CO - Como Fazer - Nota Fiscal Serviço Eletrônica - NFS-e
Como Fazer Compras > CO - Como Fazer - Nota Fiscal Serviço Eletrônica - NFS-e
A NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) é um documento digital gerado e armazenado eletronicamente para registrar a prestação de serviços, substituindo as notas em papel. Emitida no ambiente nacional ou municipal, sua principal função é formalizar a operação e permitir o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços).
Como escriturar manualmente uma NFS-e?
[editar]A escrituração manual poderá ser realizada através de Suprimentos> Compras > Movimentos> Notas Fiscais - Entrada.
O sistema permitirá realizar a escrituração manual da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - NFSe, quando na capa da Nota de Entrada, o campo 'Documento' for igual a "NFS-e", renomeando assim, no grupo de Chave de Acesso, o campo Chave NFe para Chave NFS-e, e no qual será possível informar a Chave Eletrônica da NFS-e de 50 dígitos.
Assim, o usuário deve então informar no campo 'Documento' a expressão 'NFS-e':

Importante: o campo 'Documento' deve ser exatamente "NFS-e", qualquer variação não será considerada, como por exemplo: NFSE, NFSe.
Quanto à Chave NFS-e informada, o sistema não irá realizar nenhuma validação do código, somente será verificado se constam os 50 dígitos. Ou seja, se o campo for informado, necessitará ter os 50 dígitos. A verificação desse campo, como da NFe sempre ocorre quando o usuário informar 9 ou mais dígitos. Assim caso seja informado somente os 9 dígitos apresentará a mensagem: "Chave da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica incompleta. A mesma deve ser de 50 dígitos". Para o campo Chave NFs-e não estará disponível o zoom no campo.

Informar a Chave NFS-e Completa de 50 dígitos para prosseguir.

Após, clicar no botão de Itens. Quando na capa da Nota de Entrada, o campo 'Documento' for igual a "NFS-e", na tela dos itens será habilitada a guia NFSe.

Assim, para os materiais parametrizados no cadastro da empresa do fornecedor, na guia Complemento> Serviços Por Material, o sistema irá buscar os Códigos de Serviço Federal e Municipal do cadastro, preenchendo-os nos respectivos campos dessa guia.

O usuário informa os materiais já parametrizados, e os campos Código Serviço Federal e Código Serviço Municipal serão atualizados com os respectivos códigos na guia NFSe.

O usuário também poderá informar/modificar manualmente ambos os códigos para os itens, quando necessário.
Importante: O campo Status NFe não será atualizado, mantendo-se como "Não enviado".
O que acontece se alterar o campo Documento de uma NFS-e já cadastrada?
[editar]Não será possível alterar o campo 'Documento' que consta como "NFS-e", caso o valor total mercadoria + total serviço seja maior que zero. Ao tentar alterar o campo Documento para outro, o sistema irá disparar a mensagem: "Não é possível alterar o campo 'Documento', pois existem valores informados nos itens. Para prosseguir exclua os itens." E ainda, ao posicionar o cursor sobre o campo 'Documento' teremos a mensagem: "Não será possível alterar o campo quando existirem valores informados nos itens. Caso necessário exclua-os."

Então para prosseguir com a alteração do campo Documento, o usuário deverá acessar a tela dos Itens e realizar a exclusão dos itens, ou zerar o valor dos mesmos. Sem valores ou itens, então será permitido prosseguir. Mas ainda assim, o usuário será questionado na modificação do campo, apresentando a mensagem: "Documento NFS-e com chave informada”. Ao confirmar a mudança do campo Documento, a chave atual será excluída. Confirma alterar o campo Documento?"

Confirmando a alteração, clicando no SIM, então, o campo 'Documento' será alterado conforme novo tipo informado, e o campo 'Chave NFS-e' será renomeado para 'Chave NF-e' e por conseguinte, apagada a chave de 50 dígitos. Retornando o tamanho do campo para os 44 dígitos da NFe.

