GE - Como Fazer - Log

De CIGAM WIKI
Revisão de 20h09min de 30 de agosto de 2022 por Camila.Oliveira (discussão | contribs) (Como gerar Log pelo Ambiente Magic no Cigam e10?)

Voltar

A geração de log é uma das formas utilizadas pela Cigam para que seja depurado o programa quando reportado eventual inconformidade no sistema. Ou para ser avaliado quais processos, configurações são utilizadas por determinada rotina.

Quais são as formas de gerar log?

Temos como gerar log:

  • Através do Depurador. O mais utilizado pois se consegue isolar a situação gerando um log mais especifico que traz somente a inconformidade apresentada.
  • Através de um Adendo. Muito útil quando o problema esta na inicialização do Cigam, pois grava as rotinas de inicialização do software com o banco de dados. Essa opção não impacta para todos os usuários, visto a ação de log deixa o Sistema Cigam extremamente lento.
  • Através do ambiente Magic. Também utilizado em situações onde o Cigam esta com inconformidades na inicialização. Porém cuidado ao usar essa opção, atualmente é o método menos utilizado do Cigam, pois ao ativar essa função causa extrema lentidão em todo o Sistema Cigam para todos os usuários.

É importante observar que após a geração de qualquer log o mesmo deve ser excluído, pois caso o arquivo seja de um tamanho extremamente alto, esse estará consumindo espaço em disco no ambiente do cliente.

Como gerar Log pelo Depurador

Para a geração do Log pelo depurador, o acesso é feito através do Menu Utilitários e selecionado a opção ‘Depurador’.

Após abrir a tela do depurador, deve parametrizar os campos conforme a necessidade, e salvar arquivo de log em um lugar de fácil localização. Para mais informações sobre a Tela Depurador Cigam verificar o manual UTILIDADES DIVERSOS - Introdução.

Após ter simulado a inconformidade o log deve ser desligado, e o Sistema Cigam volta a atuar normalmente sem a geração de log.

Voltar ao início

Como gerar Log por Adendo

Para criação do adendo verificar o documento “GE - Como Fazer - Adendo”, e o adendo irá constar com os seguintes parâmetros listados abaixo. Não impede de acrescentar outros parâmetros caso identificado a necessidade.
    /[MAGIC_LOGGING]Task = *Y
    /[MAGIC_LOGGING]Levels = *Y
    /[MAGIC_LOGGING]DataView = *Y
    /[MAGIC_LOGGING]Recompute = *Y
    /[MAGIC_LOGGING]Flow = *Y
    /[MAGIC_LOGGING]Events = *Y
    /[MAGIC_LOGGING]LogBrowser = *Y
    /[MAGIC_LOGGING]TransCache = *Y
    /[MAGIC_LOGGING]LogSynch = *N
    /[MAGIC_LOGGING]BeginEndMsg = *Y
    /[MAGIC_LOGGING]Gateway = *Y
    /[MAGIC_LOGGING]BackgroundMsg = *Y
    /[MAGIC_LOGGING]ExternalLogFileName = *C:\temp\LOG.TXT(Endereço onde o log será salvo).
    /[MAGIC_LOGGING]LogClient = *Y

Voltar ao início

Como gerar Log pelo Ambiente Magic no Cigam e10

Assim como é realizado o log por adendo, essa opção salva os ajustes diretamente no arquivo Magic.ini. Lembrando que essa opção causa extrema lentidão no sistema, visto que está armazenando todas as ações e comunicações que o Cigam e10 realiza.

Para salva no Magic.ini é preciso avaliar se o arquivo não está com opção somente leitura em suas propriedades, caso esteja marcado é preciso desmarca-lo.

Ao acessar o sistema Cigam e10, deve esperar o mesmo iniciar completamente e em seguida fechar a aplicação clicando duas vezes na opção Fechar Aplicação, até chegar ao ambiente Magic.

No ambiente Magic selecione a opção de Repositório de Logging.

Ao acessar a tela, parametrize os campos conforme necessidade. Pode ser observado que são os mesmos parâmetros utilizados quando se ativa o log por adendo.

Na guia DBMS conforme o banco de dados do cliente, definir o nível do log, geralmente é utilizado a opção Cliente.

Após pressionar o botão ‘OK’ e está parametrizado o log. Ao fechar o sistema Cigam e10 estará salvo a ativação do log. Para disparar a geração de log o sistema deve ser aberto novamente, e realizar a execução até o ponto da inconformidade.

Com o log gerado, essa opção obrigatoriamente precisa ser desativado e salvo no Magic.ini. Para desativar bastar manter o Magic.ini com a opção somente leitura desmarcado e ir até a tela de Logando e alterar todas as opções para NÃO. Sair do sistema para que salve no arquivo Magic.ini e marcar a opção somente leitura.

Voltar ao início