Solução trará integração de processos e controle em todas as operações das empresas que formam o grupo.
O Grupo Magnólia, que possui 26 unidades de negócio nos mercados de combustíveis, transporte de derivados de petróleo, revenda de pneus e gás de cozinha, pecuária e criação de equinos, além de manter um canal de televisão (TV Remanso, repetidora da Rede Record) nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, inicia a implantação do software ERP Cigam. O objetivo é centralizar a gestão de todas as operações e de todas as regiões de atuação.
Conduzido pela unidade Cigam Prodaly, o projeto inclui os módulos de contratos, gestão financeira, faturamento, Gestão de Materiais/Estoques, Suprimentos/Compras, Escrita Fiscal, Contabilidade, Controle Patrimonial, Recursos Humanos, Estratégia de Preços, Gestão de Resultados, Business Inteligence, Mobile, Gestão de Postos, Gestão de Frotas e TMS - Conhecimento de Fretes.
Segundo José Luiz Todero, Diretor da Cigam Prodaly, 70 dos cerca de 600 funcionários do Grupo Magnólia serão usuários diretos do sistema de gestão e receberão treinamento ao longo do projeto, que está em fase de mapeamento de processos.
O Executivo do Grupo Magnólia, Sávio Maia, explica que o ERP Cigam será integrado ao sistema de frente de caixa (PDV - Ponto de Venda) já utilizado pela corporação em seus postos de combustíveis, agilizando assim o processo de implantação e adaptação. Com o Cigam no backoffice, o Grupo ganhará em integração, centralizando a gestão de todas as operações e de todas as regiões de atuação, o que traz ganhos de controle e reduz o retrabalho. ‘Com este investimento, centralizaremos a gestão de todas as operações, atingindo nosso objetivo, que é fornecer informações gerenciais para contribuir com a velocidade das decisões, no propósito de alavancar nosso crescimento e a governança do Grupo’, destaca Maia.
Para suportar a nova estrutura de sistemas, o Grupo Magnólia também investe em infraestrutura. No momento, a fase é de seleção de fornecedor para implantação de um novo data center próprio em 2015, contando com apoio da HMIT Inovação & Tecnologia, parceiro que participa do processo de escolha e será o PMO do projeto de implantação.
A aquisição do ERP Cigam, coroa um projeto maior que o Grupo Magnólia vem fazendo há cerca de dois anos na profissionalização de sua gestão. O investimento iniciou pela contratação de uma consultoria especializada em empresas familiares que remodelou o modelo de gestão e governança, implantou o Conselho Consultivo, reestruturou o desenho organizacional e construiu o planejamento estratégico.
‘O Sr. João Rolim, Presidente, e a Magnólia Rolim, Diretora Geral do Grupo Magnólia, reconhecem a importância da tecnologia e da inovação para manter o sucesso da gestão e o crescimento da empresa para os próximos anos, corroborando assim como nosso lema: crescendo e servindo ou vice-versa’, finaliza Maia.