CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Disciplina: um processo de concentração e foco

Disciplina: um processo de concentração e foco. Descubra como cultivar hábitos disciplinados impulsiona a produtividade e o sucesso pessoal

Por Redação

Disciplina: um processo de concentração e foco

Novas tecnologias surgem a todo momento e com o fácil acesso à internet, através de dispositivos móveis, fica cada vez mais difícil mantermos o foco e a concentração nas atividades que estamos realizando.

É comum vermos nas reuniões de negócios pessoas atenderem celulares, responderem mensagens ou visualizarem e-mails. Com tantas distrações na volta, manter a atenção de todos os participantes é uma realidade cada vez mais difícil. O resultado disto são reuniões sem objetividade e com pouca produtividade.

Outra questão interessante de ser observada é quando demandamos um mesmo trabalho para duas pessoas, com o mesmo conhecimento, porém no final do processo apresentam resultados diferentes. Uma não sai do zero e a outra tem resultados incríveis. Nem todos possuem a mesma desenvoltura para lidar com as distrações existentes e se manter focado no trabalho. Realizar uma tarefa com eficáz implica dedicar atenção plena ao que está sendo desenvolvido.

Nestes casos, a disciplina é extremamente importante para o desenvolvimento de nossas atividades e o foco e a concentração são indispensáveis para obter ótimos resultados na realização de qualquer tarefa.

Obviamente, não podemos contestar a usabilidade e a importância que todas as tecnologias possuem. Porém, em determinadas situações, é importante impormos limites e sabermos utilizar o bom senso, reconhecendo o momento de abandonar as distrações e focar no desempenho das atividades que estão sendo realizadas.

Ser disciplinado é um grande desafio dos colaboradores, da mesma forma que as empresas sempre buscam a otimização do tempo, em um cenário onde a tecnologia impacta, cada vez mais, no desempenho nas atividades profissionais e pessoais. Cabe a nós sabermos lidar com elas e não permitir que afetem nossas atividades e nosso desempenho, demonstrando toda a nossa capacidade e desenvolvendo todas as atividades com plenitude e sucesso.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.