CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Quais resultados esperar depois da implementação de um ERP

Conheça os benefícios de um software ERP e seus benefícios.

Por Redação

Para garantir a competitividade no mercado, é preciso ser cada vez mais produtivo. Porém, para isso, é primordial que o empresário faça uso de um software de gestão empresarial, que permita controle total das movimentações financeiras das organizações, melhorando a eficiência do trabalho, economizando tempo e automatizando as ações.

Todo o empresário quer que seu negócio seja cada vez mais rentável. Desta forma, é essencial fazer uso de um software de gestão empresarial, que gerenciará seus processos, organizará as informações e analisará indicadores de metas, possibilitando-o ter disponível um maior número de dados para ajudá-lo na tomada de decisões. Assim, poderá direcionar seus esforços para outros projetos que podem fazer sua empresa crescer.

Os principais resultados depois da implementação do ERP são a melhoria da produtividade geral da empresa, ganho de qualidade nos processos e a disponibilidade de informações gerenciais rápidas e seguras para a tomada de decisão, o que agrega benefícios estratégicos para toda organização. A plataforma aprimora a comunicação entre departamentos, evitando divergência e perda de informações, valida as informações de entrada, reduzindo erros operacionais e retrabalhos. Ainda automatiza processos, aumentando a produtividade, eliminando controles paralelos e planilhas eletrônicas que consomem tempo e, geralmente, estão divergentes ou desatualizadas. Além disso, consolida informações gerenciais, facilitando análises e decisões.

Contudo, nem só de ERP é feito um software de gestão. Veja as funções que complementam as operações:

  • Customer Relantionship Management (CRM) - solução de gerenciamento do relacionamento com os clientes, facilitando o uso das informações já disponíveis no sistema sobre ele. Desta forma, melhora os resultados das ações de pré-venda, venda e pós-venda, com o efetivo uso e registro dos dados sobre o cliente.
  • Business Intelligence (BI) - solução de inteligência empresarial ou sistema de informação gerencial, que disponibiliza e organiza os dados de forma a facilitar a análise e o monitoramento das informações da empresa.
  • Business Process Management (BPM) - ferramenta de gerenciamento de processos de negócio, que permite gerenciar, monitorar e automatizar processos. Todas essas ferramentas geram melhores resultados quando estão integradas ao sistema de gestão.


Por isso que empresas que hoje não investem em tecnologia possuem dificuldade de gestão, e isto acontece independente do cenário econômico atual. Com software de gestão empresarial, temos à disposição todo um conjunto de módulos e ferramentas que facilitam e otimizam o trabalho dos colaboradores, garantindo, assim, economia de tempo e ganhos em produtividade. Sem a profissionalização e automatização do negócio, a empresa perde em resiliência. O uso de um ERP é uma exigência de mercado e, por isso, não há como se manter competitivo sem o uso efetivo das modernas tecnologias.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.