GE - Como Fazer - Atualização CIGAM

De CIGAM WIKI
Revisão de 20h04min de 2 de fevereiro de 2022 por Camila.Oliveira (discussão | contribs) (CGDATA2022 no Magic.ini)

A partir da manutenção de um Plano regular de Atualização do ERP CIGAM, considerando as boas práticas indicadas pela equipe da CIGAM, é possível manter uma ótima experiência de uso da solução, garantindo uma maior e melhor integridade das informações, produtividade nas operações, além de ter ao dispor o que há de melhor e mais novo no sistema.

Além disto, o atendimento do suporte CIGAM é mais ágil e efetivo, uma vez que a equipe de Suporte opera com a versão atualizada, facilita e agiliza a disponibilização de alterações legais e correções do sistema, evitando retrabalhos e custos para os atendimentos e/ou para a entrega de alguma solução já disponível. O processo requer uma sequência para a execução das rotinas de atualização e, como forma de simplificar e dar maior integridade para a operação, existe o Assistente de Atualização que conduz o usuário para a correta realização da atualização do ERP CIGAM.

O que é o Assistente de Atualização?

O Assistente de Atualização tem por função auxiliar na sincronização de informações, criação de objetos de banco de dados e na execução de rotinas necessárias para atualização de uma versão no ERP CIGAM. Para isto, antes de executar o assistente, o usuário deve se certificar que o ambiente está atualizado com todos os componentes que compõem o ERP CIGAM, como arquivos ‘.ecf’, pastas, dll’s e demais objetos necessários para o perfeito funcionamento do ERP.

Qual o PRIMEIRO PASSO para Atualização CIGAM?

O primeiro passo, antes de qualquer alteração ou execução dos processos que envolvem a atualização, é a realização do Backup, especialmente quando a atualização envolve um dos ambientes oficiais do cliente, como Ambiente de Produção, Ambiente de Contingência ou integrações específicas, como as CUSTOMIZAÇÕES.

  • Arquivos: Apoio, ECF, Unipaas/XPA, Magic.ini, Cab, Graficos, CDK, Imagens, Cigam, PAF, Config, Script
  • Extensões: .d, .s, .u, .i, .dll, .zip, .ecf , .exe, .ocx, .rar

Como padrão, são realizadas as cópias de todos os arquivos relacionados na pasta “COPIAS” e dentro desta pasta, é recomendado o uso da nomenclatura “BKP_ATL_DATAATUAL”.

Qual o SEGUNDO PASSO para Atualização CIGAM?

O segundo passo, por padrão, os arquivos são salvos sempre na mesma pasta, depois do download do FTP, que é o seguinte caminho: \\Servidor\CIGAM\CIGAMe11\Atualizae11\VERSÃO.zip


É necessário apagar as dlls, a pasta SCRIPT e a estrutura da pasta CAB exceto a pasta EXCLUSIVO, para evitar que seja compilado algum script antigo para a nova versão e deixar integro o carregamento garantido que não haverá CABS desnecessários e dlls antigas na estrutura. Caso não seja possível fazer a exclusão de dlls ou pasta CAB é indicado fazer o bkp.zip citado no primeiro passo e montar uma estrutura nova com o mesmo nome, trazendo para dentro dessa nova estrutura pastas e arquivos do bkp citados a seguir:

  • Adendos,
  • Imagens (sobrescrevendo diferenças),
  • Relatórios,
  • Modelos,
  • Config,
  • Cópias,
  • Atalhos,
  • Adendos,
  • ECF,
  • Temp,
  • Upload,
  • NFE,
  • Unipass ou XPA (sobrescrevendo diferenças),
  • Exclusivo dentro da pasta CAB.

Isso se faz necessário para manter as customizações e arquivos exclusivos do cliente. Após isso, é possível iniciar a atualização do CIGAM.

Importante: Nenhum usuário deve estar usando o CIGAM no momento da atualização. Isto é fundamental para garantir a integridade, estabilidade e funcionamento da nova versão.


Como iniciar a Atualização CIGAM?

Através de utilidades localizado na barra de topo do CIGAM, em aplicações é possível acessar o programa Abrir aplicações possibilitando a abertura do Atualiza Cigam, outra forma de acessar diretamente a aplicação é através do ícone de acesso ao sistema, basta incluir a chamada do ecf no ícone de acesso conforme exemplo abaixo:

  • /StartApplication=%CIGAM_INSTAL%CGAtualizacao.ecf


Atualizacao

Como executar a Atualização CIGAM?

Após Login, caso o ambiente esteja com os arquivos de uma nova versão, é emitida a seguinte mensagem:

  • Foi identificada uma versão mais nova para atualização. Deseja atualizar agora?

Ao confirmar a mensagem é aberto o Assistente de atualização, indicando alguns pontos para seguir na atualização conforme imagem:

Assistente

Ao clicar no na opção 'Verifiquei os itens acima e desejo prosseguir com a instalação' é iniciando o processo de atualização, caso exista alguma interrupção ou falha no meio do processo é possível retomar a etapa em que se estava atualizando anteriormente ou então recomeçar conforme imagem a seguir, essa opção está disponível a partir da versão CIGAM 211013RC.

Assistente_retomar

Como os acessos externos são criados na Atualização CIGAM?

Os usuários para acessos externos são criados assim que é aberta a aplicação, esses por sua vez nascem com o código de usuário com um Hashtag (#) na frente com um sequenciador numeral, com o nome composto de Hashtag (#) P + Funcionalidades seu tipo de acesso como Web, não sendo possível alterar os campos: código, usuário, nome, senha e tipo de acesso.

Após ser executado todo o processo de atualização é atribuído no usuário para acesso externo seus direitos, deixando já usual o primeiro acesso via portal.

Como ativar a utilização de sequences em banco MSSQL?


Esse recurso foi liberado a partir da versão 211004.a, para isso é necessário acessar a aplicação CGAtualizacao.ecf - Utilitários - Atualização - Manutenção de Arquivos - Ativar/Desativar sequences MSSQL.
Caso não exista os objetos abaixo indicados será emitida uma mensagem orientando a atualização.
      * CGPR_GERA_SEQUENCE
      * CGPR_DESATIVA_SEQUENCE
      * CGFC_TIPO_SESSAO_SEQUENCE

MAGIC_PRINTERS no Magic.ini

Os arquivos de impressora utilizados na geração de arquivos para envio a instituições bancárias, assim com arquivos legais, devem constar informados na sessão MAGIC_PRINTERS do Magic.ini.
Na aplicação de Atualização CIGAM, onde ocorre a criação de nomes lógicos essenciais para o uso do CIGAM, é feita a verificação de existência das printers ou a criação das que não existirem. Além da existência da printer no Magic.ini, verifica-se o arquivo para onde está apontando a printer existe e caso não exista, deve ajustar para o local correto.

CGDATA2022 no Magic.ini

Os ambientes que precisam utilizar tabelas que passarem por alteração de estrutura/aumento no tamanho de campos como é o caso agora para Ordens e Itens de Ordem de Serviço, deverão utilizar o nome lógico %CGDATA2022% para que os projetos façam uso do CGData diferenciado.

A criação do nome lógico nos ambientes CIGAM e sua respectiva tradução deverá ocorrer de forma manual e somente em clientes que precisarem utilizar os campos com tamanho aumentado.

Na aplicação CIGAM Atualização deve ser possível executar as alterações de estrutura tanto manualmente quanto pelo Assistente de Atualização, somente quando existir o nome lógico %CGDATA2022% e sua tradução indique o uso do CGData2022.ecf.