ES Cria Entradas - Item com Defeito
Suprimentos > Gestão de Materiais >
Rotinas >
Operacionais >
Valorizar Estoque >
Cria Entradas - Item com Defeito
Cria entradas – Itens com defeito
Através desta rotina é possível gerar O.P.s de resíduo para materiais que foram identificados posteriormente como defeituosos, ou através do Leitor de movimentos, onde foi informada alguma quantidade de defeito para a O.P. que está sendo lida.
No campo ‘Saída’ é informado o insumo da nova O.P. (material que será consumido) e no campo ‘Entrada’ é informado o produto novo (material de resíduo que está entrando no estoque) e a ‘Quantidade consumida’ é a quantidade a ser movimentada.
Confirmando o sistema vai gerar uma O.P. e fazer a leitura da mesma. Os movimentos gerados a partir desta O.P. possuem algumas particularidades como, por exemplo, o movimento de entrada de produção vai ter o preço unitário baseado em uma tabela de preço previamente configurada (configuração 'ES - GE - 2325 - Tabela de Preços para entrada de resíduos na valorização'), já para o movimento de saída desta OP, o preço unitário será preenchido com base no preço médio do material.
Ao fazer a leitura de uma O.P. e informado a quantidade de defeito, o sistema solicitará o material para entrada da sucata (quando marcada a configuração 'PC - MP - 2340 - Utilizar conversão de material defeituoso na leitura na OP'). Ao confirmar o material de resíduo, o sistema criará uma OP com processo e área (parametrizado através das configurações 'PC - MP - 2329 - Processo da OP para movimentação de resíduos ou defeitos' e 'PC - MP - 2330 - Área do Processo da OP para movimentação de resíduo/defeito)' para este Item, sendo que o seu insumo será o próprio produto que está sendo produzido e que gerou o defeito.
A diferença entre o preço da tabela multiplicado pela quantidade que está entrando de sucata para o preço do insumo (material produzido como defeito) deverá ser somada ao total custo do movimento de entrada do fabricado (primeiro movimento de fabricação). Se não for encontrado um movimento de entrada para o fabricado, o sistema cria um movimento nulo para a sucata com esta diferença (somente para fins contábeis). Nos dois casos, a quantidade de peças poderá ser convertida para quilos ou quantidade (parametrizado através de configuração 'PC - MP - 2341 - Ao converter material defeituoso para entrada)'.
Tanto pela rotina quanto pelo Leitor de movimentos, serão gerados movimentos de ajuste contábil, se a OP de Resíduo foi gerada através do Leitor, o movimento de ajuste contábil vai ser vinculado a OP geradora de resíduo.
Campos
Descrição dos Campos
Botões
Botão Confirmar: botão para gerar o rotina.
Botão Cancelar: botão para cancelar a geração da rotina.
