search

CIGAM  /  Blog  /  Podcast

#022 O hype do Low Code e as tendências de gestão para 2022

Foto de 'Redação' Por Redação

#022 O hype do Low Code e as tendências de gestão para 2022

De acordo com números disponibilizados pela empresa de consultoria Gartner Group, a escassez de talentos na área de TI é a maior barreira para a adoção de novas tecnologias: 64% dos executivos identificam a mão de obra como um complicador nesse processo de Transformação Digital. Além disso, projeções da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais - Brasscom - apontam que 67% de quase 800 mil novas vagas que serão criadas até 2025 podem não ser preenchidas por falta de qualificação.

 

Tal Transformação foi acelerada dentro da realidade da pandemia, aumentou ainda mais o gap de profissionais no mercado e tem feito as empresas lidarem com a seguinte pergunta: como contornar um déficit tão considerável e seguir com os negócios em expansão?

Low-Code e o hype do momento

A CIGAM usa na construção do seu ERP e tem falado sobre Low-Code há mais de 20 anos. O nome da tecnologia, por sua vez, já é autoexplicativo: o "Baixo-Código", em tradução literal, é uma linguagem de programação que apresenta menos linhas de código, facilitando o desenvolvimento de correções e customizações para profissionais que não possuem como formação base áreas relacionadas à TI.  

 

Isto está diretamente ligado não apenas à carência de talentos, como também ao empoderamento de clientes, um dos principais pilares da Transformação Digital. Conforme o Executivo de Vendas da CIGAM, Cordeiro Júnior, no último episódio do podcast Gestão em Minutos:

 

"O fato do cliente não precisar de alguém de TI dentro de casa para fazer o processo de manutenção da ferramenta já é um ponto que "acende o alerta" [...] Ele precisa ter independência. Se ele sentir que é "refém" do fornecedor de Software, algo tá errado". 

A Era da Hiperautomação

CNPJs são feitos de CPFs, certo? Por isso, sempre tenha em mente a importância de impulsionar cada vez mais o lado estratégico das pessoas ao automatizar processos cotidianos e repetitivos, que exigem mão de obra operacional. Através da linguagem de Low-Code, ajustes acontecem de forma muito mais rápida e fácil, auxiliando na produtividade e liberando colaboradores para de fato se envolverem, de uma forma mais detalhada, com as regras de negócio da empresa: "Agora, ou você faz, ou você fica pra trás". Também segundo Cordeiro, empresas que estão alinhadas juntamente ao Low-Code e a Hiper Automação já estão um passo à frente dos demais negócios que ainda não entenderam e, consequentemente, não estão preparados para esta nova realidade.

Saiba mais no Gestão em Minutos!

Low-Code, Hiperautomação e outras tendências de Gestão para os próximos anos foram abordados no novo episódio do Gestão em Minutos. Para quem não conhece, o GM é um podcast sobre tecnologia, inovação, gestão e produtividade, que passou por algumas reformulações e agora conta também com a parceria de Antonio Custódio e José Maurício Cordeiro Júnior, Executivos de Vendas da nossa Rede. O primeiro episódio desta nova fase já está disponível e você pode conferi-lo no nosso canal do Youtube e nos principais canais de streaming: Spotify, Deezer e Soundcloud!

O hype do low-code e as tendências de gestão para 2022 | Gestão em Minutos #022

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

whatsapp Vendas por WhatsApp

Fale conosco no WhatsApp