CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Qual é o melhor ERP para o seu negócio?

Descubra como escolher o melhor ERP para a sua empresa

Por Duanny Albertin
Executiva de Vendas da CIGAM Prodaly (SP)

Qual é o melhor ERP para o seu negócio?

Escolher um software de gestão está se tornando uma tarefa difícil para muitas empresas, pois o controle interno está ficando cada vez mais rigoroso e a fiscalização mais exigente. O melhor ERP é aquele que proporciona aos gestores um controle detalhado do andamento do negócio, aumentando a rentabilidade e a produtividade da empresa.

Antes de iniciar a busca de um ERP é necessário mapear os processos da empresa, definir quais são os resultados esperados com o novo sistema e arquitetar qual será a metodologia para a avaliação de cada participante no processo (lembre-se de separar a avaliação técnica da financeira - não decidir só com o bolso).

12 motivos para investir em um ERP

  1. Redução de estoques: 32%
  2. Redução de pessoal: 27%
  3. Aumento de produtividade: 26%
  4. Redução no tempo de ciclo de ordens: 20%
  5. Redução de tempo de ciclo de fechamento contábil: 19%
  6. Redução de custos de TI: 14%
  7. Melhoria em processos de suprimentos: 12%
  8. Melhorias na gestão de caixas: 11%
  9. Aumento em receitas / lucros: 11%
  10. Melhoria em transportes / logística: 9%
  11. Melhorias em processos de manutenção: 7%
  12. Entrega no prazo: 6%

*Fonte: Portal ERP

Mas como saber qual o melhor ERP? 

  • O ERP entende do seu negócio?
    Procure um ERP que possua case no mesmo segmento que a sua empresa. Entender do seu negócio é fundamental para obter um bom resultado no momento da implantação, a troca de experiências e as boas práticas do mercado lhe trarão mais eficiência durante o projeto.
  • Quanto tempo a empresa tem no mercado?
    Desenvolvedor de Software com mais de 20 anos no mercado permite segurança no momento da escolha. Não podemos esquecer que a parceria será de longo prazo. Quanto mais consolidada no mercado mais credibilidade você terá.

Você sabia?

Na década de 80 a sigla ERP ganhou força nas empresas por estabelecer comunicação entre as áreas operacionais. Contemplando os departamentos financeiro, compras, vendas e recursos humanos.


 

  • A empresa possui um suporte confiável?

Pesquise, pergunte e documente o serviço que será oferecido após a implantação do sistema. É de extrema importância que o fabricante de software tenha uma equipe bem treinada e estruturada para lhe fornecer um suporte eficaz. Podemos mensurar a qualidade do suporte através do nível de satisfação dos clientes e o SLA médio dos atendimentos.

  • Os módulos são integrados?

O melhor ERP é aquele que está totalmente integrado para evitar retrabalho e garantir informações atualizadas e confiáveis em todas as áreas da empresa. Os benefícios de uma solução totalmente integrada se destacam como diferenciais competitivos para uma gestão eficiente e produtiva.

  • O software é engessado?

Lembre-se que cada empresa possui processos distintos. Pesquise sistemas que sejam flexíveis no momento da implantação, para que seja possível realizar parametrização ou customização voltada para o seu negócio. O melhor sistema de ERP precisa se adequar ao seu processo e não o contrário. Contratar sistemas engessados vai lhe acarretar custos que não estavam previstos no projeto.

  • Possui uma equipe especializada?

Contrate o software de uma empresa que possua a expertise de implantar o sistema. Pesquise quem serão os consultores que vão realizar a implantação, conheça sua formação e sua área de conhecimento.


Você sabia?

Existem Universidades Corporativas focadas em formar e certificar profissionais com o objetivo de garantir o melhor aproveitamento do software na empresa.


 

  • Qual a tecnologia utilizada?

Conhecer a tecnologia usada para desenvolver o software lhe trará segurança no momento da escolha. Ninguém quer investir em um software que não terá know-how para acompanhar as mudanças tecnológicas, isto só é possível com o uso de ferramentas que mantenham o produto atualizado, evitando os custos de manutenção ou a inevitável troca de um produto obsoleto.

  • Possui equipe comprometida?

Por fim, pesquise empresas que invistam em seus funcionários. Lidar com funcionários bem capacitadas e satisfeitos oferecerá confiança de um serviço bem executado.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.