CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Semana Mundial do Meio Ambiente

O que sua empresa tem a ver com isso‘

Por Redação

Semana Mundial do Meio Ambiente

Dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Falar deste assunto se tornou tão urgente que um dia só não é o bastante, por isso que de 1 a 5 de junho é comemorado a Semana Mundial do Meio Ambiente. A ideia é aproveitar este momento para falar sobre sustentabilidade, apresentar dados e conscientizar o máximo de pessoas sobre as atitudes que colocam em risco a vida no planeta.

Entre elas, está o consumo excessivo de plástico - hoje a principal ameaça. Um estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) identificou o Brasil como o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo e responsável apenas por 1% de reciclagem. Se observarmos sob um ponto de vista macro, estima-se que em 2050 a produção de lixo plástico chegue a 33 bilhões de toneladas, e segundo os cientistas, neste mesmo ano haverá mais plásticos do que peixes nos nossos oceanos. Assustador, não?

 

"Os dados apresentados no estudo indicam que em 2050 é possível existir mais plástico do que peixes nos oceanos. Estimativas indicam que, desde 1950, mais de 160 milhões de toneladas de plástico já foram depositadas nos oceanos de todo o mundo."
Fonte: WWF

 

E para as empresas, qual impacto?

A questão é tão grave que, felizmente, impactou em uma nova mentalidade de consumo. Os consumidores sempre foram cobrados por ações sustentáveis, mas agora as empresas e marcas também estão sendo questionadas e precisam fazer a sua parte.

E é tendo esta responsabilidade que a CIGAM anunciou a campanha #AdoteUmaCaneca. O objetivo é conscientizar todos os colaboradores sobre a importância e necessidade de diminuir drasticamente o consumo de plástico no dia a dia da empresa. Além disso, durante esta semana, haverá a ação de recolhimento de lixo eletrônico, com o foco no descarte, de maneira correta e segura, de aparelhos, cabos, pilhas, carregadores, entre outros.

E você, o que pode fazer para ajudar o planeta? Ações assim deixaram de ser escolha e passaram a ser um dever de todos. Pense nisso!

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.