GE Recurso
De CIGAM WIKI
Revisão de 22h46min de 15 de outubro de 2025 por Camila.Oliveira (discussão | contribs)
Utilidades/Diversos > Genéricos > Cadastros > Recurso
Recurso
O cadastro de Recursos tem como objetivo centralizar o uso de um único registro e uma única Conta Gerencial, facilitando o gerenciamento e controle de recursos - sejam eles materiais, veículos, produtos ou outros itens - independentemente de sua finalidade de uso.
🔸 Campos do Cadastro
- Código: Código identificador do recurso. É gerado automaticamente pelo sistema e não pode ser editado.
- Ativo: Define se o registro está disponível para uso. Quando inativo, o recurso não pode ser selecionado em outros cadastros do sistema. [Versão 250602 c 1]
- Imagem: Permite vincular uma imagem representativa do recurso.
- Descrição: Campo de texto livre para descrever o recurso.
- Material: Campo obrigatório para identificar o material do recurso.
- Todos os registros agrupados ao recurso devem possuir o mesmo material.
- Não é possível alterar o material caso o recurso já possua itens vinculados.
- Especif1: Campo auxiliar para informações adicionais.
- Conta Gerencial: Campo obrigatório. Define a conta gerencial associada ao recurso.
- Todos os registros agrupados devem ter a mesma conta gerencial.
- Este campo possui zoom (F5) para pesquisa de contas gerenciais.
- Não é possível alterá-lo se já houver registros agrupados.
- Observação: Campo livre para observações e anotações sobre o recurso.
- Desconsiderar Disponibilidade: Quando marcado, o recurso não será considerado nas pesquisas de disponibilidade nem poderá ser utilizado em remessas. [Versão 250602 c 2]
🔸 Grupo Agrupamento
- Nesta seção, são definidos os registros vinculados ao recurso. Campos com zoom (F5) para seleção.
- ⚠️ Após a utilização do recurso, não será possível editar os registros agrupados.
- Bem: Permite vincular um bem existente com Conta Gerencial igual à do recurso.
- Produto: Permite associar produtos com mesmo material e conta gerencial do recurso (ou nulos).
- Caso o produto pertença a uma estrutura, apenas o produto pai pode ser vinculado.
- Se o código informado não existir, o sistema exibirá a opção de criação rápida por meio de uma interface simplificada, permitindo informar o cliente e a unidade (UN) do produto.
- O produto criado dessa forma já será automaticamente vinculado ao recurso, utilizando o mesmo material e conta gerencial.
- Para complementar o registro ou realizar edições posteriores, acesse o cadastro de Produto completo. O cadastro simplificado também pode ser acessado diretamente pelo ícone
, localizado ao lado do campo Produto.
- Tipo/Recurso: Permite vincular outros recursos que possuam mesmo Material, Produto e Conta Gerencial (ou nulos).
- Veículo: Permite associar veículos com mesmo Material, Produto e Conta Gerencial do recurso (ou nulos).
- Apenas o veículo principal de uma estrutura pode ser vinculado.
- Caso o veículo não exista, é possível cadastrá-lo rapidamente informando Placa, UF, Município e Proprietário.
- O registro será criado com os dados informados e vinculado automaticamente ao recurso.
- Para complementar o registro ou realizar edições posteriores, acesse o cadastro de Veículo completo. O cadastro simplificado também pode ser acessado através do ícone
, localizado ao lado do campo Veículo. - Se o veículo for criado com placas auxiliares, o sistema marcará automaticamente o campo Atrelado Manualmente.
🔸 Botões e Funcionalidades
- Último Acesso: Exibe informações sobre quem criou e quem modificou o registro, úteis para auditoria e rastreabilidade.
- Regulagem: Permite indicar os itens de regulagem considerados nos apontamentos.
- Confirmar: Salva o registro e avança para o próximo. Caso não haja outro, entra em modo criação.
- Cancelar: Descarta as alterações e fecha a tela sem salvar.
