A conta/centro de custo “X” da ECD recuperada aparece com saldo final zero no C155 do mês Y, mas não aparece em nenhum período C150 posterior, nem no plano de contas (I050) da ECD recuperada.

De CIGAM WIKI
Revisão de 19h57min de 1 de julho de 2025 por Vaneza.freitas (discussão | contribs)

FAQ_CIGAM > FAQ_Contábil > Contábil > A conta/centro de custo “X” da ECD recuperada aparece com saldo final zero no C155 do mês Y, mas não aparece em nenhum período C150 posterior, nem no plano de contas (I050) da ECD recuperada.

Contábil > Contabilidade > Rotinas > Legais > SPED - Escrituração Contábil Digital (ECD)

Palavras-Chave

FAQ_CIGAM > FAQ_Contábil > FAQ_ECD > Erro na recuperação da ECD: Conta com saldo zero no C155 não aparece no I050 nem no C150 da ECD recuperada

Contábil > Contabilidade > Rotinas > Legais > SPED - Escrituração Contábil Digital (ECD)


Palavras-Chave

ECD. recuperação ECD. plano de contas I050. C150. C155. conta não aparece. saldo zero. entrega fracionada. erro recuperação. arquivo anterior ECD. validador PVA.

Mensagem apresentada no PVA

Conta/centro de custo "X" da ECD recuperada aparece com saldo final zero no C155 do mês Y, mas não aparece em nenhum período C150 posterior, nem no plano de contas (I050) da ECD recuperada.

O que significa?

O validador do SPED ECD realiza uma validação cruzada entre a **estrutura da ECD atual** e a **ECD recuperada (arquivo anterior)**. Quando essa mensagem é apresentada, o sistema está sinalizando que **uma conta contábil existente na ECD recuperada não está presente na estrutura (I050) da ECD atual**, mesmo que seu saldo final tenha sido zero.

Exemplo prático

A conta 2.1.1.01.03 – Fornecedores Diversos aparece com saldo final R$ 0,00 no mês de janeiro (registro C155) da ECD anterior. Nos meses seguintes, ela não teve movimentação e não aparece mais nos C150/C155. No entanto, **ao gerar a ECD atual**, essa conta **não foi incluída no plano de contas (I050)**, gerando o erro no momento da recuperação.

Causa mais comum

Esse cenário ocorre com frequência em casos de **entrega fracionada da ECD**, ou seja, quando há mais de um arquivo enviado no mesmo ano. Exemplo:

  • O contador anterior foi responsável até 30/09/2024 e entregou uma ECD parcial (de 01/01 a 30/09).
  • A partir de 01/10/2024, o módulo contábil do ERP CIGAM passou a ser utilizado.
  • A ECD de 01/10 a 31/12 foi gerada no CIGAM e recuperou a ECD anterior, como exige o PVA.
  • A conta existia no primeiro arquivo, com movimentação encerrando com saldo zero, mas não teve mais movimentos no segundo período.

Se no plano de contas (I050) da ECD atual não constar essa conta, o validador acusará que a conta não é reconhecida, pois entende que a estrutura do plano mudou sem mapeamento.

Solução recomendada

Como o problema está na ausência da conta no I050 da ECD atual, **o ajuste pode ser realizado diretamente no PVA da ECD**, informando o De/Para ou ajustando a estrutura da conta para coincidir com a ECD anterior. ⚠️ Em situações recorrentes de entrega fracionada, recomenda-se especial atenção ao plano de contas (I050) e ao registro I157 (De/Para entre planos), caso tenha ocorrido alteração de estrutura entre os períodos.

Links de apoio