CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Por que ser um Great Place to Work?

Ser um GPTW representa desenvolvimento, inovação, capacitação e crescimento.

Por Raquel Engeroff
Gerente de RH da CIGAM Software de Gestão

Por que ser um Great Place to Work?

Todo o ano, centenas de empresas buscam o selo GPTW. Além de reconhecimento, estar na lista de uma das melhores empresas para se trabalhar, seja a nível nacional ou regional, atrai profissionais qualificados e engajados com a cultura da empresa. Porém, muito mais importante que isso, ser um GPTW representa desenvolvimento, inovação, capacitação e crescimento.

 

Um ambiente de trabalho saudável é fundamental para garantir bons resultados e gerar um crescimento sustentável. O prêmio é apenas o reflexo do que é cultivado na empresa. Isso mostra que, muito mais enriquecedor do que o troféu recebido na noite de premiação, são as conquistas diárias que impactam diretamente no bem-estar do funcionário.

 

Além disso, a boa relação entre colaboradores e gestores, atrelada à um ambiente equilibrado, gera melhores entregas para os clientes, levando a cultura de foco nas pessoas para todo o ecossistema da empresa.

 

E como o processo funciona?

A pesquisa é realizada pelo Great Place to Work, uma das instituições mais respeitadas sobre excelência em ambientes de trabalho. Ela é feita anualmente e tem por objetivo reconhecer organizações que priorizam a criação de ambientes com altos níveis de confiança. A pesquisa pode ser realizada por qualquer empresa, de qualquer tamanho. Atingindo a amostra mínima de respondentes e 70% de média na pesquisa, a empresa é reconhecida com o selo digital de certificação. E, a partir desse momento, a empresa tem a possibilidade de participar dos rankings.

 

Para isso, é necessário o envio de uma série de informações demográficas e o preenchimento de um Booking descrevendo as nove práticas de gestão de pessoas da empresa: inspirar os colaboradores, falar a verdade, escutar com sinceridade, agradecer o bom trabalho, desenvolver seus profissionais, cuidar dos indivíduos, contratar com foco na cultura, celebrar as conquistas e compartilhar os resultados. Estas práticas são avaliadas considerando os seguintes critérios: originalidade, variedade, integração, abrangência e calor humano. As práticas e os resultados da empresa são avaliados e geram uma nota, com a qual a empresa é classificada dentro dos rankings.

GPTW 2019
GPTW 2019

Na CIGAM, como é?

Por acreditar no propósito dessa pesquisa a CIGAM participa do processo desde 2008. Mais importante que a participação no ranking, são os resultados que a pesquisa nos gera. A partir dela, podemos detectar pontos de atenção e melhoria, nos comparar com outras empresas e estar constantemente repensando e reavaliando as nossas práticas de gestão de pessoas.

 

O mais importante pra nós é o reconhecimento dos nossos colaboradores, é saber que eles confiam na empresa, nas lideranças e nos reconhecem como uma boa empresa para se trabalhar. Sabemos que temos muitos desafios e oportunidades de melhorias, mas estamos abertos a ser cada vez melhores, e agradecemos a todos que fazem parte desta conquista!

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.