FA - Como Fazer - Retorno Automático de Material Enviado para Beneficiamento
O processo de prestação de serviço de beneficiamento consiste em beneficiar (montar, pintar, dobrar, embalar, furar, etc.) um produto produzido por outra empresa e cobrar um valor pela prestação deste serviço.
Nesse caso, o ‘terceiro’ contrata o beneficiador para realizar algum tipo de trabalho no produto que ele produziu. O ‘terceiro’ envia a matéria-prima para o beneficiador utilizar no beneficiamento. Legalmente, o beneficiador precisa emitir a nota fiscal da venda do serviço realizado, e, também uma nota de retorno simbólico da matéria-prima recebida para realizar o serviço.
Como fazer a parametrização da configuração de Retorno Automático de Material Enviado para Beneficiamento?
[editar]No cadastro de Configurações, na configuração ‘CO - GE - 1382 - TG Tipo Operação controle automático retorno beneficiamento’ informar a TG onde constam todos os CFOPs utilizados no processo ( Entrada MP, Retorno Simbólico e venda do produto).

Como fazer o rastreamento para devolução MP automática?
[editar]Temos 3 opções: (Engenharia , OP , Lote).
Engenharia: Irá devolver o produto conforme proporção do faturamento x engenharia;
OP: Irá devolver conforme consumo real na OP;
Lote: Irá devolver conforme os lotes utilizados na OP.
Neste caso iremos configurar por engenharia.
'CO - GE - 1717 - Devolução simbólica de materiais com base na:' = Engenharia
Como fazer a parametrização do Centro de Armazenagem para produtos de beneficiamento?
[editar]Os produtos recebidos para beneficiamento devem estar armazenados em centro de armazenagem conforme parametrização abaixo e relacionado a cada cliente.

Como fazer o cadastro dos materiais?
[editar]Matéria-Prima recebida para INDUSTRIALIZAÇÃO: deve ser apontado o Centro de armazenagem correto e deve ter um cadastro para cada Produto x Cliente.



Deve ser informado no botão PARÂMETROS, na aba MOVIMENTOS o centro de armazenagem de terceiro nos campos de entrada e saída. Somente assim o sistema irá tratar as movimentações.

Produto Acabado – FATURAMENTO: criar tabelas de preço por cliente, assim o sistema não irá permitir faturar um produto de um cliente para outro cliente.

Engenharia do produto ACABADO – FATURAMENTO (Nesta engenharia podemos ter MP própria e MP de terceiro) o CIGAM somente irá devolver os produtos que constarem nas notas fiscais de entrada. Neste cadastro deve ser definido se a MP de 3º, será baixada pela OP. Se sim, o TIPO DE BAIXA deve estar configurado como BT ou BD. Se a baixa for pela nota fiscal de RETORNO, devemos colocar neste campo = BM.

Como Fazer entrada de Nota Fiscal para BENEFICIAMENTO?
[editar]Após a entrada da nota manual ou via leitura de XML, o sistema irá automaticamente fazer os controles de retorno desta mercadoria. Controle FISCAL e FÍSICO. Configurar as regras fiscais para o tipo de nota A - Beneficiamento.


Gerando controle Fiscal para devolução das mercadorias:
Neste momento devemos informar o CFOP de retorno, de preferência um tipo de operação diferente do tipo utilizado para faturamento. A espécie de estoque deste Tipo de Operação deve ser 'Nula'.
Alterar a situação do pedido criado para um Controle Pedido, que deve estar na faixa de faturamento, definido na configuração 192 e 193.

Pedido de Remessa Simbólica gerado através da nota fiscal de entrada


Como gerar Pedido de Faturamento dos materiais de beneficiamento?
[editar]Este pedido serve tanto para gerar as OP de Fabricação, como tambem a pré-nota para faturamento. Deve-se configurar as regras fiscais para Tipo de NOTA = Beneficiamento.

Quantidade total a ser fabricada e ou faturada, devendo o processo de faturamento ser executado parcialmente.

Como Emitir Nota de Faturamento e Devolução de Beneficiamento Automático?
[editar]Durante a efetivação dessa nota de venda, o sistema buscará sempre os insumos do pedido mais antigo para o mais novo, conforme data de criação do pedido.

Nesta tela poderá ser informado manualmente a quantidade a ser faturada ou o próprio sistema verifica o estoque liberado conforme baixa da OP e o coloca no campo correto.

A mensagem “EXISTEM ITENS SEM SALDO, IMPOSSÍVEL GERAR A EFETIVAÇÃO”, ocorrerá quando não existe saldo no Pedido de Retorno, conforme tela abaixo:

Após Ok, o sistema demonstra o item de RETORNO que está sem saldo, conforme tela abaixo:

Caso não haja problemas de falta de quantidade em PEDIDOS e em ESTOQUES, o sistema já emite a nota fiscal automaticamente.


Como visualizar o Controle de Estoques?
[editar]
Como visualizar Relatório de Controle?
[editar]Menu: Faturamento/Pedidos > Relatórios > Operacionais > Pedidos > *Controle


Como implementar o controle em empresas que já obtém as movimentações?
[editar]Gerar um pedido para cada cliente com todos os itens e seus saldos , utilizando uma situação de pedido onde o item fique na situação em ABERTO , CFOP 5.902 ou 6.902.

No campo complemento, deve ser informado o numero da NOTA FISCAL DE ENTRADA e a data de entrada, este serve para na hora da emissão da nota de retorno o sistema informar a origem da mercadoria. Se a quantidade for de mais de uma nota, devemos repetir o item.
A quantidade informada neste pedido deve estar na quantidade física, para isto faça um balanço, lembrando que o centro de armazenagem deve ser de TERCEIRO.
Como informar manualmente a quantidade de retorno dos materiais?
[editar]Quando marcada a configuração 'FA - PE - 3181 - Informar manualmente a quantidade de retorno dos materiais', possibilita que o usuário informe a quantidade manualmente da matéria-prima que está retornando. Também pode ser selecionado o pedido.
Essa alteração é válida somente para quando a configuração 'CO GE 1717 - Devolução simbólica de materiais com base na:' for igual a engenharia.
Quando o sistema fizer a “explosão” da engenharia, na tela da efetivação parcial, será emitida a seguinte mensagem:
“Deseja editar as quantidades de retorno simbólico?” Sim/Não
Sim: será abrerta a tela listando os pedidos selecionados pelo CIGAM com o campo quantidade editável.
Não: segue a efetivação da mesma forma como na opção ‘Engenharia’.


A nota é criada de acordo com as quantidades editadas pelo usuário.

