MI - Como Fazer - Gerar e utilizar a OS de manutenção planejada agrupando planos em um único item de OS
Gerar e utilizar a OS de manutenção planejada agrupando planos em um único item de OS
Tendo em vista consolidar as manutenções realizadas de um mesmo produto em uma única OS/item, facilitando a administração de diversas manutenções.
Para gerar executar a rotina que cria OS’s de manutenção planejada é necessário acessar o programa, localizado em Serviços > Manutenção Industrial > Rotinas >Operacionais > Gerar OS Manutenção Planejada.
Ao acessar o programa, na guia Filtros pode ser realizado um filtro, ou mesmo listar todos os produtos que podem ser executados junto a rotina. Neste exemplo foi optado por um produto específico.
Unidade de Negócio: Busca somente planos que pertenção a Unidade de Negócio informada, por padrão, será carregada a Unidade de Negócio definida na configuração 'GE - AM - 21 - Unidade de negócio padrão' para o usuário logado.
Material: Busca pelos planos que contenham o intervalo entre o material inicial e final informado.
Código do Produto: Busca pelos planos que contenham o intervalo entre o produto inicial e final informado.
Tipo de OS: Busca pelos planos que contenham o intervalo entre o Tipo de OS inicial e final informado.
Cliente: Busca pelo plano onde o produtos tenham parametrizado o código do cliente informado.
IMPORTANTE: O filtro ‘Cliente’ fica habilitado somente quando a configuração 'GM - GE - 409 - Usar produtos genéricos' esta DESMARCADA.
Planos: Este filtro possui 4 opções:
- Atingiu necessidade para Gerar OS; (Sinalizados em vermelho)
- Atingiu tolerância; (Sinalizados em amarelo e vermelho) (Opção padrão)
- Não atingiu necessidade de manutenção, e; (Sinalizados em verde)
- Todos.
Cada opção realizará o retorno com base nos parâmetros de recorrência definidos em ‘A cada’ e ‘Dias de tolerância’, considerando a ‘Data de Instalação’ ou a ‘Data da Última Manutenção’. Alternativamente, o cálculo também pode ser realizado a partir dos dados de aferição, como ‘Quantidade a gerar’ e ‘Quantidade de alerta’, configurados para as Unidades de Medida especificadas no cadastro do ‘Plano de Manutenção Planejada’ do produto/material em avaliação.
Já na guia parâmetros, é possível informar os parâmetros que serão utilizados durante a execução da rotina.
Solicitado: Pode ser informado manualmente, assim como pesquisado pelo F5. Além disso Pode ser pré-parametrizado por meio da configuração 'MI - GE - 1532 - Código padrão de Solicitado para Manutenção Planejada'.
Cliente: Pode ser informado manualmente, assim como pesquisado pelo F5. Quando utilizando produto genérico ‘GM - GE - 409 - Usar produtos genéricos’. Permite pré parametrizar um cliente através da configuração 'MI - GE - 3115 - Cliente sugestão para geração de OS de manutenção planejada indicando algum cliente para o processo'.
Agrupar Manutenções em um único item de OS: Permite marcar check box somente quando a configuração 'MI - GE - 3116 - Permitir criar uma única OS/Item para manutenções distintas' estiver marcada. Equipe: Permite informar uma equipe mediante a opção Agrupar Manutenções em um único item de OS marcada. Campo disponibiliza de pesquisa zoom (F5).
Ao realizar o filtro os produtos são apresentados da seguinte forma, podendo ser selecionados os planos de manutenção que terão as OS’s geradas. Ao lado direito da tela, são apresentados os sinalizadores apresentando se o produto já ultrapassou a quantidade de alerta ou a quantidade para gerar.
Observação: Somente são agrupados os Planos de Manutenção no mesmo Item de OS quando possuirem a mesma parametrização de ‘Tipo de OS’.
Dica para Planos por Recorrência
O periodo de tolerância começar na quantidade a gerar somado a quantidade de Tolerância.
Ex.: Quantidade a Gerar + Tolerância = 30 dias + 5 dias = 35 dias, do 30º dia ao 35º dia é o periodo de ‘Tolerância’, após o 35º dias inicia o periodo para 'Gerar OS', ou seja, no 36º dia inicia o periodo para Gerar OS.
Dica para Planos por Dados de Aferição
O Alerta inicia no seu valor definido até a quantidade a Gerar, levando em consideração a Unidade de Medida definida no Plano de Manuntenção.
Ex.: Quanto a quantidade já utilizada é 9, e o ‘Alerta’ está definido como 10, ainda não atingiu a quantidade de Alerta, somente a partir da quantidade utilizada 10 se inicia a quantidade de Alerta, e para atingir a necessidade de ‘Gerar OS’ a quantidade utilizada deve ser a mesma da Quantidade a Gerar definida no Plano de Manutenção.
A OS de manutenção é gerada para os produtos selecionados. Após selecionados os produtos, será habilitado o botão ‘Gerar OS’, para executar a rotina clicar sobre ele. Apesar da rotina poder ser executada para diversos produtos ao mesmo tempo, será gerada uma OS para cada produto selecionado.
Na guia de manutenção industrial, será apresentada então, as unidades de medida contidas nos planos agrupados. Respeitando a não inserção da mesma unidade de medida caso essa esteja contida em mais de um plano.
Para a OS criada, deve ser avaliada todas as unidades de medidas existentes nos planos selecionados, a fim de levar estas para a guia de manutenção industriam para que permitam ser preenchidas. Caso mais de um plano possuir a mesma unidade de medida, apresentar uma única vez essa unidade.
Deve ser levado para as atividades da OS todas as atividades que cada plano possuir considerando regras de datas de início, término e roteiro de inspeção, materiais e recursos previamente informados no plano.


