Home  /  Blog  /  Software de Gestão  /  Fatores críticos para o sucesso na implementação de um ERP

Fatores críticos para o sucesso na implementação de um ERP

Postado em 19/03/2019 às 16:18

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Twitter Compartilhar no Pinterest Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook

Um software de gestão fácil de usar exige dedicação durante a implementação. Ela é uma das etapas mais importantes do processo, pois garante a perfeita aderência do software aos processos e necessidades da organização.

 

Para as empresas, o primeiro passo é agregar metodologia às suas implementações. Estas metodologias de implementação podem se basear nas melhores práticas do PMI/PMBOK (Project Management Institute) e do CMMI (Capability Maturity Model Integration).

Sobre isso, é válido dizer que:


 

O PMI é uma instituição internacional que promove avanços nas técnicas de gerenciamento de projeto e o CMMI é um modelo de referência mundial que contém práticas para o desenvolvimento da maturidade dos processos corporativos envolvendo produtos e serviços relacionado a TI, integrando diferentes modelos e disciplinas.

 


O uso destas metodologias garante transparência nos processos através da visibilidade do ciclo de vida do projeto, do registro de marcos e entregas e assegura, desta forma, a satisfação das expectativas do usuário.

 

Porém não é apenas um olhar mais atento à metodologia que garante o sucesso da implementação de um ERP. Em algumas empresas, este processo vem sendo demorado por duas outras razões:

 

» Não definição das escolhas estratégicas para configurar os sistemas e os processos;

» O fato de visualizar a implementação como um projeto de tecnologia e não um projeto empresarial.

 

Uma pesquisa realizada pela Chaos e Unfinished Voyages (1995), apresentou os seguintes fatores críticos de sucesso para a fase de implementação do projeto de um ERP:

 

1. Envolvimento do usuário. Os usuários precisam comprar a ideia para que a implementação tenha sucesso. Grande parte da implementação depende do usuário e ele precisa entender os benefícios do uso do sistema para o seu trabalho e para a empresa.

 

2. Apoio da direção. A implementação do ERP requer comprometimento e engajamento da alta direção. A alta direção deve ser o principal patrocinador das mudanças culturais, pois quando isso não acontece, o sistema não tem força e torna-se ineficaz. É a alta direção que irá definir as regras e que dará autonomia as pessoas. 

 

3. Definição clara das necessidades. A empresa que está adquirindo um software também precisa fazer a sua ‘lição de casa’. Precisa ter bem mapeado seus processos, para avaliar se o software terá aderência às necessidades da organização.

 

4. Planejamento adequado.  Muitos projetos de tecnologia da informação não obtêm sucesso por causa de problemas relacionados ao gerenciamento, principalmente nas projeções de tempo e custos, que normalmente ocorrem devido a escopos mal definidos. Por isso, é essencial que contratado e o contratante invistam o tempo adequado nas definições e planejamento do projeto.

 

5. Equipe competente e dedicada. A capacidade da equipe é um fator determinante para o sucesso do projeto. Por isso, é importante dedicação do momento de implementação. Normalmente os profissionais envolvidos são os que tem maior domínio do negócio, e, consequentemente são bastante atarefados. Neste momento, o foco deve estar concentrado no processo de implementação do ERP.

 

6.Comprometimento e objetivos claros.  É preciso consciência dos valores da empresa e muito comprometimento da equipe. Objetivos claros e foco no resultado. A equipe de implantação deve conhecer o sistema e os processos de negócio da empresa.

 

7. Infraestrutura adequada. Sem a infraestrutura adequada, a implementação não irá ocorrer no tempo e na maneira prevista. Muitas vezes é preciso investir em equipamentos e recursos complementares ao software, para que o mesmo atinja os resultados previstos.

 

Para concluir, é importante ter em mente que o seu software precisa ser desenvolvido para as pessoas e não para as máquinas. Os sistemas de gestão empresarial buscam a integração de todos os departamentos da empresa. Para isso, é importante que os setores não busquem apenas aumentar a produtividade individualmente, mas também aumentar a produtividade como um todo na empresa.

 

Não existe uma fórmula mágica para implantação de sistemas de ERP, porém o sucesso da implantação depende da definição clara das necessidades, do bom planejamento, bom gerenciamento do projeto, do apoio da alta direção e da equipe dedicada, comprometida e capacitada.

E-mailTelefoneWhatsappSkype