O que é necessário para habilitar o campo Tipo da Escrituração no registro 0010 da ECF?
FAQ_CIGAM > FAQ_Contábil > Contábil > O que é necessário para habilitar o campo Tipo da Escrituração no registro 0010 da ECF?
Contábil > Contabilidade > Rotinas > Legais > ECF - Escrituração Contábil Fiscal
Palavras-Chave
[editar]Tipo de escrituração. Tipo de escrituração na ECF.
O campo Tipo da Escrituração (TIP_ESC_PRE), do registro 0010
[editar]O campo Tipo da Escrituração (TIP_ESC_PRE), presente no registro 0010 da ECF, será habilitado somente quando a forma de tributação do lucro estiver configurada com um dos seguintes códigos:
3 – Lucro Presumido/Real
4 – Lucro Presumido/Real/Arbitrado
5 – Lucro Presumido
7 – Lucro Presumido/Arbitrado
8 – Imune do IRPJ
9 – Isento do IRPJ

Essas opções indicam cenários em que é necessário declarar se a empresa está ou não obrigada à entrega da ECD. Por esse motivo, ao selecionar uma dessas formas de tributação, o campo será disponibilizado para preenchimento no validador da ECF (PVA). Conforme o manual da ECF esse campo só deve ser preenchido pelas pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Presumido e as imunes ou isentas.
Quando o campo não aparece?
[editar]Se a forma de tributação estiver configurada com os códigos:
1 – Lucro Real
2 – Lucro Arbitrado
O campo Tipo da Escrituração não será habilitado, pois nesses casos a entrega da ECD é obrigatória por padrão, conforme regras do SPED.
