CO Cotações: mudanças entre as edições

De CIGAM WIKI
Criou página com '==Cotações== <P align="justify"> Nesta tela são cadastradas as cotações para os produtos. </P align="justify"> <br> Arquivo:Screenshot 16.png|semmoldura|centro|750px|Co...'
 
 
(16 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Suprimentos]] > [[CO_Compras|Compras]] > [[CO_Pesquisas|Pesquisas]] > [[CO_Pesquisas_Movimentos|Movimentos]] > [[CO_Cotações|Cotações]]
==Cotações==
==Cotações==
<P align="justify">
<div align="justify">
Nesta tela são cadastradas as cotações para os produtos.
Nesta tela são cadastradas as cotações para os produtos. Abaixo um exemplo da tela com a versão CIGAM 11 211004RC.
</P align="justify">
 
<ref group="Versão221107">A partir da versão 221107 na OS 762666/1</ref>A tela de cotações passa a ser acessível via pesquisas no módulo de compras. Ela apenas permite edições caso seja acessada via botão <Cotações> nas '''[[CO_Solicitações de Materiais|Solicitações de Materiais]]'''.  
</div align="justify">
<br>
<br>
[[Arquivo:Screenshot 16.png|semmoldura|centro|750px|Cotações]]
[[Arquivo:Screenshot 16.png|semmoldura|centro|950px|Cotações]]
<br>
<br>
<br>
<br>
===Campos===
===Campos===
==== Item ====
<div align="justify">
'''Buscar regra fiscal:''' checkbox na primeira coluna, sempre que marcamos ele e usamos "TAB" para irmos ao próximo campo, o sistema atualiza a regra fiscal.
:::No processo de efetivação através da <u>solicitação</u> teremos a busca de regra fiscal considerando apenas o "Tipo Nota" normal, pois não há como informar tipo de nota na solicitação e na cotação. Caso seja necessário variar tipo de nota para busca de regra fiscal, recomendamos a efetivação através dos <u>itens da OC</u>.
'''Fornecedor:''' empresa cotada, este campo pode ser editado quando a empresa é branca ou estamos em modo criar.
'''Preço Unitário:''' valor informado para esta cotação. No [[Portal Fornecedor]] é este campo que será atualizado pelo fornecedor, este campo seria o valor "bruto" sem considerar descontos. Pode-se bloquear alteração neste campo por usuário usando a configuração [[CO - GE - 2461 - Bloquear alteração 'Preço Unitário' no cadastro de cotação]]. Além disto, o usuário deve ter o direito Gerente de Compras (GERCOM) e o campo 'Selecionado' não pode ser igual a 'Sim' para que seja possível modificar. A máscara do preço será apresentada conforme configuração [[CO - GE - 308 - Máscara preço unitário]].
'''Quantidade:''' quantidade do item cotado, possível de modificar apenas quando a cotação não está selecionada. O recomendado é sempre deixar a quantidade de acordo com a solicitação.
'''Qt. convertida:''' este campo habilita quando temos TG conversora e conversor informado para este material da cotação.
'''Valor Presente:''' valor calculado pelo sistema, depende da configuração [[CO - GE - 1128 - Desconsiderar cálculo para Valor Presente na cotação]] e da modalidade do Tipo de Operação ser diferente de Livre. O sistema cria um movimento de estoque, chama o cálculo de imposto e um programa do cálculo do Valor Presente. ( esta função foi desabilitada na versão 2.0 do compras 567890/38).
'''Total da cotação:''' valor final da cotação já considerando descontos e encargos.
'''Selecionado:''' para indicar se o fornecedor foi selecionado, ou está classificado ou não foi selecionado. Não devem ter dois selecionados.
'''E-mail:''' se foi enviado e-mail para o fornecedor ou não. Esta opção será atualizada quando usamos a rotina ou o botão para envio de e-mail de cotações.
</div>
==== Fornecedor ====
<p align="justify">'''Tipo de Operação:''' tipo de operação da cotação, ele pode vir sugerido conforme TO informado na solicitação, podendo ser verificada a configuração [[CO - GE - 2626 - Regra de uso do tipo de operação em branco na cotação]]. Ele também deverá ser sugerido conforme busca da regra fiscal, dependendo da configuração [[FA - GE - 80 - Utilizar regra fiscal]]. </p>
<p align="justify">'''Cond. Pagamento:''' a condição de pagamento da cotação, podemos posicionar sobre o campo para preencher sempre que a modalidade do tipo de operação é diferente de “livre”.  Caso a modalidade do tipo de operação seja “Empresa” o sistema sugere a condição de pagamento do fornecedor inicialmente, caso esteja como “Tabela” sugere inicialmente a condição de pagamento do próprio TO. Quando realizamos alterações em modo modificar o campo não é sugerido. </p>
<p align="justify">'''Contato:''' contato informado no cadastro de empresas deste fornecedor. </p>
<p align="justify">'''Fone:''' telefone informado no cadastro de empresas deste fornecedor. Este campo não pode ser alterado</p>
<p align="justify">'''Transportadora:''' a empresa transportadora para esta cotação. O campo não poderá ser modificado caso a cotação esteja selecionada. </p>
<p align="justify">'''Tipo Frete:''' Tipo de frete para esta cotação, este campo é inicializado conforme configuração [[CO - GE - 241 - Tipo de frete padrão]]. O campo não poderá ser modificado caso a cotação esteja selecionada. </p>
<p align="justify">'''Documento Frete:''' documento de frete desta cotação, pode ser branco, conhecimento ou nota. Assim como diversas telas do sistema. O campo não poderá ser modificado caso a cotação esteja selecionada.</p>
<p align="justify">'''Observação:''' observação desta cotação, é um campo apenas informativo que podemos descrever algum detalhe. </p>
<p align="justify">'''Ranking:''' o ranking desta empresa informada na cotação, de acordo com a informação na tela [[CO Ranking de Empresa| Ranking de Empresa]]. </p>
<p align="justify">'''Conceito:''' conceito da empresa desta cotação. </p>
<p align="justify">'''Data:''' data da cotação, ela recebe a data atual quando estamos criando uma cotação. </p>
<p align="justify">'''Prazo de Entrega:''' prazo para entrega da cotação, este campo pode ser sugerido conforme configuração [[CO - GE - 1112 - Não sugerir data de entrega na cotação]]. Caso ela esteja desmarcada, será sugerido conforme a solicitação.</p>
<p align="justify">'''Entrega Fornecedor:''' data de entrega da cotação, este campo pode ser sugerido conforme configuração [[CO - GE - 1112 - Não sugerir data de entrega na cotação]]. Caso ela esteja desmarcada, será sugerido conforme a solicitação. </p>
==== Material ====
<p align="justify">'''Lote Qtde.:''' quantidade em lote fornecida, este campo é apenas informativo.
<p align="justify">'''Lote Valor:''' valor quantidade em lote fornecida, este campo é apenas informativo.
<p align="justify">'''Cd. Fábrica:''' código de fábrica do material, este campo não permite posicionamento para edição. Ele mostra o dado atual do material.
<p align="justify">'''Especificações:''' podem aparecer os campos relacionados a especificação 1, especificação 2 ou configurador de produto, caso as parametrizações estejam de acordo.
<p align="justify">'''%IPI:''' percentual de IPI da cotação, este valor é inicializado conforme informação do material. O campo não poderá ser modificado caso a cotação esteja selecionada.
<p align="justify">'''%Desconto:''' desconto para esta cotação. O campo não pode ser posicionado para alteração, pois ele é a informação já calculada de acordo com o botão <Descontos/Encargos>.
<p align="justify">'''Preço Unitário Origem:''' preço unitário no início da negociação com o fornecedor. O campo não poderá ser modificado caso a cotação esteja selecionada.
<p align="justify">'''Unidade de Medida:''' unidade de medida do material. O campo não pode ser posicionado para alteração.
<p align="justify">'''U.M. Convertida:''' unidade de medida da TG conversora, caso esta esteja informada na solicitação e o material esteja cadastrado nela. O campo não pode ser posicionado para alteração.
<p align="justify">'''Valor Convertido:''' valor calculado conforme TG conversora, caso esta esteja informada na solicitação e o material esteja cadastrado nela. O campo não pode ser posicionado para alteração.
<p align="justify">'''Custo Unitário:''' custo calculado pelo sistema considerando incidências de impostos, semelhante as telas de ordem de compra e notas fiscais. Este campo possui Zoom/F5 para detalhamento do cálculo, porém este detalhamento sempre considera a regra de preço atual, caso ela tenha sido alterada é preciso recalcular o item alterando algum valor.
===Botões===
<p align="justify">'''Acompanhamento:''' abre a tela de acompanhamentos/e-mail padrão do CIGAM</p>
<p align="justify">'''Imprimir:''' permite imprimir as cotações e a solicitação, tem modo gráfico e caracter. O programa chamado é o próprio 2613 ([[CO Solicitações|Emissão da solicitação]]) </p>
<p align="justify">'''Histórico:''' chama o programa de histórico de cotações com lista as cotações antigas do fornecedor e permite repetir uma, através do botão "Repetir". O sistema filtra por material (se for passado), por empresa e as especificações (se for o caso). </p>
<br>
[[Image: HistFornecedoresCot.png|550px|centro]]
<br>
<p align="justify">'''Buscar Fornecedores:''' apresenta uma lista dos fornecedores do produto, com checkbox (todos marcados), e gera cotação para os marcados. Se não tiver uma TG informada na configuração [[GE - TG - 457 - TG padrão para materiais x fornecedores]] ele apresenta uma mensagem de erro, pois é com base nela que o sistema busca os fornecedores. </p>
<br>
[[Image: ProdXFornecedorCot.png|550px|centro]]
<br>
<p align="justify">'''Últimos Movimentos:''' o sistema mostra em tela uma lista com os últimos movimentos filtrando as entradas, a empresa desta cotação e o material e suas especificações (se for o caso). Um detalhe é que não é ordenado por data. Tem <i>Zoom/F5</i> no campo da NF mas é uma pesquisa simplificada. </p>
<br>
[[Image: UltMovCot.png|550px|centro]]
<br>
<p align="justify">ZOOM em NF</p>
<br>
[[Image: PesquisaSimplNFECot.png|550px|centro]]
<br>
<p align="justify">'''Descontos/Encargos:''' Através deste botão poderão ser informados os valores de descontos e encargos. O sistema recalcula o campo "Total Cotação" conforme os valores informados. </p>
<br>
[[Image: DescEncCot.png|350px|centro]]
<br>
<p align="justify">'''Negociações:''' o sistema mostra um "LOG" de alterações desta cotação, com o objetivo de sabermos como evoluiu esta negociação. Por exemplo, se for aplicado desconto, se o preço foi alterado, a condição de pagamento. Mas não mostra data de alteração, apesar de mostrar o usuário que alterou. Sempre que o custo é alterado o sistema chama o programa "GeraLogNegociacao"</p>
<br>
[[Image: LogAltCot.png|700px|centro]]
<br>
==Versões==
===Versão 221107===
<references group="Versão221107" />

Edição atual tal como às 13h56min de 17 de maio de 2024

Suprimentos > Compras > Pesquisas > Movimentos > Cotações

Cotações

Nesta tela são cadastradas as cotações para os produtos. Abaixo um exemplo da tela com a versão CIGAM 11 211004RC.

[Versão221107 1]A tela de cotações passa a ser acessível via pesquisas no módulo de compras. Ela apenas permite edições caso seja acessada via botão <Cotações> nas Solicitações de Materiais.


Cotações
Cotações



Campos

Item

Buscar regra fiscal: checkbox na primeira coluna, sempre que marcamos ele e usamos "TAB" para irmos ao próximo campo, o sistema atualiza a regra fiscal.

No processo de efetivação através da solicitação teremos a busca de regra fiscal considerando apenas o "Tipo Nota" normal, pois não há como informar tipo de nota na solicitação e na cotação. Caso seja necessário variar tipo de nota para busca de regra fiscal, recomendamos a efetivação através dos itens da OC.

Fornecedor: empresa cotada, este campo pode ser editado quando a empresa é branca ou estamos em modo criar.

Preço Unitário: valor informado para esta cotação. No Portal Fornecedor é este campo que será atualizado pelo fornecedor, este campo seria o valor "bruto" sem considerar descontos. Pode-se bloquear alteração neste campo por usuário usando a configuração CO - GE - 2461 - Bloquear alteração 'Preço Unitário' no cadastro de cotação. Além disto, o usuário deve ter o direito Gerente de Compras (GERCOM) e o campo 'Selecionado' não pode ser igual a 'Sim' para que seja possível modificar. A máscara do preço será apresentada conforme configuração CO - GE - 308 - Máscara preço unitário.

Quantidade: quantidade do item cotado, possível de modificar apenas quando a cotação não está selecionada. O recomendado é sempre deixar a quantidade de acordo com a solicitação.

Qt. convertida: este campo habilita quando temos TG conversora e conversor informado para este material da cotação.

Valor Presente: valor calculado pelo sistema, depende da configuração CO - GE - 1128 - Desconsiderar cálculo para Valor Presente na cotação e da modalidade do Tipo de Operação ser diferente de Livre. O sistema cria um movimento de estoque, chama o cálculo de imposto e um programa do cálculo do Valor Presente. ( esta função foi desabilitada na versão 2.0 do compras 567890/38).

Total da cotação: valor final da cotação já considerando descontos e encargos.

Selecionado: para indicar se o fornecedor foi selecionado, ou está classificado ou não foi selecionado. Não devem ter dois selecionados.

E-mail: se foi enviado e-mail para o fornecedor ou não. Esta opção será atualizada quando usamos a rotina ou o botão para envio de e-mail de cotações.

Fornecedor

Tipo de Operação: tipo de operação da cotação, ele pode vir sugerido conforme TO informado na solicitação, podendo ser verificada a configuração CO - GE - 2626 - Regra de uso do tipo de operação em branco na cotação. Ele também deverá ser sugerido conforme busca da regra fiscal, dependendo da configuração FA - GE - 80 - Utilizar regra fiscal.

Cond. Pagamento: a condição de pagamento da cotação, podemos posicionar sobre o campo para preencher sempre que a modalidade do tipo de operação é diferente de “livre”. Caso a modalidade do tipo de operação seja “Empresa” o sistema sugere a condição de pagamento do fornecedor inicialmente, caso esteja como “Tabela” sugere inicialmente a condição de pagamento do próprio TO. Quando realizamos alterações em modo modificar o campo não é sugerido.

Contato: contato informado no cadastro de empresas deste fornecedor.

Fone: telefone informado no cadastro de empresas deste fornecedor. Este campo não pode ser alterado

Transportadora: a empresa transportadora para esta cotação. O campo não poderá ser modificado caso a cotação esteja selecionada.

Tipo Frete: Tipo de frete para esta cotação, este campo é inicializado conforme configuração CO - GE - 241 - Tipo de frete padrão. O campo não poderá ser modificado caso a cotação esteja selecionada.

Documento Frete: documento de frete desta cotação, pode ser branco, conhecimento ou nota. Assim como diversas telas do sistema. O campo não poderá ser modificado caso a cotação esteja selecionada.

Observação: observação desta cotação, é um campo apenas informativo que podemos descrever algum detalhe.

Ranking: o ranking desta empresa informada na cotação, de acordo com a informação na tela Ranking de Empresa.

Conceito: conceito da empresa desta cotação.

Data: data da cotação, ela recebe a data atual quando estamos criando uma cotação.

Prazo de Entrega: prazo para entrega da cotação, este campo pode ser sugerido conforme configuração CO - GE - 1112 - Não sugerir data de entrega na cotação. Caso ela esteja desmarcada, será sugerido conforme a solicitação.

Entrega Fornecedor: data de entrega da cotação, este campo pode ser sugerido conforme configuração CO - GE - 1112 - Não sugerir data de entrega na cotação. Caso ela esteja desmarcada, será sugerido conforme a solicitação.

Material

Lote Qtde.: quantidade em lote fornecida, este campo é apenas informativo.

Lote Valor: valor quantidade em lote fornecida, este campo é apenas informativo.

Cd. Fábrica: código de fábrica do material, este campo não permite posicionamento para edição. Ele mostra o dado atual do material.

Especificações: podem aparecer os campos relacionados a especificação 1, especificação 2 ou configurador de produto, caso as parametrizações estejam de acordo.

%IPI: percentual de IPI da cotação, este valor é inicializado conforme informação do material. O campo não poderá ser modificado caso a cotação esteja selecionada.

%Desconto: desconto para esta cotação. O campo não pode ser posicionado para alteração, pois ele é a informação já calculada de acordo com o botão <Descontos/Encargos>.

Preço Unitário Origem: preço unitário no início da negociação com o fornecedor. O campo não poderá ser modificado caso a cotação esteja selecionada.

Unidade de Medida: unidade de medida do material. O campo não pode ser posicionado para alteração.

U.M. Convertida: unidade de medida da TG conversora, caso esta esteja informada na solicitação e o material esteja cadastrado nela. O campo não pode ser posicionado para alteração.

Valor Convertido: valor calculado conforme TG conversora, caso esta esteja informada na solicitação e o material esteja cadastrado nela. O campo não pode ser posicionado para alteração.

Custo Unitário: custo calculado pelo sistema considerando incidências de impostos, semelhante as telas de ordem de compra e notas fiscais. Este campo possui Zoom/F5 para detalhamento do cálculo, porém este detalhamento sempre considera a regra de preço atual, caso ela tenha sido alterada é preciso recalcular o item alterando algum valor.

Botões

Acompanhamento: abre a tela de acompanhamentos/e-mail padrão do CIGAM

Imprimir: permite imprimir as cotações e a solicitação, tem modo gráfico e caracter. O programa chamado é o próprio 2613 (Emissão da solicitação)

Histórico: chama o programa de histórico de cotações com lista as cotações antigas do fornecedor e permite repetir uma, através do botão "Repetir". O sistema filtra por material (se for passado), por empresa e as especificações (se for o caso).



Buscar Fornecedores: apresenta uma lista dos fornecedores do produto, com checkbox (todos marcados), e gera cotação para os marcados. Se não tiver uma TG informada na configuração GE - TG - 457 - TG padrão para materiais x fornecedores ele apresenta uma mensagem de erro, pois é com base nela que o sistema busca os fornecedores.



Últimos Movimentos: o sistema mostra em tela uma lista com os últimos movimentos filtrando as entradas, a empresa desta cotação e o material e suas especificações (se for o caso). Um detalhe é que não é ordenado por data. Tem Zoom/F5 no campo da NF mas é uma pesquisa simplificada.



ZOOM em NF



Descontos/Encargos: Através deste botão poderão ser informados os valores de descontos e encargos. O sistema recalcula o campo "Total Cotação" conforme os valores informados.



Negociações: o sistema mostra um "LOG" de alterações desta cotação, com o objetivo de sabermos como evoluiu esta negociação. Por exemplo, se for aplicado desconto, se o preço foi alterado, a condição de pagamento. Mas não mostra data de alteração, apesar de mostrar o usuário que alterou. Sempre que o custo é alterado o sistema chama o programa "GeraLogNegociacao"



Versões

Versão 221107

  1. ↑ A partir da versão 221107 na OS 762666/1