Quando o vencimento de um boleto cair no final de semana, como parametrizar automaticamente para que ele caia no próximo dia útil?
FAQ_CIGAM > FAQ_Finanças > Gestão Financeira > Quando o vencimento de um boleto cair no final de semana, como parametrizar automaticamente para que ele caia no próximo dia útil?
Palavras-Chave
Lançamento. Vencimento. Final de Semana. Anterior. Seguinte. Boleto. Automaticamente. Dia. Útil. Próximo.
Quando uma fatura esta vencendo e o vencimento não cai em dia útil, tem como o CIGAM automaticamente, colocar o vencimento no dia útil seguinte?
Como fazer para que os vencimentos no ERP Cigam, caiam no próximo dia útil?
Quando o vencimento de um boleto cair no final de semana, como parametrizar automaticamente para que ele caia no próximo dia útil?
Deve-se parametrizar a modalidade de pagamento, que é indicada no cadastro do histórico ou da condição de pagamento. É possível escolher entre:
Exato: Vencimento conforme informado/ calculado;
Vencimento igual ao vencimento original. Os dias de atraso são baseados no vencimento original e o juro é calculado se o atraso menos a tolerância for maior que 0, conforme dias atrasados;
Anterior: Primeiro dia útil anterior ao vencimento.
Vencimento no primeiro dia útil anterior ao vencimento original, caso esse seja em final de semana. O número de dias de atraso é baseado no vencimento original, mas o título somente será considerado como atrasado se a data de liquidação for superior ao vencimento mais a tolerância. Os juros são calculados se atraso maior que 0, conforme dias atrasados;
Seguinte: Próximo dia útil após o vencimento.
Vencimento no próximo dia útil após o vencimento original, caso esse caia em final de semana. O número de dias de atraso também é baseado no vencimento original e o título somente será considerado como atrasado se a data de liquidação for superior ao vencimento mais a tolerância. Os juros são calculados se atraso maior que 0, conforme dias atrasados;
Previsto: Permite informar o Vencimento mesmo em dia não útil (Sábados/Domingos e Feriados) e diferente do Vencimento Original.
Vencimento serve apenas como previsão do dia de pagamento, todo o controle será efetuado em cima do vencimento original, ou seja, o título somente será considerado como atrasado se a data de liquidação for superior ao vencimento original mais a tolerância.
O campo virá automaticamente preenchido com base na parametrização do Histórico Financeiro ou Condição de Pagamento, vai depender se são lançamentos avulsos ou de outras origens:
Para acessar cadastro de históricos, menu Finanças > Gestão Financeira > Parâmetros > Histórico Financeiro.
Para acessar cadastro de Condições de Pagamento, menu Comercial > Faturamento/Pedido > Parâmetros > Condições de Pagamento: