GF - Como Fazer - Conciliação Automática (Extrato Bancário Personalizado) variação de Modelos de Lançamentos para mesma Categoria
Índice
O que significa Open Banking?
Open Banking é um conceito relativamente novo na realidade do mercado financeiro brasileiro. Porém, ele tem ganhado cada vez mais atenção em todo o mundo. Traduzido, o termo significa “banco aberto”, mas uma tradução mais precisa seria “sistema financeiro aberto”. O conceito em si trata de algo de simples compreensão. Basicamente, Open Banking é a defesa de que o sistema financeiro adote a tecnologia de forma mais ampla e padronizada, como forma de incentivar e ampliar a oferta e a qualidade dos produtos e serviços financeiros. A base do Open Banking está na premissa de que os dados pertencem aos consumidores. Logo, caso eles autorizem, esses dados devem ser disponibilizados para que eles possam ter acesso a produtos e serviços que forem mais convenientes. Na prática, há um pedido para que as instituições abram suas API’s (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicativos) para que terceiros desenvolvam e aprimorem os sistemas e suas funcionalidades. O objetivo do Open Banking é desenvolver sistemas integrados, que facilitem o controle e transferência de informações de dados, histórico, contas, empréstimos etc. Todo o tipo de produto e serviço oferecido pelos bancos seria integrado de maneira a evitar processos complicados e dispendiosos. À primeira vista, pode parecer que com o Open Banking as informações dos clientes ficarão soltas e desprotegidas. No entanto, os bancos e instituições financeiras ainda serão responsáveis pela proteção de dados sigilosos.
Quais os Módulos necessários para utilizar a Funcionalidade Open Banking do Banco Itaú”?
• Módulo Gestão Financeira;
Quais são as parametrizações necessárias para utilizar a funcionalidade do Open Banking?
Para utilizar esta funcionalidade é necessário possuir o Cadastro do Portador para o Banco do Brasil
Menu > Finanças > Gestão Financeira > Parâmetros > Portadores
Este cadastro é apenas uma demonstração de parametrização:
Acessando o Botão Remessas:
Acessando o Botão Retornos:
Para iniciar a configuração através do “Assistente de Parâmetros do Open Banking”, basta selecionar o botão “Open Banking”:
Menu > Finanças > Gestão Financeira > Parâmetros > Configuração de Bancos
Para dar início ao processo de parametrização, basta selecionar o botão “Avançar”:
Tela Inicial Configuração do Assistente Open Banking:
Para iniciar a configuração é necessário ter em mãos os seguintes dados: (Cliente, Chave de Autorização e Gw-app-Key).
Sem essas informações não será possível dar continuidade na parametrização do Open Banking para o Banco do Brasil.
Etapa 1:
Nesta primeira etapa será listado todos os Portadores cadastrados para o Banco que possuam convênios diferentes.
Deve ser selecionado o Convênio que irá realizar a comunicação com o Banco referente ao Open Banking.
Para continuar, basta clicar o botão “Avançar”:
Etapa 2:
Nesta etapa deve ser selecionado o Portador que será considerado para o envio da Remessa de Cobrança (onde estarão os boletos em aberto) e nesta mesma tela informar o qual Portador será considerado para o Retorno de Cobrança (onde serão liquidados os retornos de cobrança).
Etapa 3:
Uma das mais importantes e que requer um cuidado maior e sigilo das informações nesta parametrização.
Essas informações são disponibilizadas pelo Banco a qual deve ser restrita somente a pessoa responsável pelo setor Financeiro da Empresa.
O assistente tem como objetivo proporcionar que o próprio usuário tenha autonomia para executar esse passo a passo sem necessidade de passar essas informações restritas da Empresa.
Reforçando, mesmo que tenha dificuldades para executar esta etapa, não repasse nenhuma informação relacionado aos acessos dos tokens.
Lembrando que esses dados são confidenciais de uso e exclusivo de cada usuário.
Através dessas informações o sistema em comunicação com o Banco irá gerar suas credenciais para Open Banking automáticamente.
Cliente ID: informar a codificação passada pelo Banco.
Client Secret: informar a codificação passada pelo Banco.
Itaú Chave: informar a codificação passada pelo Banco.
Identificador: informar a codificação passada pelo Banco.
Scope: informar a codificação passada pelo Banco.
Etapa 4:
Nesta etapa o sistema irá buscar automaticamente o Modelo de Relatório Padrão, caso exista no ambiente, facilitando assim todo processo de parametrização e implementação para usuário.
Clicar em "Avançar" para dar seguimento.
Etapa Conclusão:
Esta etapa o sistema possibilita realizar testes no ambiente de homologação, caso queira testar diretamente no ambiente de produção, basta marcar a opção "Alterar o ambiente para Produção".
Após selecionar o botão "Concluir" está finalizado o passo a passo.
Convênio Open Banking Cadastrado
Convênio cadastrado com sucesso.
O que significa a Categoria Open Banking de acesso?
A Categoria Open Banking é uma Categoria que é habilitada mediante a utilização de um Portador parametrizado com as Configurações de Banco Open Banking. A mesma tem como objetivo proporcionar maior agilidade e gerenciamento das atividades relacionadas a Remessa de Cobrança Online.
Categoria Open Banking