Home  /  Blog  /  Mercado  /  5 passos para construir uma franquia de sucesso

5 passos para construir uma franquia de sucesso

Postado em 24/05/2019 às 15:03

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Twitter Compartilhar no Pinterest Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook

Está pensando em abrir uma franquia? Já fez o seu planejamento de gastos? Você precisa saber se o seu perfil é compatível com o ramo de franquia que você deseja abrir e entender os fatores que podem te levar ao sucesso.

Abaixo listamos 5 fatores primordiais para você não fracassar com sua nova franquia.

 

1) Escolha de franquia incompatível com o perfil pessoal, profissional, financeiro e comportamental do empreendedor

 

Você precisa entender qual persona você é e qual seu perfil de empreendedor. Não caia na história de: ‘só porque eu tomo cerveja eu quero vender chopp’. Em 90% das vezes isso vira um fracasso. Ao optar por um ramo de negócio e tornar-se uma franquia, você precisa avaliar seu perfil empreendedor e, se possível, construir uma Matriz SWOT para saber os pontos fracos e fortes do seu negócio e, é claro, de você que será um futuro gestor.

 

2) Avalie o seu ponto comercial

Do que adianta abrir uma franquia do McDonalds em uma cidade toda fitness? Avalie bem o local que você vai abrir a sua Franquia e se ao seu arredor existem concorrentes, possibilidade de público assíduo aos seus produtos e se você, naquela região, realmente é um diferencial.

 

3) Faça os treinamentos propostos pela Matriz

Não fuja dos seus deveres e não pense que você sabe de tudo. É obrigatório que sua nova franquia faça todos os treinamentos disponíveis e propostos pela franquia matriz pois é nessa hora que você entenderá a coluna do seu negócio para futuramente não perder a verdadeira essência do seu investimento.

 

4) A gestão de pessoas precisa ser planejada

O quarto ponto mais importante para você não quebrar a cara com a sua franquia. Você precisa orçar as pessoas que vão compor sua equipe de trabalho. Pense em salários, benefícios, questões que envolvem CLT, enfim, em tudo que pode trazer despesas a curto e longo prazo, mas lembre-se, pessoas não são robóticas, então na hora da contratação veja quem realmente estará engajado com seu ramo de atividade.

 

5)Tenha um software de gestão que atenda 100% a sua franquia

Sabe aquela velha história das empresas que morrem pelo coração? Pense nisso ao avaliar o software de gestão de sua franquia. Um software de gestão precisa atender em 100% a sua franquia desde a parte de compras até dados de vendas por vendedor, roupa, alimento, etc,%u2026 Procure um software de gestão especialista para o seu ramo de negócio e evite sistemas genéricos que se dizem fazer tudo, mas que realmente atendem o básico. Você quer crescer e ganhar dinheiro ou ser apenas uma opção como as outras? Pense nisso na hora de escolher seu software especialista em seu ramo de negócio.

Comentários

E-mailTelefoneWhatsappSkype