CT Objetos de Contratos

De CIGAM WIKI
Revisão de 13h29min de 13 de dezembro de 2019 por Alan.campos (discussão | contribs) (Objetos de Contratos)

Objetos de Contratos

Todo o contrato deve ter um bem ou serviço envolvido para que o mesmo seja caracterizado como negócio. Utilize este cadastro para informar ao sistema os objetos que estarão sujeitos à geração de contratos para os mesmos. Neste cadastro também serão cadastradas as informações para faturamento.


Cadastro do Objeto do Contrato

Cadastro_Objeto_Contrato


Código do Objeto: informe um código para o objeto de contrato. O código é alfa-numérico, portanto você poderá digitar letras e números, usando-o da melhor forma que lhe convier.

Descrição: informe a descrição do objeto de contrato.

Objeto: Informe a descrição do objeto para fins de geração de relatórios e textos legais.

Valor: informe o valor do objeto a constar do contrato.

Modalidade: Informe se os vencimentos das parcelas referentes a este objeto devem ser:

  • Retroativo: considera o valor da parcela como do período em curso.

Antecipado: este campo influenciará diretamente nos vencimentos, pois considera que o valor da parcela se refere ao período anterior (ex.: contas de serviços públicos, como: Telefone, Energia Elétrica, etc...).

  • Intermédio: será disponibilizado o campo ‘numero de dias vencimento’, onde o novo vencimento será a Data de Emissão da Nota mais o número de dias do vencimento informado no contrato.

Se não for informado o número de dias no contrato para esta modalidade, será mantido o vencimento original da parcela.

  • Pro Rata (retroativo): quando selecionada esta modalidade, os campos Tipo, Natureza, Periodicidade e Controle Periodicidade por item, passam a ficar desabilitados.
 Tipo: será ajustado para ‘1 Mensalidade’;
 Natureza: igual a Cobrança;
 Periodicidade: como a cobrança sempre será no mês seguinte e o cálculo do valor se dá pela quantidade de dias do mês, sempre será ‘1 Mensal’;
 Controla Periodicidade por item: fica desabilitado para esta modalidade devido a ser um tipo de controle que também está atribuído ao item.

Periodicidade: Informe a periodicidade que deve ser usada como sugestão nos contratos em que este objeto for usado. Esta pode ser: "Quinzenal", "Mensal", "Bimestral", "Trimestral", "Quadrimestral", "Semestral", "Anual", "Bianual", "Trianual", "Quadrianual", ou "Quinquenal" (60 meses).

Conta: informe uma conta para que seja associada ao objeto. Esta será apresentada no Cadastro de Contratos por default (como sugestão), no caso de você escolher este objeto de contrato.

Histórico: informe um histórico para que seja associado ao objeto de contrato e seja apresentado como sugestão no Cadastro de Contratos.

Código do Item: informe o Código associado a este objeto. Este código será usado na descrição de item na geração de Notas Fiscais.

Portador de Efetivação: informar portador para efetivação para as Notas fiscais ou movimento financeiros gerados através da efetivação das parcelas.

Seleção Múltipla Efetivação: com essa funcionalidade é possível inserir "N" Portadores que serão utilizados para a efetivação das parcelas do Contrato.

Regra de Busca do Portador por Unidade de Negócio

1ºBusca os dados informados na Seleção Múltiplas:

Condição: se cadastrar um registro para a Unidade ‘Branca’ para um determinado Portador, e o Contrato criado for para uma Unidade de Negócio que não está parametrizado na Seleção Múltiplas, a busca do Portador será do registro criado da Unidade Branca.

2º Busca dos campos ‘Portador Cobrança’ e ‘Portador Previsão’ somente se não conter nada parametrizado na Seleção Múltiplas para a Unidade de Negócio que foi criado o Contrato.

Portador de Previsão Informar portador de previsão para as parcelas do contrato.

Seleção Múltipla Previsão: para previsão também é possível inserir "N" Portadores que serão utilizados para a criação das parcelas a serem geradas. Este portador também é utilizado para as parcelas de liquidação das baixas parciais que ocorrem quando utilizado a funcionalidade da “Múltiplas Notas”.

Regra de Busca do Portador por Unidade de Negócio

1ºBusca os dados informados na Seleção Múltiplas:

Condição: se cadastrar um registro para a Unidade ‘Branca’ para um determinado Portador, e o Contrato criado for para uma Unidade de Negócio que não está parametrizado na Seleção Múltiplas, a busca do Portador será do registro criado da Unidade Branca.

2º Busca dos campos ‘Portador Cobrança’ e ‘Portador Previsão’ somente se não conter nada parametrizado na Seleção Múltiplas para a Unidade de Negócio que foi criado o Contrato.

Índice: informe o índice a ser utilizado para este objeto. Tecle para acessar o cadastro de índices (moedas).

Tipo: informe o tipo de contrato vinculado a este objeto para que seja apresentado como sugestão no Cadastro de Contratos.

Controla Periodicidade por Item: caso esse campo seja selecionado, os Contratos com esse Objetos passam a solicitar a Periodicidade por Item na ‘Parcela Padrão’.

Múltiplas Notas: opção válida somente para registros cuja Natureza for igual “Pagamento” e gerem “Faturamento”. Quando marcada possibilita gerar múltiplas notas para uma mesma parcela do contrato, realizando baixas parciais nesta parcela. Mais informações sobre esta funcionalidade (Como Fazer - Múltiplas Notas Contratos de Pagamento.)

Inverter sequência de busca do Histórico: quando selecionado esta opção, será utilizado o Hitórico do Objeto de Contrato nas parcelas, quando desmarcada, buscará o Histórico da Condição de Pagamento informada no momento da geração das parcelas.

Portador Glosa: informar portador que será utilizado para as glosas aplicadas nas parcelas do contrato.

Tipo de Cobrança: informe o tipo de cobrança do contrato vinculado a este objeto para que seja apresentado como sugestão no Cadastro de Contratos:

  • Data Definida: quando utilizado o valor de padronização será cobrado conforme as datas parametrizadas na capa do Contrato.
  • Umidade: quando utilizado o valor de padronização será cobrado através das tabelas de Entrada ou Saída.

Natureza: informe a natureza do objeto para ser apresentado como sugestão no Cadastro de Contratos.

Valores Fixos nas Comissões: ao selecionar esta opção, os valores de comissões gravados na Parcela Padrão não sofrerão ajustes de base (descontos referenetes à impostos), tanto nas previsões, quanto nas efetivações.

Reserva de Espaço: opção válida para contratos de agronegócio, quando selecionado tem como funcionalidade cobrar a reserva de espaço do cliente mesmo que o cliente não tenha utilizado totalmente o espaço reservado, sendo controlado nas rotinas de efetivação.

Permitir redistribuição de valores de parcela: esta funcionalidade somente válida para Contratos de Pagamento, tem como funcionalidade permitir redistribuir valores de uma parcela entre as demais parcelas do contrato sem alterar o valor total do contrato contratado. Permitindo redistribuir para mais ou para menos.

Dados para Faturamento

Deve Gerar: opção responsável para determinar a geração das parcelas a nível de gerar "Nota Fiscal" (Faturamento), "Lançamento" ou se não deve gerar "nada" (Nenhum).

Tipo de Pagamento: informe o Tipo de Pagamento que será utilizado para este Objeto de Contrato.

Incluir Itens da Parcela na NF: selecione este campo se você deseja incluir os itens adicionados a parcela a qual foi gerada no contrato, caso essa opção não conste marcada será levado somente o item da ‘Parcela Padrão’ para o contrato.

Adiantar Parcelas no Retorno da Cobrança: está opção é utilizada para que no Retorno de Cobrança o Lançamento Financeiro passe para um Lançamento de Entrada/Vale Adiantamento. Esta funcionalidade deve somente ser utilizada para este processo.