Baixe a apresentação
Home / Cases de Sucesso / Rionil

Rionil

Produtividade em Gestão

Indústria de compostos plásticos Rionil adota ERP Cigam e conquista segurança dos dados

Indústria de compostos plásticos Rionil adota ERP Cigam e conquista segurança dos dados
Indústria de compostos plásticos Rionil adota ERP Cigam e conquista segurança dos dados

A Rionil, fabricante de Compostos de PVC, atuante no mercado de embalagem, adquiriu a solução de ERP da Cigam para a gestão de seus processos. Com o software, utilizado por cerca de 35 usuários, a empresa conquistou agilidade nas mudanças de regras de negócio, confiança nos dados de áreas decisivas da empresa, como Finanças e Mercado, e redução de custos em TI.

 

De acordo com Carlos Natividade, gerente de TI da Rionil, a escolha pelo ERP Cigam se deu a partir de requisitos que deveriam ser preenchidos. ‘Utilizávamos o mesmo software há 14 anos e para mudar precisávamos de uma solução que atendesse a alguns requisitos, como: atendimento de suporte, flexibilidade, um software passível de customizações, mas voltado às parametrizações - protegendo assim o ‘coração’ do nosso ERP. O Cigam respondeu a esses requisitos e vem atendendo a todas as demandas, por se tratar de um software com experiência de mercado, explica.

 

Com o ERP Cigam a indústria conquistou, entre outros benefícios, agilidade nas mudanças de regras de negócio, confiança nos dados e números das diversas áreas da empresa e redução de custos em TI. ‘Somos uma empresa que necessita de tecnologia para nos auxiliar, e o Cigam faz isso. Realmente, não tínhamos confiança nas informações cedidas pelo ERP anterior, afirma Natividade.

 

O projeto na Rionil foi implementado em 6 meses. Segundo Natividade, um tempo recorde por se tratar de um grande projeto que envolvia a troca de um ERP que a empresa utilizava há 14 anos. ‘Foi um projeto muito trabalhoso, pois utilizávamos outro ERP há 14 anos e uma de nossas maiores dificuldades foi a mudança de cultura na empresa. O sistema da Cigam foi implantado em 6 meses, o que considero um tempo recorde, que foi alcançado graças a um conjunto de fatores, entre eles, total envolvimento e comprometimento de todos os coordenadores, funcionários, consultores e analistas, e de toda a equipe da Repullo, unidade da Cigam responsável pelo projeto. Sempre digo que o software é muito importante, mas a interação humana sobre ele é o alicerce para o sucesso, ressalta o gerente de TI.

 

A indústria, que tem planos para expansão do projeto, conta atualmente com 15 módulos do ERP da Cigam, são eles: Gestão Financeira; Vendas/CRM; Faturamento e Pedidos; Gestão de Materiais; Suprimentos/Compras; Engenharia; Planejamento de Materiais - MRP; Controle de Produção; DIRF; Escrita Fiscal; Contabilidade; Controle Patrimonial; Folha de Pagamento; Gestão de Benefícios; e Frequência e Acesso.


Sobre a Rionil
Especializada na fabricação de Compostos de PVC, no Brasil foi filial de grupos petroquímicos representativos durante 29 anos. Em Setembro 2007 foi adquirida por seu principal executivo. Fundada em 1978, possui Assistência Técnica da empresa pioneira DORLYL / ARKEMA que desde 1964 fabrica compostos de PVC para embalagens alimentícias na França e no mundo, e conta com a garantia de abastecimento do maior produtor de PVC no Brasil e na América Latina, BRASKEM. A Rionil é sediada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, envolvendo toda área de produção, laboratório e administração. Conta com uma capacidade produtiva hoje de 35.000 t/ano de composto de PVC. O Departamento Comercial é responsável pelo atendimento aos clientes e atende a todo território Nacional. O produto fabricado é comercializado em pó ou granulado através de processos de transformação das matérias-primas.

Quer ser um cliente Cigam? Preencha o formulário que entraremos em contato com você.