FA - Como Fazer - Chave NFe

De CIGAM WIKI
Revisão de 14h36min de 8 de abril de 2020 por Natalia.Pasini (discussão | contribs)

Como é composta a chave NFe?

A chave NFe é um campo de 44 dígitos composto de diversas informações cadastrais conforme a tabela abaixo:

Texto do cabeçalho Texto do cabeçalho Texto do cabeçalho Texto do cabeçalho Texto do cabeçalho Texto do cabeçalho Texto do cabeçalho Texto do cabeçalho Texto do cabeçalho Texto do cabeçalho
Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo
Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo
Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo

Quais os cadastros necessários para gerar a chave NFe?

A chave somente é gerada se a mesma não está informada no campo ‘Chave NFe’ da tabela Complemento Entrada (Campo152 - COCMPENTRADA). Neste caso, a chave será gerada conforme a seguinte regra:

- Modelo de Formulário:
O campo ‘Modelo de Formulário’ da tabela Nota Fiscal (FANFISCAL) ou Entrada (COENTRADA) deve ser “55”, “57” ou “59” (Notas Eletrônicas).

- Tabela Gerenciamento NFe
O registro da Nota Fiscal na tabela de Gerenciamento NFe (FAGERNFE) deve possuir o campo ‘Codigo NFe’ informado (código de 9 dígitos).

Obs.: O ‘Status’ da Nota Fiscal não é considerado durante a geração da chave NFe.

- Código IBGE
O código IBGE deve estar informado no cadastro do Estado (GEESTADO). Nas Notas Fiscais de terceiros (campo ‘Tipo NFe’ (campo40) da tabela Gerenciamento NFe for igual a “T”) será considerado o Estado da Empresa informada na própria NF se não será considerado o Estado da Empresa da Unidade de Negócio.

- CNPJ
O CNPJ deve estar informado no cadastro da Empresa (GEEMPRESA). Nas Notas Fiscais de terceiros (campo ‘Tipo NFe’ (campo40) da tabela Gerenciamento NFe for igual a “T”) será considerada a Empresa informada na própria NF se não será considerada a Empresa da Unidade de Negócio.

- Série Oficial
É obrigatório que o campo ‘Série Oficial’ esteja preenchido no cadastro da Série (FANFSERIE) da Nota Fiscal.

Com todas estas informações preenchidas nos cadastros, a rotina do Sped Fiscal e EFD Contribuições deve conseguir efetuar a consulta dos 43 dígitos necessários para calcular o último dígito (verificador).