Ao acessar a NF de entrada em modo modificar ocorre : Não é possível alterar o bem,pelos(s) seguintes(s) motivos(s): Já existe movimentação no bem informado. Já existem cálculos além da abertura.: mudanças entre as edições
| Linha 23: | Linha 23: | ||
Acesse o cadastro do bem no módulo Patrimônio e verifique se existem: | Acesse o cadastro do bem no módulo Patrimônio e verifique se existem: | ||
Cálculos de depreciação realizados; | Cálculos de depreciação realizados;<br> | ||
Movimentações patrimoniais; | Movimentações patrimoniais;<br> | ||
Lançamentos de à abertura do bem. | Lançamentos de à abertura do bem.<br> | ||
Caso existam cálculos ou movimentações registradas, o comportamento é esperado e a alteração dos dados do bem pela Nota Fiscal não será permitida. | Caso existam cálculos ou movimentações registradas, o comportamento é esperado e a alteração dos dados do bem pela Nota Fiscal não será permitida. | ||
Edição das 16h53min de 1 de outubro de 2026
FAQ_CIGAM > FAQ Contábil > Controle Patrimonial > Ao acessar a NF de entrada em modo modificar ocorre : Não é possível alterar o bem,pelos(s) seguintes(s) motivos(s): Já existe movimentação no bem informado. Já existem cálculos além da abertura.
Suprimentos > Compras > Movimentos > Notas Fiscais - Entradas
Contábil > Patrimônio > Cadastros > Bens
Contexto
Ao acessar uma Nota Fiscal de Entrada em modo de alteração, pode ocorrer a seguinte mensagem:
Não é possível alterar o bem, pelo(s) seguinte(s) motivo(s): Já existe movimentação no bem informado. Já existem cálculos além da abertura.

A mensagem ocorre quando o bem gerado através da Nota Fiscal já possui movimentações ou cálculos realizados no módulo Patrimônio.
Após a execução de rotinas patrimoniais, como cálculo de depreciação ou outras movimentações do bem, o sistema bloqueia alterações nas informações patrimoniais originadas pela Nota Fiscal para preservar a integridade dos dados já processados.
Como verificar
Acesse o cadastro do bem no módulo Patrimônio e verifique se existem:
Cálculos de depreciação realizados;
Movimentações patrimoniais;
Lançamentos de à abertura do bem.
Caso existam cálculos ou movimentações registradas, o comportamento é esperado e a alteração dos dados do bem pela Nota Fiscal não será permitida.
Se houver necessidade de alterar as informações da NF, será necessário avaliar a exclusão dos cálculos e movimentações gerados no módulo Patrimônio que estejam impedindo a alteração.
A exclusão de cálculos e movimentações patrimoniais pode impactar controles e apurações já realizadas no módulo Patrimônio. Recomenda-se avaliar os impactos do procedimento antes de efetuar qualquer exclusão junto a equipe contábil.
Manuais Referenciados
Como excluir um BEM/Ativo Imobilizado criado através de uma Nota de Entrada/Nota de Compras?
