É possível importar automaticamente a taxa de capatazia no XML de importação?
FAQ_CIGAM > FAQ_Suprimentos > Recebimento Pré-Nota > É possível importar automaticamente a taxa de capatazia no XML de importação?
Introdução
Análise da situação
- A taxa de capatazia não possui uma tag individual no XML da NF-e.
- O sistema não consegue buscar automaticamente esse valor.
- Apesar de o programa possuir parâmetros para esse campo, o preenchimento deve ser feito manualmente pelo usuário.
Onde as despesas aparecem no XML?
- <vDespAdu> – Valor de Despesas Aduaneiras
- Representa despesas de importação: frete, capatazia, armazenagem, despesas alfandegárias, entre outras.
- Este valor é informado diretamente no XML pelo emitente (não é calculado automaticamente).
- Essa TAG não possui campo próprio dentro do Cigam, logo a mesma não será carregada de forma automática para a pré nota/nota fiscal de entrada.
- <vOutro> – Outras Despesas Acessórias (grupo ICMSTot)
- Campo genérico para despesas não tributárias que o emitente queira destacar, como seguro adicional, taxa administrativa ou serviços acessórios.


Na Pré-Nota.


Observação: Na Pré-nota, não podemos modificar os valores quando o tipo de imposto usado for diferente de "calculados". Porém, ao efetivar para NFE poderemos, estando com "impostos ajustados" marcado, alterar o campo da taxa de capatazia dentro dos itens, de modo que o sistema apresentará o somatório destes valores dentro do botão <Desc./Enc.>.
Conclusão
No XML, esse valor está inserido dentro de <vDespAdu>, juntamente com outras despesas (como armazenagem e taxas portuárias).
➡️ Não existe uma forma de separar individualmente a taxa de capatazia via XML.
Caso seja necessário preencher o campo específico no sistema, o usuário deve informar o valor manualmente.
