Diário Auxiliar de Fornecedores – O que revisar quando os valores não confrontam com o razão contábil?

De CIGAM WIKI
Revisão de 16h46min de 14 de novembro de 2025 por Vaneza.freitas (discussão | contribs)

FAQ_CIGAM > FAQ_Contábil > Contábil >Diário Auxiliar de Fornecedores – O que revisar quando os valores não confrontam com o razão contábil?


Palavras-chave

Diário Auxiliar. Conciliação contábil. Fornecedores. Saldos financeiros. Dicas. ERP CIGAM.

Contexto

O Diário Auxiliar de Fornecedores é um relatório financeiro, mas amplamente utilizado para conciliação contábil da conta de fornecedores. Ele apresenta o saldo financeiro por fornecedor, considerando documentos, liquidações, ajustes e reclassificações. Quando o relatório não está fechando com o razão contábil, na maioria dos casos a divergência está relacionada a filtros ou parametrizações aplicadas na geração do relatório. Esta FAQ foi criada para ajudar você a revisar rapidamente os pontos essenciais e evitar análises longas e complexas.

O que revisar quando o relatório não fecha?

1. Filtros do relatório

Os filtros são determinantes para o resultado. Uma pequena diferença pode alterar completamente o saldo exibido. Revise principalmente:


Unidade de Negócio


Período (data de emissão x data de competência)


Tipo de Documento


Fornecedor (se gerado individual, grupo ou todos)


Apenas documentos em aberto?


Dica prática: ➡ É comum o relatório gerar divergência quando é utilizado período de emissão, enquanto a contabilidade utiliza competência. Ajuste ambos para o mesmo critério.

2. Movimentos financeiros sem vínculo contábil

O diário é financeiro. Se houver movimentos que não foram contabilizados, o relatório exibirá o saldo, mas o razão não. Revisar em:


Gestão Financeira > Pesquisas


Identifique documentos que estão em aberto, liquidados parcialmente ou não contabilizados.


3. Liquidações que pertencem a outro período

Liquidação feita fora do período do relatório pode parecer “diferença”, quando na verdade está apenas em outro mês. Exemplo clássico: Um título de novembro liquidado em dezembro → o Diário exibe aberto em novembro, a contabilidade já pode ter considerado o ajuste em outro período.

4. Ajustes manuais / lançamentos contábeis diretos

A conta de fornecedores na contabilidade pode conter lançamentos feitos:


Diretamente no contábil


Por rotina de ajustes


Por regularizações internas


Esses movimentos não aparecem no relatório financeiro, mas alteram o saldo da conta contábil.

5. Reclassificações e estornos

Verifique se houve:


Reclassificação de fornecedor


Troca de portador


Estorno financeiro


Reversão de contabilizações


Esses eventos podem mudar o saldo de um lado (financeiro ou contábil) sem afetar o outro.

6. Cadastro do fornecedor

Divergências ocorrem quando o fornecedor é movimentado em mais de um cadastro. Revisar:


CNPJ duplicado


Variação de código


Cadastro errado na rotina financeira


Resumo didático

O Diário Auxiliar de Fornecedores é um relatório financeiro. Ele lista movimentações por fornecedor e, para que feche com a contabilidade, os filtros precisam refletir exatamente o mesmo recorte que o razão contábil. Se você gerou o relatório e ele apresentou diferença: Pergunte-se:


Usei o mesmo período da contabilidade?


Usei data certa (competência x emissão)?


Há movimentos financeiros sem contabilização?


Há ajustes contábeis que não existem no financeiro?


Há liquidações em outro período?


Quase sempre a divergência está nesses pontos.

Materiais complementares (para aprofundamento)

Se quiser, posso acrescentar prints, fluxo visual, ou uma tabela de comparação entre financeiro x contábil para deixar ainda mais didático. Quer incluir?