Home  /  Blog  /  Produtividade  /  5 formas de gerenciar a cadeia de suprimentos com IoT

5 formas de gerenciar a cadeia de suprimentos com IoT

Descubra como a Internet das Coisas auxilia no dia a dia das empresas.

Postado em 06/09/2018 às 11:59

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Twitter Compartilhar no Pinterest Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook
Cadeia de suprimentos com IoT
Cadeia de suprimentos com IoT

 

 

Você já pensou em rastrear todo o clico de vida do seu produto com a Internet das Coisas? Os sensores inteligentes, a tecnologia em nuvem e a análise oferecida permitem gerenciar a cadeia de suprimentos de forma mais efetiva, possibilitando aos fabricantes níveis mais altos de eficiência.

 

Para ilustrar isto, separamos 5 exemplos de como acompanhar todas as etapas percorridas pelo seu produto através da IoT:

 

 

 

 

1. Controle de Inventário: Com IoT você pode ter uma visão em tempo real dos níveis de estoque, medindo as quantidades de produtos. Em caso de estoque esgotado, é possível enviar, automaticamente, um novo pedido para o fornecedor.

 

2. Frete: Empresas já estão usando a IoT para monitorar a condição do produto durante toda a viagem, em vez de depender de testes no final da jornada. 

 

3. Gerenciamento de armazenagem: Usando a IoT, cada peça pode ser rastreada desde quando é fabricada até a montagem e envio para um cliente final.

 

4. Entrega: A sincronização estimada da hora de chegada ajuda empresas a colocar os caminhões certos nas áreas corretas e momentos adequados. Isto evita substituições desnecessárias, além de garantir que recursos como combustível e horas de trabalho não sejam desperdiçados.

 

5. Gerenciamento de fornecedores: Através do rastreamento de ativos é possível adquirir dados que permitem que as empresas ajustem seus próprios cronogramas de produção. Além de reconhecer relacionamentos com fornecedores que possam estar gerando custos desnecessários.

 

Para adquirir os resultados desejados vale lembrar que é preciso implantar um sistema de IoT funcional, com infraestrutura flexível e integração de dados abrangentes. Planejamento de recursos empresariais (ERP) e sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) são essenciais para obter a otimização dos processos de ponta a ponta.

 

 

* Conteúdo disponibilizado por Javier Jiménez

Presidente da Magic Software Enterprises Americas

Quer saber mais sobre IoT? Fale com a gente!

Nome
E-mail
Telefone
Empresa
Mensagem
E-mailTelefoneWhatsappSkype