LF Estoque dos Materiais (PAF-ECF)

De CIGAM WIKI
Revisão de 13h00min de 23 de julho de 2020 por Andreas.Mello (discussão | contribs) (Grupo Filtros)

Fiscal > Escrita Fiscal > Rotinas > Legais > GIA > GIAS Federais > Estoque dos Materiais (PAF-ECF)

Estoque dos materiais (PAF – ECF)

Rotina para a geração do arquivo contendo a Declaração de Estoque. Esta rotina gera o arquivo conforme o Anexo IV do Ato Cotepe 06/08 para atender o item 8 do requisito VII do PAF-ECF.

Declaração de Estoque

Grupo Filtros

Para buscar o código e a descrição dos materiais vai considerar as configurações 1695, 2013 e 1696 na geração dos arquivos do Estoque dos Materiais e da Tabela de Mercadorias e Serviços do PAF-ECF

Grupo Parâmetros

Geração da assinatura e arquivo para ser enviado

Gerando Assinatura Corretamente

Para gerar corretamente a assinatura digital, favor seguir corretamente.

1 – Instalar os programas:
Observe o fato de que o programa Documentos Auxiliares tem que ter conexão com o programa OpenSSL, logo, se você instalá-lo na sua máquina local (normalmente C:) e está rodando o programa Documentos Auxiliares via WTS, os dois não poderão se comunicar. Recomendo testes instalando o programa OpenSSL na sua partição F:\.
Em “I:\cigam\DOC\Fiscal\ECF\Homologação_ECF\PAF – ECF” copie o arquivo “openssl-0.9.7c-bin.exe” e instale-o em um local onde o CIGAM® possa encontrá-lo. Ao instalar será criada a pasta ‘GnuWin32’, a qual contem a pasta ‘bin’, onde serão salvas as chaves criadas posteriormente.
Em “I:\cigam\DOC\Fiscal\ECF\Homologação_ECF\PAF – ECF” copie o arquivo compactado “eecfc.zip”, descompacte-o (esse pode ser na partição raiz da sua maquina local).

2 – Gerar chave pública e privada:
Para os próximos passos, a seguinte ordem:
- gerar chave privada (ver abaixo);
- de posse da chave privada gerar chave pública (ver abaixo);
Gerando chave privada:
Abra o prompt de comando do Windows (Iniciar -> Executar -> CMD) e localize o diretório onde foi instalado o OpenSSL. Ainda no prompt de comando gere a sua chave privada digitando a seguinte instrução:
“openssl genrsa -out mykey.pem 1024”.
Após executada essa instrução, note que na própria pasta “Bin” aparecerá um arquivo com nome “mykey.pem”. Essa é a sua chave privada.
De posse da chave privada, será gerado a chave pública. Para esse, no prompt de comando digite a seguinte instrução (no mesmo diretório que foi gerado a chave privada):
“openssl rsa -in mykey.pem -pubout -out pubkey.pem”.
Quando essa instrução for corretamente executada, aparecerá um arquivo “pubkey.pem” no mesmo diretório da “mykey.pem” (no nosso caso na pasta Bin).

3 – Gerar Modulus:
Para gerar o modulus, ainda no prompt de comando digite a seguinte instrução:
“openssl rsa -in mykey.pem -modulus -out modulo.txt”.
Quando essa instrução for corretamente executada, note que no mesmo diretório dos dois arquivos anteriores aparecerá o arquivo “modulo.txt”

4 – Gerar o arquivo *.xml do programa eECFc:
Para validar a assinatura no programa eECFc, a empresa em questão deve ter sido “cadastrada” no software. Siga os passos:
- vá ao diretório onde foi instalado o eECFc;
- encontre a pasta “SHouse”;
- faça uma cópia no mesmo diretório de um dos arquivos com extensão XML;
- altere seu nome para o nome da sua empresa;
- edite o arquivo pelo bloco de notas;
- encontre a tag “nome”;
- altere seu conteúdo para o nome da sua empresa:
- encontre a tag “modulo”;
- apague seu conteúdo;
- no arquivo modulo.txt que você gerou copie a informação que começa após o caracter “=” na posição 8 até o caracter [] que vem antes da instrução “-----BEGIN RSA PRIVATE KEY-----”, conforme imagem;