EX - Como Fazer - CIGAM Coletor
Índice
- 1 Como Fazer - CIGAM Coletor
- 1.1 Quais os pré-requisitos para utilizar o CIGAM Coletor?
- 1.2 Quais os modelos e características do Cigam Coletor?
- 1.3 Quais são os tipos de materiais suportados nas rotinas do Cigam Coletor?
- 1.4 Como realizar o acesso ao Cigam Coletor?
- 1.5 Como realizar a Consulta de Localização no CIGAM Coletor?
- 1.6 Como realizar Transferência de Localização no CIGAM Coletor?
Como Fazer - CIGAM Coletor
A ferramenta Web Cigam Coletor tem o objetivo de aumentar a produtividade nos processos rotineiros em seu ramo empresarial, proporcionando além da agilidade, a garantia de integridade de suas informações, em tempo real. A solução apresenta quatro funcionalidades que serão detalhadas neste documento, elaborado para que o usuário final possa ser orientado caso surja alguma dúvida a respeito da utilização do Cigam Coletor.
As funcionalidades do Cigam Coletor são as seguintes:
- Consulta de localização
- Transferência de localização
- Balanço
- Separação de Entregas
Quais os pré-requisitos para utilizar o CIGAM Coletor?
O usuário cadastrado no Cigam poderá se logar e visualizar todas as opções do menu:
- Consulta Localização
- Transferência de Localização
- Balanço
- Separação de entregas. São necessários os seguintes direitos:
- a) Para acessar a tela de Transferência de Localização o usuário precisa ter direito de Criar Movimentos de Estoque (ESMOVTO_C).
- b) Para acessar a tela de Balanço usuário precisa ter o direito de Rotinas Operacionais do Gestão de Materiais (MNESROTOPE).
- c) Necessária implementação do Logística e Distribuição para geração da Entrega.
- d) Para acessar a tela de Separação de entregas o usuário precisa ter o direito de Rotinas Operacionais do Logística (MNEXROTOPE) e o direito de Criar Movimentos de Estoque (ESMOVTO_C).
Além dos direitos também são necessárias as seguintes ferramentas e parametrizações do ambiente:
- a) Internet explorer
- b) Ambiente web parametrizado com IIS
- c) Licença Interprise Server(UniPaas Broker)
- d) DLL’s: Mgrqispi.dll
- e) Ecf do CGColetor
- f) Instalar o HTML 5 (modelo Intermec CN50) para ter responsividade correta
Quais os modelos e características do Cigam Coletor?
- Wireless;
- Tela touchscreen
- Sistema operacional Windows CE
Modelos de coletores:
- Intermec CK31
- Intermec CN50
- Motorola MC3090
- Motorola MC32N0
- Honeywell Dolphin 7600
Quais são os tipos de materiais suportados nas rotinas do Cigam Coletor?
O Cigam Coletor permite que sejam utilizados materiais com controle de lote e materiais simples, não contemplando configurador, especificações, número de série e numeração.
Como realizar o acesso ao Cigam Coletor?
Para acessar a rotina é necessário a identificação, para isso é aberta a tela de “Login”, no qual será solicitado o preenchimento dos campos “Usuário” e “Senha”.
A tela de início contém o menu principal da rotina, é nela que estará os indicadores de cada funcionalidade, para acessar cada opção do menu basta estar com o cursor posicionado em uma das opções e selecionar a ação desejada.
No menu principal, também é informado o usuário que está logado.
Como realizar a Consulta de Localização no CIGAM Coletor?
A rotina de consulta de localização permite ao usuário saber em qual centro de armazenagem seu material se encontra, também obtendo a informação de quantidade do material consultado, Unidade de Negócio, data de validade e lote, caso possua esse controle.
- 1) Selecionar a opção de consulta de localização.
- 2) Leia o código de barras ou digite o código reduzido do material.
- 3) Materiais:
- Sem controle de Lote: Para este caso basta executar o passo um e dois.
- Com Controle de Lote:Para esse tipo de material, após realizar o passo dois, será aberta a seguinte tela:
Para visualizar mais informações a respeito dos lotes, clique no botão destacado, você será direcionado para uma nova tela, na qual será possível visualizar um maior detalhamento sobre o material.
Caso o material não possua saldo em estoque, o usuário será informado com a seguinte mensagem, após realizar a consulta:
Se necessário voltar ao menu principal, basta clicar na seta, localizado no lado superior esquerdo:
Como realizar Transferência de Localização no CIGAM Coletor?
A rotina de Transferência de localização tem o objetivo de mover um material que se encontra em um determinado C.A (Centro de Armazenagem) para outro C.A desejado, gerando, consequentemente, movimentos de estoque de transferência.
A rotina de Transferência de localização, possui uma validação quanto ao parâmetro “C.A. de itens alocados”, o centro informado neste campo irá bloquear que sejam realizadas transferências deste local de origem, para que uma vez separada entrega e consequentemente atrelada a um lote, não fosse mais possível retirar este lote para outras operações.
Quais são os passos necessário para realizar a transferência de localização?
- 1) Selecionar a opção desejada em tela.
- 2) Após, devem ser parametrizadas as movimentações, clicando no botão de parâmetros e informando a Unidade de Negócio, o Tipo de Operação e o C.A de itens alocados, que não deverá constar na transferência.
A tela de parâmetros da transferência de localização não possui bloqueio para edição dos dados, sendo assim, caso equivocadamente o usuário informe outro centro que não seja o centro de faturamento será possível realizar a transferência do lote desde que haja saldo físico, conforme parametrização da configuração ‘ES - GE - 38 - Avisar/Bloquear quantidade insuficiente no movimento’.
A fim de evitar que tal situação ocorra, as seguintes validações foram realizadas no programa de transferência de localização no Coletor:
Ao informar material +lote + quantidade ou ler a etiqueta que contém estes dados, será avaliado se o lote lido está contido em alguma entrega com situação aberto/separada, caso esteja, será bloqueada a transferência.
Será exibida mensagem ao usuário para que ele saiba que a transferência foi bloqueada e a qual entrega, o lote está vinculado.
- 3) Após isso é necessário clicar na seta para voltar à tela anterior e ler o código de barras ou informar o reduzido do material que deseja movimentar, informe também o C.A para onde esse item será movido, o lote deve ser informado caso também possua controle. Depois disso pressione “Enter”, porém, caso haja saldo do material em mais de um C.A, é preciso informar de qual o item deve ser retirado, parar sobre o campo quantidade e pressionar “Enter” para que seja transferido.
O centro de armazenagem escolhido na tela dos parâmetros não será considerado para a transferência, pois o sistema analisará que esse estoque já está reservado.
Através da “Consulta de Localização” é possível acompanhar a movimentação que foi realizada.
No programa de Movimentos Estoque, é possível visualizar os movimentos criados de acordo com a movimentação feita anteriormente.
Na tela de movimentos do Cigam, é criado um movimento de transferência, com os dados inseridos nos parâmetros da transferência de localização. Esses movimentos serão diferenciados pela descrição ‘Movimento criado via rotina de transferência de localização.















