CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Fatores críticos para o sucesso na implementação de um ERP

Explore os fatores críticos para o sucesso na implementação de um ERP. Descubra estratégias essenciais que garantem uma transição suave e eficaz

Por Redação

Fatores críticos para o sucesso na implementação de um ERP

Um software de gestão fácil de usar exige dedicação durante a implementação. Ela é uma das etapas mais importantes do processo, pois garante a perfeita aderência do software aos processos e necessidades da organização.

Para as empresas, o primeiro passo é agregar metodologia às suas implementações. Estas metodologias de implementação podem se basear nas melhores práticas do PMI/PMBOK (Project Management Institute) e do CMMI (Capability Maturity Model Integration).

Sobre isso, é válido dizer que:
O PMI é uma instituição internacional que promove avanços nas técnicas de gerenciamento de projeto e o CMMI é um modelo de referência mundial que contém práticas para o desenvolvimento da maturidade dos processos corporativos envolvendo produtos e serviços relacionado a TI, integrando diferentes modelos e disciplinas.

O uso destas metodologias garante transparência nos processos através da visibilidade do ciclo de vida do projeto, do registro de marcos e entregas e assegura, desta forma, a satisfação das expectativas do usuário.

Porém não é apenas um olhar mais atento à metodologia que garante o sucesso da implementação de um ERP. Em algumas empresas, este processo vem sendo demorado por duas outras razões:

  • Não definição das escolhas estratégicas para configurar os sistemas e os processos;
  • O fato de visualizar a implementação como um projeto de tecnologia e não um projeto empresarial.


Uma pesquisa realizada pela Chaos e Unfinished Voyages (1995), apresentou os seguintes fatores críticos de sucesso para a fase de implementação do projeto de um ERP:

Envolvimento do usuário

Os usuários precisam comprar a ideia para que a implementação tenha sucesso. Grande parte da implementação depende do usuário e ele precisa entender os benefícios do uso do sistema para o seu trabalho e para a empresa

Apoio da direção

A implementação do ERP requer comprometimento e engajamento da alta direção. A alta direção deve ser o principal patrocinador das mudanças culturais, pois quando isso não acontece, o sistema não tem força e torna-se ineficaz. É a alta direção que irá definir as regras e que dará autonomia as pessoas.

Definição clara das necessidades

A empresa que está adquirindo um software também precisa fazer a sua ?lição de casa?. Precisa ter bem mapeado seus processos, para avaliar se o software terá aderência às necessidades da organização.

Planejamento adequado

Muitos projetos de tecnologia da informação não obtêm sucesso por causa de problemas relacionados ao gerenciamento, principalmente nas projeções de tempo e custos, que normalmente ocorrem devido a escopos mal definidos. Por isso, é essencial que contratado e o contratante invistam o tempo adequado nas definições e planejamento do projeto.

Equipe competente e dedicada

A capacidade da equipe é um fator determinante para o sucesso do projeto. Por isso, é importante dedicação do momento de implementação. Normalmente os profissionais envolvidos são os que tem maior domínio do negócio, e, consequentemente são bastante atarefados. Neste momento, o foco deve estar concentrado no processo de implementação do ERP

Comprometimento e objetivos claros

É preciso consciência dos valores da empresa e muito comprometimento da equipe. Objetivos claros e foco no resultado. A equipe de implantação deve conhecer o sistema e os processos de negócio da empresa.

Infraestrutura adequada

Sem a infraestrutura adequada, a implementação não irá ocorrer no tempo e na maneira prevista. Muitas vezes é preciso investir em equipamentos e recursos complementares ao software, para que o mesmo atinja os resultados previstos

Para concluir, é importante ter em mente que o seu software precisa ser desenvolvido para as pessoas e não para as máquinas. Os sistemas de gestão empresarial buscam a integração de todos os departamentos da empresa. Para isso, é importante que os setores não busquem apenas aumentar a produtividade individualmente, mas também aumentar a produtividade como um todo na empresa.

Não existe uma fórmula mágica para implantação de sistemas de ERP, porém o sucesso da implantação depende da definição clara das necessidades, do bom planejamento, bom gerenciamento do projeto, do apoio da alta direção e da equipe dedicada, comprometida e capacitada.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.