GF Lançamentos

De CIGAM WIKI
Revisão de 17h04min de 18 de dezembro de 2019 por Alan.campos (discussão | contribs) (Pessoas/Empresas)

Finanças > Gestão Financeira > Movimentos > Lançamentos

Lançamentos

Este cadastro concentra todo gerenciamento das informações financeiras, que são geradas automaticamente a partir de movimentações financeiras geradas por qualquer módulo CIGAM. O lançamento financeiro criado armazena as informações de sua origem e finalidade.

Principais informações armazenadas:

 Unidade de Negócio
 Datas
 Documentos (número de nota / duplicata)
 Previsão
 Contabilizar
 Histórico / Complemento
 Conta Financeira / Contábil
 Valor / Índice
 Empresa
 Tipo de Pagamento / Portador
 Juros / Multa / Desconto
 Usuário Criação / Modificação
 Origem (Contrato, Nota, Pedido...)
 Remessa enviada, Boletos/Duplicata Impressa
 Autorização (Controle de Verbas)
 Número Lançamento Contrapartida e Original

Informações sobre datas:

Data: a data representa a informação principal do lançamento financeiro e corresponde sempre à data contábil/fiscal, sendo sua representação dependente do tipo de lançamento envolvido. Em lançamentos que representam uma nota fiscal de entrada (contas a pagar) a data identifica a data da efetiva entrada das mercadorias, esta informação é alimentada automaticamente a partir do campo 'Data de Entrada' da nota fiscal de entrada, quando os títulos são originados de uma nota do módulo Compras ou Escrita Fiscal. Nos lançamentos de notas fiscais de saída (contas a receber), a data corresponde sempre a própria data de emissão da nota fiscal, sendo, portanto, reproduzida no campo 'Data de Emissão' do lançamento financeiro. Nas liquidações de títulos a data representa a data da efetiva liquidação (pagamento ou recebimento) do título. Importante: esta data não deve ser confundida com a data de digitação (entrada) do lançamento financeiro, a data de digitação do lançamento é automaticamente alimentada pelo sistema no campo específico chamado: 'Data de Criação' que fica na guia 'Complemento' do lançamento financeiro.

Data de Emissão: representa a Data de Emissão constante no Documento fFscal envolvido, no caso de Vendas (Contas a Receber) é sempre igual à 'Data'.

Validação de Datas: o sistema valida o campo Data de Vencimento Original em relação à Data nos Lançamentos Financeiros seja na criação ou modificação do mesmo.

É verificado se o Vencimento Original é menor que a Data do Lançamento. Neste caso procede conforme a configuração GF GE 2405 - Validar vencimento original menor que a Data, conforme seguem valores:

Não validar: a rotina desconsidera esta validação.

Avisar: apenas será emitida a mensagem 'Vencimento Original menor que a Data do lançamento', sendo assim, não bloqueia o processo.

Bloquear: a rotina bloqueará o processo, exigindo a alteração do vencimento após emitir a mensagem 'Não é permitido informar Vencimento Original menor que a Data do lançamento. Favor ajustar o vencimento'.

Tela Principal Lançamento Financeiro


Tela Principal Lançamento Financeiro

Tela_nova_lancamento


Restrições

Quando se tratar de um Lançamento referente ao Saldo Inicial de Portador, ao tentar modificar o Lançamento e o portador ter Data para Saldo Inicial, será indicada uma mensagem de alerta.


Mensagem Alerta Saldo Inicial

Mensagem_Saldo_Inicial


Descrição dos Campos Cabeçalho

Unidade de Negócio: o sistema informa neste campo a Unidade de Negócio Padrão que foi informada na configuração do módulo Gestão Financeira. Caso queira alterá-lo basta informar o código ou teclar F5 para acessar a pesquisa do cadastro de Unidades de Negócio.

Lançamento: este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, quando você terminar de cadastrar o lançamento. Para criar ou alterar o código inicial, acesse o Gestão Financeira, Parâmetros, opção ‘Último Lançamento’ para cadastrá-lo, mas somente o usuário que possuir o direito GERENTE FINANCEIRO poderá ter acesso a este programa.

Datas

Vencimento Original: informe a data do vencimento original, o mesmo será usado para inicializar a data de vencimento (próximo campo). Este campo será utilizado quando forem considerados os juros de atrasos no pagamento, o sistema não calculará os juros se o pagamento for efetuado no prazo (tolerância) e, caso o pagamento seja efetuado após o prazo tolerável, serão aplicados os juros desde a data do vencimento original. Exemplo: Caso o vencimento original seja em um sábado, o vencimento será no primeiro dia útil, isto é, na segunda-feira, a tolerância será calculada sobre a data do vencimento, mas os juros sobre o vencimento original.

Modalidade: esta opção apresenta quatro modalidades:

  • Prazo: esta opção apenas não permitirá que o Vencimento Original seja inferior a Emissão e no momento em que for gerado as duplicatas, o campo será inicializado com o dado contido no campo Modalidade do Botão <Prazos> do Cadastro de Condição de Pagamento.
  • Vista: quando utilizado o campo Vencimento Original será sempre igual ao campo Emissão dos Lançamentos.
  • Apresentação para esta opção o Vencimento Original ficará 00/00/0000 e não será calculado automaticamente no momento da liquidação: os juros, desconto e multa.
  • Entrada: quando utilizado o campo Vencimento Original será sempre igual ao campo Emissão dos Lançamentos.

Pagamento:este campo é atualizado pelo dado selecionado no campo "Modalidade de Pagamento" do cadastro de Históricos. Atente que os cálculos de juros, descontos, multa e correção monetária serão feitos com base na informação deste campo. As opções são: "Exato": vencimento igual ao vencimento original. Os dias de atraso são baseados no vencimento original e o juro é calculado se o atraso menos a tolerância for maior que 0, conforme dias atrasados; "Anterior": vencimento no primeiro dia útil anterior ao vencimento original, caso esse seja em final de semana. O número de dias de atraso é baseado no vencimento original, mas o título somente será considerado como atrasado se a data de liquidação for superior ao vencimento mais a tolerância. Os juros são calculados se atraso maior que 0, conforme dias atrasados; "Seguinte": vencimento no próximo dia útil após o vencimento original, caso esse caia em final de semana. O número de dias de atraso também é baseado no vencimento original e o título somente será considerado como atrasado se a data de liquidação for superior ao vencimento mais a tolerância. Os juros são calculados se atraso maior que 0, conforme dias atrasados; "Previsto": vencimento serve apenas como previsão do dia de pagamento, todo o controle será efetuado em cima do vencimento original, ou seja, o título somente será considerado como atrasado se a data de liquidação for superior ao vencimento original mais a tolerância.

Vencimento: informe a data de vencimento do título. Caso a data informada seja de um sábado ou domingo, o sistema verificará a informação no campo Pagamento para assim gerar a data de vencimento.

Previsão: quando o Lançamento for criado através de um Pedido ou Ordem de Compra será marcado este campo e, o contabilizado passará para ‘Não contabilizar’.

Histórico

Histórico: informar o Histórico referente a criação do Lançamento Financeiro. Através do Zoom (F5) é possível acessar o Cadastro de Históricos. Através deste parâmetro é possível identificar os Lançamentos, podendo possuir até 3 caracteres, uma descrição, tipo de Lançamento Financeiro, Contabilidade, Modalidade de Pagamento e informações contábeis.
Importante: Ao trocar o Histórico do Lançamento a ‘Pagar’ ou ‘Receber’ e esse possuir Tipo também a Pagar ou Receber, será exibida a seguinte mensagem:

Cadastro de Histórico: Histórico Financeiro

Complemento: campo para preenchimento descritivo para complemento para o Histórico padronizado. Além disso, o sistema permite que se utilize este campo para outras informações que serão utilizadas em rotinas ou situações específicas.
Caso a empresa utilizada na criação do Lançamento Financeiro não estiver cadastrada, é possível utilizar este campo para relacioná-la ao Lançamento.
Em casos emq ue cheques são gerados para Lançamentos que possuem Portador e Empresa em branco, o sistema utiliza as informações que constarem neste campo, até a primeira vírgula, como identificação do favorecido. O que for informado após a vírgula será tratado com o complemento.

Contabilidade: campo ao qual permite indicar qual status do registro referente ao Lançamento Financeiro quando possuir integração com a Contabilidade, ou seja, através deste campo que será possível realizar a contabilização dos registro de Lançamentos e verificar se o status após a contabilização do mesmo.

  • a Contabilizar: quando setado esta opção o sistema considera o Lançamento Financeiro para a Contabilização, sendo passível de contabilizar.
  • Contabilizado: esta opção indica que o registro do Lançamento Financeiro esta "Contabilizado" na Contabilidade.
  • Abertura: esta opção indica que o Lançamento Financeiro é oriundo de Notas Fiscais sendo passível de contabilização pela Nota Fiscal.
  • Não Contabilizar: quando selecionado esta opção tem como finalidade não considerar o registro do Lançamento Financeiro para contabilidade, ou seja, o mesmo não deve ser considerado à contabilizar na Contabilidade.

Importante: este campo somente poderá ser alterado pelo usuário com direito "Gerente Contábil". E somente este usuário poderá excluir Notas com Contabilização do Tipo: "Financeiro” e "Contabilizado".
Quando a configuração “GF – GE – 488 – Integração Contábil” estiver selecionada como “Contábil CIGAM” indica que existe a integração com o Módulo de Contabilidade e, neste caso, as modificações realizadas nesse campo também resultam na exclusão dos lançamentos contábeis neste módulo. Caso esta configuração estiver selecionada como “Nenhum” ou “Outros” esse campo poderá ser modificado livremente sem a integração com a Contabilidade.

Tipo: este campo é utilizado para identificar o tipo do Lançamento, o sistema apresenta o tipo que foi definido no cadastro do histórico (consulte Cadastro de Históricos Histórico Financeiro, para maiores informações).

Tipos disponíveis:

  • Receber: valor aberto a Receber, não liquidado.
  • c Recebido: Lançamento Original a Receber já liquidado (meramente histórico).
  • Pagar: valor aberto a Pagar, não liquidado.
  • d Pago: Lançamento original a Pagar já liquidado (meramente histórico).
  • Entrada: Lançamento efetivo de liquidação (Entrada de valor)
  • Saída: Lançamento efetivo de liquidação (Saída de valor).


Após o cadastro do Lançamento Financeiro, o sistema não permite alterar o tipo do Lançamento, sendo alterado apenas pelo próprio sistema através das rotinas de liquidações de títulos.
Para voltar ao status original do Lançamento, é necessário excluir os correlatos das liquidações.

Situação: este campo indica a situação do Lançamento. É sugerida conforme o Histórico informado no Lançamento ou mesmo setada manualmente na criação.
Os lançamentos do Tipo Receber e Pagar são sempre criados com situação em Aberto, já os demais que representam liquidações podem ser:

Bonif./Desc./Tarifa: Lançamento de Bonificação, desconto concedido ou Tarifa.

Cartório: liquidado em cartório.

Devolvido liquidado com cheque devolvido.

Executado: liquidado por execução judicial.

Inadimplente: inadimplente, pagamento improvável.

Juros/VM/Multa: lançamento de juros, valor monetário ou multa.

Liquidado: liquidado simples.

Protestado: liquidado depois de protestado.

Unificado: lançamento unificado para pagamento em conjunto.

Vale/Adiant.: lançamento de adiantamento de/para outra empresa (a fornecedor ou de cliente). Se for a fornecedor o lançamento deverá ser do Tipo Saída, se for de cliente será Receber.

Retenção: Lançamentos a Pagar ou Lançamentos de Saída, é criado ao pressionar o botão ‘Retenção’ e ao informar o percentual de retenção e os demais dados.

Saldo Inicial: gerado a partir da rotina Transporta Saldo Anterior. É utilizado quando você necessitar informar o saldo inicial de cada portador. Ao executar a rotina Movimentos de Caixa, o sistema buscará o lançamento com situação Saldo Inicial, além de todas as entradas e saídas do mês até o dia anterior ao da execução desta rotina.

Pessoas/Empresas

Empresa: campo para informar o código da Empresa à qual deseja criar o Lançamento. Utilize o recurso Zoom (F5) para acessar o Cadastro de Empresas.

Cobrança: campo para informar o código da Empresa referente a Cobrança (no caso de Lançamentos a Receber) ou da Empresa Nominal (no caso de Lançamentos a Pagar) que receberá ou será cobrada para o Lançamento Financeiro.

Sacador/Avalista: poderá ser modificado se estiver em Modo "Criar" ou ("Lançamento anterior estiver nos Limites" ou "Permite Alterar Lançamento anterior fora dos Limites"). Visível se "Não tiver direitos de Auto-Autenticar" ou conter "Direitos de Programador".

Ordem: poderá ser modificado se estiver em Modo "Criar" ou ("Lançamento anterior estiver nos Limites" ou "Permite Alterar Lançamento anterior fora dos Limites"). Visível se "Não tiver direitos de Auto-Autenticar" ou conter "Direitos de Programador".