CIGAM  /  Blog  /  Artigos

5 passos para construir uma franquia de sucesso

Construa uma franquia de sucesso em 5 passos. Descubra as estratégias essenciais para o crescimento e a excelência operacional

Por Redação

5 passos para construir uma franquia de sucesso

Está pensando em abrir uma franquia? Já fez o seu planejamento de gastos? Você precisa saber se o seu perfil é compatível com o ramo de franquia que você deseja abrir e entender os fatores que podem te levar ao sucesso. Abaixo listamos 5 fatores primordiais para você não fracassar com sua nova franquia.

1) Escolha de franquia incompatível com o perfil pessoal, profissional, financeiro e comportamental do empreendedor
Você precisa entender qual persona você é e qual seu perfil de empreendedor. Não caia na história de: ‘só porque eu tomo cerveja eu quero vender chopp’. Em 90% das vezes isso vira um fracasso. Ao optar por um ramo de negócio e tornar-se uma franquia, você precisa avaliar seu perfil empreendedor e, se possível, construir uma Matriz SWOT para saber os pontos fracos e fortes do seu negócio e, é claro, de você que será um futuro gestor.

2) Avalie o seu ponto comercial
Do que adianta abrir uma franquia do McDonalds em uma cidade toda fitness? Avalie bem o local que você vai abrir a sua Franquia e se ao seu arredor existem concorrentes, possibilidade de público assíduo aos seus produtos e se você, naquela região, realmente é um diferencial.

3) Faça os treinamentos propostos pela Matriz
Não fuja dos seus deveres e não pense que você sabe de tudo. É obrigatório que sua nova franquia faça todos os treinamentos disponíveis e propostos pela franquia matriz pois é nessa hora que você entenderá a coluna do seu negócio para futuramente não perder a verdadeira essência do seu investimento.

4) A gestão de pessoas precisa ser planejada
O quarto ponto mais importante para você não quebrar a cara com a sua franquia. Você precisa orçar as pessoas que vão compor sua equipe de trabalho. Pense em salários, benefícios, questões que envolvem CLT, enfim, em tudo que pode trazer despesas a curto e longo prazo, mas lembre-se, pessoas não são robóticas, então na hora da contratação veja quem realmente estará engajado com seu ramo de atividade.

5)Tenha um software de gestão que atenda 100% a sua franquia
Sabe aquela velha história das empresas que morrem pelo coração? Pense nisso ao avaliar o software de gestão de sua franquia. Um software de gestão precisa atender em 100% a sua franquia desde a parte de compras até dados de vendas por vendedor, roupa, alimento, etc. Procure um software de gestão especialista para o seu ramo de negócio e evite sistemas genéricos que se dizem fazer tudo, mas que realmente atendem o básico. Você quer crescer e ganhar dinheiro ou ser apenas uma opção como as outras? Pense nisso na hora de escolher seu software especialista em seu ramo de negócio.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.