PC Ordens de Produção
Manufatura > Programação e Controle de Produção >
Movimentos >
Ordens de Produção
Ordens de Produção
Ao entra na Ordem de Produção, será aberta a tela de pesquisa dinâmica do programa. Deve-se utilizar os filtros para buscar uma ordem de produção específica e clicar em pesquisar para avaliar a mesma ou modificar, para modificar a mesma. Caso queira criar uma ordem de produção deve-se usar o botão criar.
Tela de Ordens
Nesta tela de movimentos, você poderá obter consulta completa, cadastro e manutenção de Ordens de Produção. Pode-se realizar qualquer manutenção em uma OP, trocar item, quantidade, desde que não tenha lista de materiais para a OP, e prazo inicial. Prazo programado pode ser trocado livremente.
Ao ser alterada a quantidade da OP e esta OP contiver recursos ou demandas inseridas o sistema irá perguntar ao usuário se deseja ou não manter estas inserções. Esta funcionalidade é somente para demandas e recursos inseridos e não modificados.
Pode-se criar uma OP manualmente, informando os dados necessários e, caso este item da OP possuir filhos que serão produzidos, o sistema perguntará se você deseja gerar OP's para os mesmos.
Caso esteja com a configuração PC - MP - 2998 - Atualizar os movimentos de estoque com a empresa da OP, Com esta opção marcada ao criar movimentos de estoque através do leitor de movimentos de produção, caso não tenha empresa informada na tela, será utilizada a empresa da ordem de produção, caso não tenha empresa na ordem, o movimento ficará sem empresa.
Grupo Ordem
TG: neste campo deve informar a TG para a ordem de produção.
U.N.: neste campo deve informar a unidade de negócio da ordem de produção. Somente permitida alteração caso não exista nenhuma leitura na ordem de produção.
Usr.: neste campo será gravada a sigla do usuário de criação da ordem de produção.
Dt. Criação: neste campo será gravada a data de criação da ordem de produção.
Hora Criação: neste campo será gravada a hora de criação da ordem de produção.
Liberação: neste campo será gerado um número sequencial, que pode ser editado em modo criar. Caso a ordem de produção seja criada via pedido, este campo recebe o número do pedido.
Sequência: neste campo será gerado um número sequencial, que pode ser editado em modo criar. Caso a ordem de produção seja criada via pedido, este campo recebe o número do item do pedido.
OP: neste campo será gerado um número sequencial para a ordem de produção.
Campo OP Pai: neste campo o sistema informa de forma automática, se houver, a ordem de produção do item que contém o material da OP pesquisada, ou seja, seu “Pai”. A hierarquia que determina quem é o “Pai” e quem é o “Filho” é determinada pela engenharia do material. Caso as OPs sejam geradas pelo MRP, não haverá ‘OP Pai’.
Caso uma das OPs da estrutura seja excluída, todas as OPs que possuem esta OP excluída como pai, terão seu vínculo desfeito.
Campo OP Principal: neste campo o sistema informa de forma automática, se houver, a ordem de produção que gerou esta OP, não é necessariamente a engenharia “Pai”, mas sim a OP do material que possui em sua estrutura o material, ou seja, a OP principal é a OP do material que contém toda a estrutura da engenharia. Caso não exista esta OP, o sistema preencherá com o número da própria OP. Várias ordens de produção poderão ter a mesma ‘OP Principal’.
Caso uma das OPs da estrutura seja excluída, todas as OPs que possuem esta OP excluída como principal terão seu vínculo desfeito.
Empresa: neste campo deve informar a empresa que será gravada nos movimentos do material.
Situação: define a situação da OP. Ele é inicializado como 'Firme' até a confirmação da quantidade da OP que atualizará a situação para ‘Liberado’ quando não possuir recurso para alocar. O campo possui também outras variações:
Liberado: a OP está liberada para produção e será considerada pelo MRP.
Firme: quando a OP depende da alocação de recursos (o tratamento desta alocação será realizado pelo módulo Carga Máquina).
Suspenso: quando a OP é lida parcialmente e manualmente é suspendida (através do botão ‘Situação’ na tela da OP), para não permitir novas leituras até sua liberação. A OP suspensa será vista pelo MRP.
Cancelada: a OP é cancelada manualmente (através do botão ‘Situação’ na tela da OP), por não ter mais necessidade. A OP cancelada não será vista no MRP e não permitirá ser movimentada ou modificada manualmente.
Encerrada: a OP é encerrada quando sua leitura já foi concluída. A OP encerrada não será vista no MRP e não permitirá ser movimentada ou modificada manualmente.
Manualmente Encerrada: a OP encerrada manualmente (através do botão ‘Situação’ na tela da OP) quando sua movimentação foi feita manualmente e não tem mais a necessidade da movimentação pela OP. Não vai ser mais visto pelo MRP, não permite nova leitura e nem modificação manual.
Análise de Capacidade: utilizado pelo Carga Máquina para simular capacidade de produção. Não tem interferência no MRP, nem suas demandas.
Lista de Materiais: neste campo é preenchida a lista de materiais, quando gerada pelo programa Gerar Lista de Materiais. Este campo é informativo e não pode ser editado.
Material: neste campo deve ser informado o material que será produzido.
Reparo: este campo deve ser marcado quando criada uma ordem de produção do tipo reparo. Este campo só pode ser modificado em modo criar. Campo sempre inicializara desmarcado e somente será possível alterar o mesmo em modo criar. Tem por finalidade realizar reparos no produto produzido. Sempre terá como insumo ele mesmo, e irá permitir inserções de demais insumos/processos manualmente, mesmo com a configuração PC - GE - 2549 - Ativar controle de substituição de demandas na produção marcada.
Não é permitido marcar este checkbox caso material possua em sua engenharia um processo externo.
Mais informações sobre este campo pode encontrar no manual Como Fazer – Ordem de Reparo.
U.M.: este campo mostra a unidade de medida do material a ser produzido.
Produção Lida: este campo indica se já houve pelo menos uma leitura nos movimentos de produção.
Engenharia de Serviço: este campo informa se a engenharia do produto informado é uma engenharia de serviço.
Especif1 ou Identificador: visível se a configuração CP - GE - 339 - Utilizar configurador de produto estiver marcada e Configuração do Material diferente de branco ou Configuração ES - GE - 4 - Utilizar especificação 1 estiver marcada e Controle da Especif1 igual a 'Estoque'.
Especif2: visível se a configuração ES - GE - 5 - Utilizar especificação 2 estiver marcada e Controle Especif2 igual a 'Estoque' ou igual a 'Independente'.
Especif3: visível se a configuração ES - GE - 6 - Utilizar especificação 3 estiver marcada e Controle Especif3 igual a 'Estoque'.
Numeração: visível se o campo Utiliza Grade do material estiver igual a 'Ambas' ou igual a 'Numeração'. A busca da informação da numeração irá ocorrer conforme configuração PC - OP - 3031 - Método de exibição da pesquisa de Numeração, se marcada a opção Todas: exibe todas as Numerações ativas para o Material, se marcada a opção Grade Padrão: exibe apenas as Numerações da Grade padrão informada no cadastro do Material.
Lote: visível se o campo Utiliza Grade do material estiver igual a 'Ambas' ou igual a 'Lotes'.
Prazo Progr.:' neste campo deve ser informado o prazo para entrega do produto no cliente.
Iniciar: neste campo deve ser informado o prazo para iniciar a produção da ordem de produção.
Fábrica/Esteira: neste campo deve ser informada a fábrica/esteira da ordem de produção.
Mensagem: neste campo irão aparecer mensagens do MRP, informando se deve postergar. Antecipar ou cancelar a ordem de produção.
Gerou Talão: neste campo o sistema irá informar com Sim ou Não se foi gerado talão para esta ordem de produção.
Origem Retrabalho: visível se OP Origem Perda diferente de zero.
Gerou Resíduo: se ordem de produção gerou resíduo este campo ficará marcado. Para maiores informações sobre geração de resíduo acessar o manual Como Fazer - Geração de Ordens de Produção de Resíduo.
Qtde. quebra: neste campo deve ser informado a quantidade de quebra utilizada nesta ordem de produção para contemplar os tempos do Carga Máquina. Este campo somente estará visível se marcada a configuração PC - MP - 1969 - Leitura de talões com base nas alocações do Carga Máquina.
Grupo Quantidades & Produção
Grupo Quantidade
Quantidade Solicitado: neste campo deve ser informada a quantidade que será produzida na ordem de produção.
Quantidade Fabricado, Defeito e Perdido: neste campo sistema irá preencher conforme vão sendo realizadas as leituras no leitor de ordens de produção.
Grupo Peças
Solicitado: neste campo deve ser preenchida a quantidade de peças que serão produzidas na ordem de produção, somente para clientes que controlam a leitura por peças.
Fabricado, Defeito e Perdido: neste campo sistema irá preencher conforme vão sendo realizadas as leituras no leitor de ordens de produção.
Grupo Movimentos
Botão Fabricado: ao clicar neste botão serão exibidos os movimentos de produção. Botão somente habilitado caso houver uma leitura de fabricado na ordem de produção.
Botão Inspeção: ao clicar neste botão será aberto questionário cadastrado na aba PCP no cadastro de materiais.
Botão Movimentos: ao clicar neste botão será aberta tela que mostrara os movimentos realizados no talão em questão.
Botão Defeito: ao clicar neste botão serão exibidos os movimentos de produção. Botão somente habilitado caso houver uma leitura de defeito na ordem de produção.
Botão Perdido: Ao clicar neste botão serão exibidos os movimentos de produção. Botão somente habilitado caso houver uma leitura de perdido na ordem de produção.
Botões
Botão Acomp.
Botão Acomp.: ao clicar neste botão será aberta a tela de acompanhamentos do Cigam. Esta informação poderá ser impressa no relatório de ordem de produção.
Botão Gerar Req/Sol
Botão Gerar Req/Sol: permite gerar solicitação ou requisição a partir das demandas da OP. Este botão somente estará habilitado caso a OP não esteja encerrada ou manualmente encerrada.
Somente usuários com direitos de criar requisição/solicitação poderão gerar. Ao clicar no botão Gerar Req/Sol será apresentada a seguinte tela:
Campos
Unidade de Negócio: Obrigatório preenchimento. Sugere a mesma da UN da OP com possibilidade de alterar.
Cliente: Opcional preenchimento. Sugere a mesma empresa da OP com possibilidade de alterar.
Tipo de Operação: Obrigatório o preenchimento. Tem validações diferentes conforme o tipo a gerar:
Requisição: valida o tipo espécie de estoque deve ser SAÍDA (cfe tipo, transferência ou nula)
Solicitação: valida o tipo espécie de estoque deve ser ENTRADA (cfe tipo ou nula)
Centro de Armazenagem: Obrigatório preenchimento. Sugere o CA da config ES - GE - 37 - Centro de Armazenagem Padrão, caso não tenha, obriga a informar.
Requisição: valida o CA para que as demandas não fiquem duplicadas, ou seja, caso no TO tenha informado um de saída conforme tipo, para que não seja criada demanda geral, deve informar um CA cujo campo válido para planejamento esteja desmarcado.
Solicitação: não há validação, já que solicitação gera ordem geral sempre que o TO for de entrada conforme tipo e CA válido.
Controle: neste campo deve informar o controle que será utilizado na requisição ou solicitação.
Solicitante: neste campo deve informar o solicitante que será utilizado na requisição ou solicitação.
Prazo de Entrega: neste campo deve informar o prazo de entrega que será utilizado na requisição ou solicitação.
A tela de seleção dos itens deve exibir todos os itens que compoem as demandas da OP
Depois de confirmada, apresenta mensagem informando o número da Solicitação ou Requisição gerada.
Depois de gerada, na tela só será possível consultar a solicitação ou requisição;
Botão Confirmar: ao clicar neste botão será gerada a ordem de produção.
Botão Confirmar
Botão Inspeção: abre o Roteiro de Inspeção referente ao questionário informado no campo ‘Quest. Análise/Inspeção’ da guia ‘PCP/Custos’ do cadastro de materiais, do material informado na OP. Somente visível se a configuração PC - MP - 1581 - Inspeção por for igual a 1.
Botão Detalh. Técnico
Botão Detalh. Técnico: abre o Laudo Técnico referente ao questionário informado no parâmetro do material no campo ‘Quest. Detalhamento Técnico’ na guia ‘Engenharia’. Somente visível se configuração PE - GE - 1390 - Habilitar questionário de detalhamento técnico para insumos estiver habilitada.
Botão Engenharia
Botão Engenharia: quando informado um material que possua engenharia o botão será habilitado. Através dele é possível acessar a tela de 'Cadastro de Engenharia'.
Botão Observações
Botão Observações: e possível cadastrar observações para a OP. É permitido apenas digitação de texto livre, sem formatação, permitindo apenas quebra de linha. Caso o sistema esteja configurado para utilizar materiais alternativos e este for gerado e for parcial, será impresso neste campo o material alternativo da OP.
Botão Filtrar Mensagens
Botão Filtrar Mensagens: permite selecionar uma OP a partir de uma determinada mensagem que já tenha sido informada pelo MRP, por exemplo, buscar todas as OP's que tenho que antecipar. Pode-se ainda especificar uma data para o filtro de Antecipação.
Botão Alterar Situação
Botão Alterar Situação: desabilitado quando a OP está ‘Cancelada’, Encerrada’ ou ‘Encerrada Manualmente’. Permite que seja alterada a situação de uma OP, mantendo todos os controles de seus correlatos (talões, demandas, etc). Tipos de situações:
Botões
Liberado: mantém o talão aberto e as demandas a serem consumidas.
Firme: mantém o talão aberto e as demandas a serem consumidas.
Cancelada: altera a situação do talão para concluído. A OP cancelada não permitirá ser movimentada.
Suspenso: quando a OP é lida parcialmente o talão é concluído para não permitir novas leituras até sua liberação.
Encerrado Manualmente: altera a situação do talão para concluído. A OP cancelada não permitirá ser movimentada.
Botão Lotes Demandas: caso existam demandas que possuam lotes, estes podem ser determinados neste botão, onde o lote já deverá existir no estoque para que possa ser informado. Caso não seja informado, o sistema, no momento da baixa, utilizará o método PVPS (Primeiro a vencer - primeiro a sair).


