Como o rateio contábil e o rateio financeiro/gerencial reagem ao adicionar/Excluir despesas em Outras Des. Aces na NF?

De CIGAM WIKI
Revisão de 17h13min de 5 de dezembro de 2025 por Vaneza.freitas (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

FAQ_CIGAM > FAQ_Contábil > Contábil > Como o rateio contábil e o rateio financeiro/gerencial reagem ao adicionar/Excluir despesas em Outras Des. Aces na NF?

Palavras Chaves

Resumo

Ao informar valores manualmente no campo Outras Des. Aces., após o lançamento da NF o ERP CIGAM recalcula o rateio de acordo com o tipo configurado no documento. Cada modelo de rateio possui um comportamento específico ao receber despesas adicionais.

Como funciona

1. Rateio por item/contábil

As porcentagens previamente definidas são preservadas.

O sistema redistribui automaticamente os valores, mantendo a mesma proporção, agora considerando o acréscimo informado em Outras Des. Aces..

O total aumenta, e cada item recebe sua parcela/valor proporcional ao percentual já cadastrado.

2. Rateio financeiro/gerencial

Os valores originais dos itens são mantidos.

Apenas o último item é atualizado, recebendo o valor adicional ou possíveis arredondamentos.

As porcentagens são recalculadas conforme necessário, sem alterar os valores já informados para os demais itens.