CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Gestão da mudança para a transformação digital

Desvendando a gestão da mudança para a transformação digital. Descubra estratégias cruciais para liderar e adaptar equipes em um mundo em constante evolução

Por Cristina Schnorenberger
Gerente de Marketing da CIGAM Software de Gestão

Gestão da mudança para a transformação digital

A transformação digital está acontecendo e quem já entendeu esse processo, sabe que ela está muito mais relacionada com a transformação em si, do que com a digitalização. Pois, como cita o CEO da Rede CIGAM, Robinson Klein, em seu artigo ?Faça sua transformação digital e cresça com as oportunidades da Indústria 4.0?, a transformação digital não só automatiza, mas transforma modelos de negócios.

 

Ou seja, é impossível fazer parte da transformação digital sem falar e fazer uma gestão desta mudança, um processo que envolve muito mais ações e pessoas do que se pensa. John Kotter, professor da Harvard, disse que a mudança tem pelo menos 8 passos:

Criação de um senso de urgência

Mostrar para os colaboradores da empresa os objetivos reais desta mudança, para que eles entendam a necessidade de agir e promover as alterações.

Criação de alianças administrativas

O grupo de pessoas responsável pela mudança precisa ter o poder suficiente ou estar aliada a quem tem este poder para implantá-la, pois sem este apoio, a resistência poderá ser mais forte e o projeto estará com grandes chances de fracassar.

Desenvolvimento de uma visão de mudança

Quando o colaborador consegue enxergar o cenário com os benefícios que a mudança vai trazer ao ambiente ou ao processo, a adesão fica mais fácil.

Comunicação da visão de mudança internamente

As informações sobre a visão da mudança precisam chegar no maior número de pessoas possíveis, e devem estar com uma comunicação simples, didática e participativa.

Remoção dos obstáculos

Normalmente as barreiras estão na estrutura da empresa, competências, sistemas e supervisão.

Geração de vitórias a curto prazo

Prever a divisão das atividades em prazos menores para que as pessoas possam enxergar e comemorar entregas.

Não desanimar

Estimular e desenvolver as pessoas, mudar a estrutura e os processos que não se enquadram mais na visão para que seja possível ver a mudança acontecendo. Isto é um papel da liderança.

Projetar a mudança

Mostrar que o novo caminho funciona, mostrar os avanços e os resultados parciais e então reforçar as novas regras e reconhecer as pessoas.

O grande desafio, contudo, está em colocar esta mudança em prática. Enquanto temos gerações mais resistentes à mudança, a nova leva de jovens que chega ao mercado de trabalho demanda atualizações e revisões de muitos procedimentos. Tudo isto, somado a um cenário global de incertezas, me levam a acreditar que nada acontece se as pessoas não estiverem engajadas em um mesmo objetivo. É necessário que todos entendam o verdadeiro valor desta mudança, para que comprem a ideia e sejam agentes ativos em todo o processo. Precisamos de fato, executar o primeiro passo.

 

A partir daí, é fazer um bom planejamento e acompanhamento para que os resultados sejam analisados, compartilhados, e assim as arestas resolvidas. Entretanto, este é apenas um resumo sobre a Gestão da Mudança, para entender de fato como ela pode e contribui no seu processo de transformação digital, acesse o e-book completo aqui.

 

Estude, analisa, teste e coloca em prática. Tempos de incertezas servem para reinventar nós e também os nossos modelos de negócios. Se a realidade está nos exigindo isto é porque podemos sair fortalecidos, basta coragem e o primeiro passo em direção à mudança.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.