Home  /  Blog  /  Produtividade  /  Manufatura - Como eliminar gargalos na produção?

Manufatura - Como eliminar gargalos na produção?

Postado em 29/05/2018 às 08:52

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Twitter Compartilhar no Pinterest Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook
Como eliminar gargalos na produção?
Como eliminar gargalos na produção?

Nem todas as falhas no processo produtivo são fáceis de identificar. O controle operacional, aliado ao constante monitoramento de qualidade, é essencial para evitar desperdício de recursos, garantir a alta performance empresarial e, acima de tudo, satisfazer o cliente em seus desejos e necessidades. Gargalos produtivos, embora contornáveis, podem ocorrer em qualquer ponto da cadeia produtiva - mas, independentemente da etapa, costumam comprometer os resultados fabris e, de maneira geral, de todo o negócio.

 

Um sistema ERP, neste cenário, contribui de forma determinante para melhorar a gestão empresarial e controlar, por exemplo, os métodos produtivos. A partir da integração e da automação de processos, o software garante transparência nas operações da fábrica, permitindo a identificação e eliminação de eventuais desvios na medida em que:

 

Padroniza processos de produção: as etapas produtivas são interdependentes, encadeando-se entre si em um fluxo regular que culmina em um produto final. Qualquer anormalidade no processo de fabricação, portanto, ocasiona desvios de qualidade, atrasos e prejuízos. O ERP, neste aspecto, padroniza os procedimentos a partir de projetos e da completa engenharia de produção - contemplando desde a relação de materiais requeridos até o tempo dispendido em cada etapa para fabricar determinado produto do começo ao fim. O software também facilita o acesso às informações, assegurando assertividade no processo.

 

Controle de lote por vencimento: um problema bastante recorrente em alguns mercados, é o controle de lotes por data de vencimento. Aqueles produtos com prazos de validade mais próximos do momento atual deverão ser sempre os primeiros a serem dispensados, independentemente de terem sido comprados antes ou depois. Nessa lógica, o que conta não é a data de entrada dos lotes, e sim o vencimento dos mesmos, pois o principal objetivo é a prevenção de perdas, ao evitar vencimento de produtos, e, consequentemente, o prejuízo de vendas perdidas.

 

Fornece indicadores confiáveis da produção e de seus desdobramentos: a visão ampla dos processos é essencial à boa gestão. Certifique-se, portanto, de contar com dados que reflitam com precisão o panorama de rotinas operacionais e administrativas, facilitando a identificação de possíveis gargalos produtivos e contornando-os tão logo sejam encontrados. Para isso, a integração de processos e a centralização de informações são aspectos essenciais - e são os pontos fortes de um sistema ERP robusto e eficaz.

 

CIGAM é uma solução de gestão que automatiza processos, promove a produtividade e minimiza as chances de erro nas atividades cotidianas. Ao integrar departamentos e fornecer indicativos de desempenho geral e individualizado, o sistema garante efetividade e segurança na tomada estratégica de decisões. As ferramentas de Dashboards e BI (Business Inteligence) facilitam a visualização de indicadores importantes ao gerenciamento, sendo configuráveis de acordo com as necessidades da empresa.

 

Por Paulo Passos

Comercial CIGAM Software

Comentários

E-mailTelefoneWhatsappSkype