotina.

Usuário: É informado o usuário que executou a rotina.

Resultado: É informado o resultado da execução da rotina, sendo possível exibir 'Sucesso', 'Falha parcial' ou 'Falha total'.

‘Sucesso’ quando houver sucesso total;
‘Falha parcial’ quando houver falha em no mínimo uma opção ou unidade de negócio;
‘Falha total’ quando houver falha em todas as opções e unidades de negócio selecionadas.


Detalhes: Nessa tela é exibido as informações das U.N., Nome U.N, Movimentação e Resultado.

Botões:

Nova exclusão: Só é possível prosseguir com a exclusão após se certificar de ter pelo menos uma cópia atualizada da base de dados e solicitar aos usuários que saiam do CIGAM até a exclusão da rotina. Após isso é só clicar em:

☑ Verifiquei os itens acima e desejo prosseguir.

Em parâmetros, é possível informar uma ou mais Unidades de Negócio para que a rotina faça a exclusão dos respectivos movimentos. Utilize a faixa para informar as Unidades de Negócio ou se desejar utilize o botão <...> para informar múltiplas UNs.

Em Movimentos selecione o que deseja excluir.

Confirmar: Deve ser habilitado somente quando a opção “Verifiquei os itens acima e desejo prosseguir” estiver marca. Ao clicar nesse botão será exibido uma tela para confirmar a exclusão dos movimentos selecionados. Caso deseje prosseguir aperte no botão <Confirmar>.

Para acessar/executar o programa, o usuário deve possuir o direito ‘GERENTE DO SISTEMA’.

Notas Fiscais de Saída e Pedidos

Versões

Versão 221107

  1. Liberado a partir da OS 685084/10.

Versão 230502

  1. Liberado a partir da OS 611841/1.